segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Novo quartel dos bombeiros sem acessos

O novo quartel dos Bombeiros da Areosa/Rio Tinto, em Gondomar, está quase concluído. Porém, falta construir um novo arruamento na zona, que será usado pela corporação como uma saída de emergência, unindo a Rua da Seara à Avenida da Conduta.
Duas retroescavadoras andam a aplanar o terreno em frente ao novo quartel dos Bombeiros da Areosa/Rio Tinto, junto à Quinta das Freiras, que está quase pronto. Ao lado, a bouça que começou a ser desbravada será um dos principais acessos às instalações. Mas, por enquanto, não se sabe quando o arruamento ficará pronto.
Fonte do Gabinete de Comunicação da Câmara de Gondomar garantiu, ao JN, que "os futuros acessos serão feitos atempadamente". Porém, ainda há questões burocráticas a serem resolvidas com os actuais proprietários.
António Maranho, presidente dos Bombeiros da Areosa/Rio Tinto, garante que, sem o arruamento pronto, "a corporação não muda para o novo quartel".
"É certo que há muito precisamos de mudar para as novas instalações, mas sem os acessos concluídos não podemos terminar a parte exterior do quartel. Já para não falar que o cenário não é nada operacional", sublinhou o mesmo responsável.
O receio de António Maranho é que "depois da obra entregue" pelo empreiteiro - está previsto para o início do próximo mês - o novo quartel ainda fique "ao abandono", à espera do arruamento que servirá como saída de emergência. "A obra do quartel não está a afligir-me. O que está a preocupar-me é o tempo que pode demorar a construção do acesso", explicou António Maranho.
Do projecto do arquitecto Nuno Monteiro (que custou 900 mil euros, dos quais 609 mil foram comparticipados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional), há a destacar o facto de quase todas as divisões do quartel terem grandes janelões voltados para o parque de viaturas.
Com a obra quase pronta, António Maranho "sonha" com o dia que consiga vender o "velhinho" quartel, junto ao mercado da Areosa. "Conseguíamos pagar os 30% do custo da obra que devemos ao banco", frisou. O quartel está avaliado em 670 mil euros. Mas o valor poderá ser negociado.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário