quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Planos de emergência do país acessíveis online para toda a população

Quase 40 planos de emergência de todo o país estão a partir de hoje disponíveis online para as autoridades de protecção civil e para a população em geral, que poderá conhecer as diferentes fases de resposta em situação de risco.
O Sistema Nacional de Planeamento de Emergência (SIPE) é uma plataforma informática onde estão alojados todos os planos de emergência de segunda geração nos diferentes níveis territoriais e que ficam acessíveis ao público nas suas componentes não reservadas, quer mediante password a utilizadores credenciados, ou seja, autoridades de protecção civil, explicou à Lusa o director da unidade de planeamento da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Carlos Mendes.
A partir de hoje, qualquer cidadão poderá aceder (em http://planos.prociv.pt) a quase 40 planos de emergência, principalmente municipais, mas também de nível distrital e ainda supra distritais, como o Plano de Risco Sísmico da Área Metropolitana de Lisboa, que abrange mais do que um distrito (Lisboa e Setúbal).
É uma base de dados na medida em que permite a consulta rápida desses planos. Estarão disponíveis todos os planos de emergência de segunda geração à medida que foram aprovados. Nesta altura contamos com 39 planos, a totalidade dos que já foram aprovados, avançou Carlos Mendes.

Possibilidade de comparações vem estimular a exigência

Consultando aquele site, qualquer cidadão consegue perceber quais são os critérios que levam à activação do plano de emergência, que entidades podem intervir na resposta e ter a noção exacta dos meios que estão em curso para assegurar a coordenação das diferentes áreas, como a logística, a assistência médica ou a relação com o público, descreveu ainda o director. Qualquer pessoa pode ainda compreender como é que será informada e que conduta deverá adoptar numa situação de risco.
Esta possibilidade permite a compreensão do próprio papel que o cidadão tem para se proteger a ele, à sua família e aos seus colegas e vizinhos, o que é muito importante, afirmou o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco.
O secretário de Estado salientou ainda que a disponibilidade dos planos para todos e em qualquer local aumenta o grau de exigência: A possibilidade de comparações vem estimular a exigência.
O acesso à mesma página do SIPE pode ser feito igualmente através do site da ANPC (http://www.proteccaocivil.pt/)


Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário