quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aparatoso acidente em torre de Dona Chama.


Hoje, por volta das 15:31 horas, a central dos bombeiros voluntários de Torre de Dona Chama recebeu um telefonema de um popular alertando para um acidente numa das entradas da vila. Desligou o telefone e não forneceu outro tipo de informação. De imediato, a central informou o CODU e referiu, ainda, que não tinha ambulância disponível, pois estava  ocupada numa ocorrência. Mesmo assim, foi enviada uma ABTD que, ao chegar ao local, informou o CODU que existiam duas vitimas encarceradas. Após estas informações, a viatura de desencarceramento dos B.V. Torre de Dona Chama deslocou-se para o local. A segunda ambulância, a chegar ao teatro de operações, foi a ABSC-02  dos B.V. Torre de Dona Chama que, entretanto, ficou disponível. A ambulância SIV e o helicóptero do INEM  também estiveram no local assim como uma ambulância e um veículo de desencarceramento dos B.V. de Mirandela. Do acidente, resultaram duas vitimas do sexo feminino de, aproximadamente, 60 anos. As duas foram evacuadas para o hospital de Bragança, uma pelo Heli 3 do INEM e a outra pelos B.V. de Mirandela. De salientar, pela positiva, a boa coordenação entre todos os meios envolvidos. Pela negativa, destaca-se o facto de, apesar dos B.V. da Torre terem tido no local duas ambulâncias e um veículo de desencarceramento, o INEM não deu número de evento ao bombeiros da Torre.
Ao que conseguimos apurar, uma das vitímas, com traumatismos ao nivel do maxilar, será transferida ainda esta noite para o Porto. A administração agradece a todos os meios envolvidos neste acidente pela boa relação que criaram para socorrer as vitímas da melhor forma.













Fotos: Pedro Santos/ Rock

46 comentários:

  1. Aqui está mais um facto que confirma a necessidade de meios das nossas corporaçoes de bombeiros,sejam elas em zonas mais remotas ou nao do País.De uma vez por todas assimilem a ideia de que um dia poderemos ser nós mesmos ou um familiar a necessitar destes préstimos!
    Tentem dar mais valor a quem nos dá tanto valor!
    Um bem haja aos Bombeiros!

    ResponderEliminar
  2. o INEM não deu número de evento ao bombeiros da Torre? ade ser sempre a mesma coisa os da cidade sao sempre melhores que os das vilas. analisando as fotos quem fes a maior parte do trabalho foi a torre. mas prontos torre ha que nao pensar nisso o que emporta é que fizestens um optimo trabalho.parabens.

    ResponderEliminar
  3. Pouco a pouco se vê. Será que o cb da Torre faz falta au concelho de Mirandela?
    Na minha opinião acho que não pois o cb de Mirandela é seficiente porque têm meios para fazer todo o nosso concelho com um grupo permanete e equipamentos de topo, a Torre definitivamente deve acabar na pior das hipóteses deve passar á uma secção destacada de Mirandela ficar lá uma boa ABSC e um VFCI.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que foram para lá os profissionais da SIV, Heli3 do INEM e os Bombeiros de Mirandela pois correu todo bem e foi feito um rápido socorro as vitimas.

    ResponderEliminar
  5. parabéns colegas fizeram um óptimo trabalho.

    ResponderEliminar
  6. deixem se de tretas... alguns destes comentários só mostram dor de cotovelo... ninguem é melhor que ninguem.. vejam as fotos. vejam... mas com olhos de ver.. se sabem alguma coisa de bombeiros as fotos mostram o que se passou... eu, que sou amigo dos bombeiros, e que nao sou bombeiro porque nao tenho tempo, ja sbia o valor dos bombeiros da torre... nao sabia é que causavam tanta dor de cotovelo.. Abraços para todos e parabens pelo bom trabalho aos elementos envolvidos no socorro...

    ResponderEliminar
  7. Parabéns...
    Sem duvida, que os BOMBEIROS na vossa comunidade são uma peça fundamental no desenvolvimento da segurança.
    Em relação aos comentários ou pareceres que minimizam o vosso CB em relação a outros na mesma AAP:
    Para se marcarem na sociedade da vossa vila, cidade, cheguem-se mais perto da população, não para pedir, mas para dar...
    De certo que entre vocês terão um ou dois que dominam a expressão linguística, outros são impares no saber-fazer, ofereçam à população o vosso saber e demonstrem que estão lá de corpo e alma para ajudar.
    As pessoas na rua não travam o conhecimento intra-instituicional que vocês vivem : INEM vs Bombeiros... Bombeiros vs Colegas da mesma terra... etc.
    Quando instituições pedem ao meu CB palestras, ou fazem visitas ao quartel, e calha-me a mim guiar, a primeira palestra é sempre a mesma e adequada à faixa etária: “O papel dos Bombeiros na sociedade”, Quem somos, o que somos, o que fazemos, o que temos...
    ... Mostrem o que valem, não nos teatros de operações, mas na parte cívica, vão ver que ao aproximarem-se da população desta forma ganharão muita consideração e irão crescer.
    Um forte Abraço

    ResponderEliminar
  8. Secção de mirandela? desculpem só podem estar a brincar.
    So demonstra que os bombeiros da torre são bons, porque ninguem cobiça,[definição: desejo imoderado e inconfessavel de possuir( o que, geralmente, não se merece)], os piores mas sim os melhores.
    Os de mirandela tem pessoal, porque a camara assume a equipa permanente porque se fosse ao toque de sirene ninguem aparecia, e na torre aparece sempre alguem. Deixam cb da torre em paz, e muito feio ter dor de cotovelo.
    não sei porque tanto alarido com os bombeiros de mirandela, nas fotos vêm-se mais bombeiros da torre do que de mirandela....a trabalhar

    ResponderEliminar
  9. Não é brincadeira mas sim uma dor de corn...... de algum mirandelense fanático que como nunca conseguiram ver os flamuenses com bons olhos e só vêm o bota abaixo, adiante bombeiros voluntários de Torre de Dona Chama, não liguem a bocas sujas como esta, analfabeta e sem saber o que diz, pois o português usado é fraquinho e de muita má élite, parabéns BVda Torre de Dona Chama, quanto ao INEM, em terem dado o socorro aos de Mirandela logo se vê a apadrinhagem

    ResponderEliminar
  10. esta ai um so é para a fotografia!

    adivinhem quem é????????

    viva os bombeiros da torre poucos mas bons.....

    ResponderEliminar
  11. parabens nos somos os melhores bombeiros da zona nao somos nos que chegamos a um sitio qualquer e com um bocadinho de sangue ficamos palidos... ainda gostava de ver sertos individuos de mirandela num assidente se com um bocadinho de sangue ficam palidos com muito sangue desmaiam

    ResponderEliminar
  12. De facto só vem comprovar que ainda existem os "padrinhos" e as "madrinhas" é o país q temos...

    ResponderEliminar
  13. É uma vergomha o INEM não dar o socorro á Torre pois a Torre como os outros cbs do Distrito que são reserva INEM já deviam ser todos postos PEM mas o INEM vai de mal a pior no que diz respeito aos Bombeiros do nosso Distrito se eu fosse chefe punha fim com os acordos que os Bombeiros têm com o INEM pois nós Bombeiros temos pessoas qualificadas para poder socorrer bem quem precisa o INEM é bom para Lisboa e Porto todo fica perto com boas estradas eles que venham para cá para verem a nossa realidade.

    ResponderEliminar
  14. Este país é mesmo o portugal dos PEQUENINOS o INEM cada vez mais pobre em fazer estas cenas não dar o número de CODU á Torre pois eles é que socorrem e os outros levam os louvores é uma vergonha o que se passou.
    UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS OS BOMBEIROS DA TORRE QUE ESTIVERAM NO LOCAL

    ASS: NA

    ResponderEliminar
  15. Pois a culpa de ai não haver EIPS é dos responssaveis desse cb não fazer varulho não votem culpa a quem não a tem porque é uma vergonha no mesmo concelho haver Bombeiros de 1 e os da Torre serem de 2. façam varunho porque não é justo

    ResponderEliminar
  16. Mas afinal onde tao os bombeiros de mirandela???fala-se aki tanto deles,onde tao nas fotos?????se calhar ficaram a rezar um pai nosso ao senhor dos aflitos,é o mais certo!!!!!!!PARABENS BVTDC

    ResponderEliminar
  17. as duas ambulancias do inem sao de mirandela?

    ResponderEliminar
  18. O unico bombeiro de mirandela é o presidente do cb., homem de conhecimentos e com ideias costrutivas e amigo da torre.
    No dia em que abandonar o cb. é que le vão dar o valor. Os restantes bombeiros são apenas uns vaidosos,criticos e sem ideias construtivas para avaliar os trabalhos dos vizinhos.
    Eu como sou de mirandela aconcelho este cb. a não criticar o cb. da torre.

    ResponderEliminar
  19. uma ambulância é siv, a outra é dos bombeiros de mirandela

    ResponderEliminar
  20. Falam tanto em viaturas e equipamentos de topo mas e a formação esta onde? É que a julgar pelas fotos a manobra de desencarceramento ai aplicada deixa muito a desejar....

    ResponderEliminar
  21. As manoras são fracas porque não foi o cb de Mirandela a fazer pois foram os da torre logo se vê que eles não têm alguma formação logo me dão razão que esse cb deve acabar porque não faz falta ao Concelho de Mirandela pois mais uma vez afirmo que o C.B de Mirandela tem formação equipamentos de topo e Bombeiros por isso acho que são suficientes para fazer todo o nosso Concelho os parasitas da torre não fazem falta alguma pois a população que eles servem fica melhor com o cb de Mirandela.
    Só não vê á verdade quem não quer ver

    ResponderEliminar
  22. bombeiro Torre d. chama6 de novembro de 2010 às 22:31

    sr.(a). anónimo das 20:19... Chamar parasitas aos bombeiros da torre só vem mostrar a sua ignorancia... ninguem ta aqui para falar mal de quem quer que seja.. eu por acaso até sou amigo de varios bombeiros e bombeiras de mirandela, por isso nao entendo o porquê de tanta dor de cotovêlo da sua parte.. quanto ás tecnicas usadas para socorrer, devo lembrar-lhe que estava-mos num acidente real e não num simulacro... ou seja, o espectáculo estava fora de questão... lembro-lhe ainda que a primeira vitima foi retirada por extracção imediata por ordem médica... sabe o que significa isso? a segunda vitima por ordem do médico saiu da mesma forma... ou seja, o espaço criado foi mais que suficiente...

    ResponderEliminar
  23. Ai ai não quero de todo contrariar um medico no local mas repare que só se efectua a extração imediata quando esta comprometido o A,B,C, e não para retirar as vitimas o mais rapido possivel para se aplicar soros, mas nem era é bem por ai diga-me uma coisa a estabilização ficou para quem ou tambem não se faz numa extração imediata lembre-se que a segurança esta em 1º lugar

    ResponderEliminar
  24. bombeiro torre d. chama7 de novembro de 2010 às 00:00

    esteve no local? nao fale do k nao sabe... cada caso é um caso... e houve estabilizaçao nao duas vitimas... perdeu uma boa oportunidade para tar calado...

    ResponderEliminar
  25. bombeiro torre d. chama7 de novembro de 2010 às 00:01

    nas duas vitimas queria eu dizer...

    ResponderEliminar
  26. Afirmo o que o anónimo diz Mirandela é suficiente no Concelho é verdade temos de poupar dinheiro ao Estado pois de Mirandela a torre só são 18 min por isso de ficar o cb de Mirandela a torre fica bem servida por esse cb

    ResponderEliminar
  27. 18 min que fazem a diferença de o inicio de um fogo ou um fogo incontrolavel ou a diferença entre a vida e a morte

    ResponderEliminar
  28. 18 minutos? quem? onde? deixem-se de anedotas... este acidente foi um exemplo... olhem para a 4ª e 5ª foto a começar por cima... sabem o que vão encontrar? um bombeiro com um colete azul... nada mais nada menos que o socorrista dos bombeiros de mirandela... por baixo do colete está roupa de civil... Não sao os bombeiros um posto PEM? parece me que este socorrista foi arranjado á pressa... pensem... o CODU, ligou para mirandela... arranjar socorrista (como PEM, tinha que estar lá), arrancar e chegar ao acidente que por acaso era mesmo na torre.... lá se foram os 18 minutos....

    ResponderEliminar
  29. Mais vale esperar um pouco e ser bem socorrido doque ser socorrido pela torre que demora sempre 10 min a sair depois do alerta da ocorrência e vai só o motorista a fazer os dois papeis de socorrista e motorista se voçês pensam que fazem um bom socorro é mesmo de pessoas que são iguenorantes sabe lá Deus as pessoas que ai ja faleceram por serem mal socorridas por esse cb de lembrar segundo alguns populares dessa terra dizer que nesse acidente a 1 ambulância a chegar ao local só ai o motorista. Talvez um dia esse cb vai sentar o rabo ao mocho do Tribunal de Mirandela.

    MAIS VALE ESPERAR UM POUCO DOQUE SER MAL SOCORRIDO

    ResponderEliminar
  30. Realmente há muita gente com dor de cotovelo. Quanto aos bombeiros vs INEM, não vejo a lógica dessa expressão. Foi a equipa do heli3 de Macedo que me salvou. Os meus colegas embora tenham tido um papel importante no socorro eles não tinham competências para me fazer fosse o que fosse que eu precisava ou seja por muito que saibam não são médicos. A viajem para Bragança onde teria todas as valências que necessitaria o tempo que iria demorar eu não iria aguentar. Resumindo todos são importantes num sinistro e o trabalho só correra bem se houver entre ajuda. se querem criticar alguém critiquem-se a vocês próprios que se-calhar vocês que criticam são os que mais tem que se lhe diga. Eu sou bombeiro com orgulho de o ser, não gosto de ouvir criticas acerca dos bombeiros, todo o bombeiro que critica outro bombeiro ou uma instituição paralela no socorro como o INEM para mim não é bombeiro. O lema dos bombeiros é vida por vida e não dente por dente.

    ResponderEliminar
  31. Esta administração vem desta forma, lembrar que não publica comentários que estejam directamente a insultar alguém... assim, vários comentários já foram rejeitados e se surgirem mais, serão também rejeitados. Estejam á vontade para criticar, mas não insultem ninguém.. Obrigado

    ResponderEliminar
  32. Os Bombeiros da Torre sempre no topo.Sempre a dar que falar.Tudo isto mostra que a operacionalidade.E toda esta operacionalidade encomoda o anonimo que tanto critica.
    So se não fala em que não tem valor»»»»»»»»

    ResponderEliminar
  33. Extracção imediata?? Havia vítimas inconscientes ou com compromisso da via aérea? Quem esteve lá que explique melhor pois este socorro parece-me às 3 pancadas!!!É o desenrasca!

    ResponderEliminar
  34. meus senhores, quem voces se julgam? estava presente 1 medico e 1 enfermeiro com sav, 1 enfermeiro da siv e 1 tae.. logo dentro do pre-hospitalar, estavam lá todos os meios... logo os procedimentos foram os correctos... sejam mais humildes e se querem lavar roupa suja vao para outro sitio.....

    ResponderEliminar
  35. os procedimentos foram os correctos???? tu não deves saber o que dizes de certeza mais valia estares calado. Ainda me ades dizer o que percebe um medico ou um enfermeiro de desencarceramento e de certeza que não diriam para se proceder a tal manobrar se não houver um compromisso do ABC a formação deles é bem superior e não estão la para fazer tudo a pressa ja da tua não puderei dizer o mesmo a julgar pelas tua palavras ja agora sabes o que é uma extração imediata e com se executa? quase aposto que não sabes...

    ResponderEliminar
  36. enfim... quero voltar pra ilha!!! Disto so mesmo em Portugal.
    Se algum dia se viu duas corporaçoes vizinhas num bate bocas... sinceramente.

    ResponderEliminar
  37. Fui eu quem coloquei em questão a extracção imediata...nem vou puxar de galões, só adianto que estou na área e tenho mais formação do que muitos dos presentes. Agora pergunto porque é que a vítima crítica (tinha de o ser para estar indicada a extracção imediata) foi apenas transportada pelo BV de Mirandela quando estava no local uma SIV?? Resposta óbvia, é porque simplesmente não era uma vítima crítica, logo a equipa errou na avaliação ou pensam que por ser SAV não há lugar a erros? e esse erro poderia ter custado uma paraplegia ou até tetraplagia...pois é, ou não sabem que na extracção apesar de se realizar uma estabilização manual da cervical não é o mesmo que colocar um colar cervical e remover a vítima com colete de extracção...não tem nada a ver, afinal quem é que não sabe do que fala? Agora pergunto se estivessem na viatura sinistrada e fossem essa vítima, como é que gostariam de ser removidos?

    ResponderEliminar
  38. anonimo das 21:12... eu tambem tenho formaçao na area e estive no acidente.. permita que o corrija, a vitima critica foi evacuada no heli 3... a que foi com os bombeiros nao era critica e nao foi transportada pela Siv por um simples motivo... ordem do CODU, para que a zona não ficasse desprotegida... como ja mais disseram em cima, nao falem de uma coisa que não viram.... 1 abraço

    ResponderEliminar
  39. isto esta a dar uma novela.....

    ResponderEliminar
  40. Disseram que as 2 vítimas foram retiradas com a técnica de extracção imediata...é só pensar um pouquinho mesmo, então que raio de vítima crítica era aquela que foi transportada apenas pelos bombeiros??? Se não era crítica, porque é que se lhe efectuou a chave de Rauteck? Que decisão boa foi essa, seja ela por uma equipa SAV ou outra qualquer? É o mal de Portugal por ter escrito médico ou enfermeiro a palavra é sagrada...Não está em questão respeitar a cadeia de comando, mas sim avaliar à posteriori se realmente foi ou não feito um bom trabalho... Só se aprende e se inova analisando o trabalho, vermos o que foi feito o que poderia ser feito e ver o que está bem ou mal... isso deve ser o lema de um bom profissional ao longo de toda a sua carreira..Nem sempre se sabe tudo...Pedro Santos, eu bem sei de algumas das decisões do CODU, mas não é isso que eu questionei!

    ResponderEliminar
  41. Concordo com o anónimo das 21:12, eu se estivesse consciente dentro do carro teriam de me tirar como manda as regras e não queria cá invenções, caso contrário era logo um processo em cima... o tempo dos coitadinhos sem saber o que fazer já passou, nesta área há que haver responsabilidade, e ainda por cima uma equipa SAV que é paga a peso de ouro, mas isso já dava outra novela!!!

    ResponderEliminar
  42. Continuem por favor... é que assim começo a aprender alguma coisa. Gostava era que se identificassem para se me acontecer algum acidente vos chamar para me socorrer, pois estou a ver que só há experts... Tadinhos...
    Batata

    ResponderEliminar
  43. Ainda bem que aprendes, já não era sem tempo...

    ResponderEliminar
  44. Tanto bombeiro que é incendiário..vêm para aqui atirar lenha à fogueira..

    ResponderEliminar
  45. bombeiros voluntarios de torre de dona chama fizeram um bom trabalho parabens somos poucos mas bons

    ResponderEliminar
  46. bombeiros voluntarios de torre de dona chama fizeam um bom trabalho e o ke enteresa aki e ke correu tudo bem parabes somoss poucos mas bons

    ResponderEliminar