quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"Drama difícil de ultrapassar" nos Bombeiros de Lourosa

Três meses depois da morte da bombeira Josefa Santos, a combater um incêndio em Monte Meda, Gondomar, Diamantino Teixeira Sá, outro bombeiro ferido grave no mesmo incêndio, mantém-se em coma. O chefe da equipa ainda recebe apoio psicológico.
É com custo que Carlos Alberto Castanheira fala do dia em que Josefa Santos, 21 anos, bombeira voluntária de Lourosa, Santa Maria da Feira, morreu carbonizada num incêndio em Monte Meda, Gondomar, no passado dia 10 de Agosto.
Era ele o chefe da equipa de combate e um dos quatro bombeiros que escaparam, com vida, ao fogo que teve, ao que tudo indica, mão criminosa.
O chefe Castanheira continua a ter apoio psicológico ("uma grande ajuda para ultrapassar esta fase") e espera, "com ansiedade", pelo momento em que poderá voltar a falar com Diamantino Teixeira de Sá, 53 anos, outro bombeiro ferido gravemente no incêndio e ainda em coma.
"Tenho que saber o que ele me tem para dizer", referiu, lembrando que não vai conseguir ultrapassar o drama "de um dia para o outro".
Teixeira, como é conhecido, sofreu queimaduras em 70% do corpo. Internado no Hospital da Prelada, está em coma induzido, mas estável, permitindo várias cirurgias necessárias. De acordo com o comandante, José Oliveira, há esperança de que possa vir a recuperar.
"Mas dizem-me que continua a ser um doente de alto risco e que se encontra em situação crítica. Vão retirá-lo do coma e ver como reage", ressalvou.
No quartel dos Bombeiros Voluntários de Lourosa, Santa Maria da Feira, ainda está muito viva a tragédia que, em a 10 de Agosto, roubou a vida a Josefa. Os rostos continuma fechados no luto e poucos são os que aceitam falar do caso. Só a recuperação do Teixeira poderá trazer algum ânimo.
Ontem, circulou uma mensagem enviada por correio electrónico para que os bombeiros usassem uma peça de roupa branca em homenagem à Josefa.
O regulamento dos bombeiros não permite, mas não faltou inspiração aos colegas para camuflarem a homenagem a que a maioria aderiu.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário