quinta-feira, 25 de novembro de 2010

QREN: Entrega de viaturas começa no final deste mês

Foto: Jornal Bombeiros de Portugal


Depois de um processo bastante atribulado, com sucessivos adiamentos, o Ministério da Administração Interna (MAI) vai iniciar a entrega das 95 viaturas financiadas pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) aos bombeiros portugueses.
Segundo informações prestadas pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, o primeiro lote tem entrega marcada para o próximo dia 26 de Novembro. Nessa data serão atribuídos três veículos florestais de combate a incêndios (VFCI), um veículo urbano de combate a incêndios (VUCI), um veículo de socorro e assistência táctico (VSAT) e a única viatura de desencarceramento (VSAE) que integra a lista.
Depois, no dia 10 de Dezembro, prossegue a entrega, com mais três VFCI, um VUCI e um VSAT. Ainda durante o mês de Dezembro, e em data a afixar, serão entregues mais cinco viaturas com as características técnicas descritas anteriormente. O MAI conta ter finalizada a entrega das restantes até o final de Janeiro de 2011. A necessidade operacional é o critério principal definido pela tutela para a escolha dos corpos de bombeiros a serem contemplados nas primeiras entregas.
Refira-se que, no passado dia 27 de Outubro, foram apresentados e validados em termos técnicos os protótipos das viaturas que serão comparticipadas pelas verbas do QREN, material que começou já a ser produzido e que os bombeiros aguardam há mais de três anos. Das 95 viaturas previstas, apenas 17 não foram adquiridas, tendo o MAI lançado já novo concurso público para a sua compra.


Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário