sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Neve pode chegar mais cedo este ano ao Nordeste Transmontano

A partir de hoje, o Nordeste Transmontano vai ser afectado por uma vaga de frio, que se deve manter até ao início da próxima semana. Mas Dionísio Gonçalves, climatologista no Instituto Politécnico de Bragança, estranha que esta frente fria apareça tão cedo.
“Não é muito normal haver vagas de frio tão precoces. Mas vão acontecendo. Lembro-me de há três anos ter havido uma vaga de frio no mês de Novembro que destruiu as oliveiras da Terra Quente”, recorda.
Já esta madrugada registaram-se cinco graus negativos, em Bragança.
Segundo este especialista, as baixas temperaturas que se vão sentir poderão formar geada e, até, provocar a queda de neve.
“O que se prevê é a descida de temperatura, arrefecimento nocturno, geadas e queda de neve”, sublinha. “A Escandinávia está muito fria e essas massas de ar deslocam-se para sul e estacionam na Península Ibérica. É de esperar, principalmente nas zonas do interior, um arrefecimento.”
Por isso, Dionísio Gonçalves alerta para alguns perigos.
“Os cuidados normais, sobretudo com as braseiras. As pessoas idosas muitas vezes esquecem-se de as desligar. E manter uma boa ventilação desses espaços. E também cuidados redobrados na estrada, sobretudo em locais com mais sombra onde se forma muito gelo.”
As previsões apontam para temperaturas máximas mais baixas pelo menos 4 a 5º C em relação à média para esta altura do ano. O que dará origem a queda de neve no interior, a cotas médias baixas e em locais que habitualmente estão abrigados da neve.

Fonte: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário