terça-feira, 30 de novembro de 2010

Alunos sem transporte em Bragança e Vila Real



As escolas do concelho da Guarda mantêm-se hoje, terça-feira, fechadas devido à queda de neve. Nos distritos de Bragança e Vila Real há aulas, mas esta manhã não havia condições para fazer o transporte dos alunos que residem nas aldeias.
Segundo Eduardo Matas, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, foi decidido manter as aulas suspensas esta terça-feira porque "de momento ainda não se encontram reunidas todas as condições de segurança, nomeadamente as relacionadas com a circulação rodoviária".
Na cidade deixou de nevar pela 1 hora da madrugada e os acessos "estavam todos limpos", mas "às 5 horas recomeçou a nevar".
A Protecção Civil refere que, de momento, "não há restrições rodoviárias", mas alertou que "no centro da cidade é obrigatório o uso de correntes" nos pneus dos carros.
"As ruas mais íngremes continuam fechadas ao trânsito", indicou Eduardo Matas, que aconselha os habitantes a prevenirem-se face à previsão de continuação da queda de neve. "As pessoas devem evitar sair de casa e quando o fizerem, que tragam calçado e roupa apropriados", disse.

Alunos das aldeias sem transporte

Os estudantes do meio rural de Bragança não têm transporte público para a cidade esta manhã devido à neve, embora as escolas estejam abertas, disse à Agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Nunes.
"Ainda não saiu nenhum autocarro para o meio rural, enquanto não houver condições de segurança para fazer o transporte dos alunos", disse o autarca, perto das 8 horas.
Jorge Nunes garantiu ainda que, apesar de continuar a nevar, "se circula dentro da cidade, embora haja um ponto ou outro mais crítico".
O mesmo cenário repete-se em relação ao transporte escolar dos alunos das zonais mais rurais e altas do concelho de Vila Real.
Álvaro Ribeiro, responsável pela protecção civil municipal de Vila Real, disse à Lusa que, por "precaução" devido à neve e gelo acumulados nas estradas, foi decidido que o transporte escolar não vai circular esta manhã nas zonas da Campeã, Lamas de Olo, Samardã e São Tomé do Castelo.
No entanto, acrescentou, se a tendência for um desagravamento das condições meteorológicas, os alunos irão às aulas ao início da tarde.
A protecção civil municipal possui três veículos a fazer a distribuição de sal pelas estradas do concelho, dois tractores, uma máquina de rastos e duas viaturas quatro por quatro para dar apoio aos automobilistas.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário