quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Bombeiros: Nova NOP proíbe utilizar bancos exteriores dos veículos


Viatura com bancos exteriores dos B.V. Torre de D. Chama

 
A primeira Norma Operacional Permanente de 2011 do CNOS destina-se a acautelar a segurança dos bombeiros, proibindo a utilização de bancos exterior em veículos dos soldados da paz.
A Norma Operacional Permanente (NOP) 9004-2011, datada do passado dia 3, começa por reconhecer a evolução na prestação de socorro por parte dos bombeiros, nomeadamente através de melhores procedimentos e equipamentos. No entanto, e apesar de uma Norma Europeia proibir a utilização de bancos exteriores nos veículos de bombeiros, o Comando Nacional de Operações de Socorro verifica que em Portugal ainda existem mais de uma centena de veículos com banco exterior. Para evitar «o elevado número de acidentes que ocorrem com este tipo de veículos dos Corpos de Bombeiros» e que «trazem consequências materiais e humanas quase sempre graves», a Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do CNOS, difunde agora a NOP que determina «que seja proibida a utilização dos bancos exteriores nos veículos dos Corpos de Bombeiros, devendo a guarnição limitar-se unicamente ao número de lugares que os documentos legais permitem transportar dentro das respectivas cabines».
O documento termina relembrando a obrigação de «garantir o respeito permanente pelas regras de segurança, pelo que devem os Srs. Comandantes Operacionais Distritais e os Srs. Comandantes dos Corpos de Bombeiros, reforçar permanentemente as orientações imprescindíveis para que se respeitem as regras de segurança e, principalmente, se garanta o uso do bom senso necessários a uma correcta atitude operacional, fundamental para a segurança individual de cada Mulher e Homem Bombeiro».


Fonte: BP
Foto: Bbvtdc

Sem comentários:

Enviar um comentário