domingo, 19 de dezembro de 2010

GIPS defende terceiro helicóptero de combate a incêndios

Falta mais um helicóptero de combate aos incêndios no distrito de Bragança.


Actualmente há dois, um estacionado na Serra da Nogueira, em Bragança, e outro no Serra de Bornes, em Alfândega da Fé, mas a parte sul do distrito está longe do raio de acção dos aparelhos, sobretudo o Parque Natural do Douro Internacional.
A constatação é feita pelo comandante distrital do Grupos de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR (GIPS).
“O ideal seria haver mais um helicóptero para uma triangulação no distrito. Quantos mais meios aéreos tivermos melhor, mas sido eficazes com os dois que temos” refere Jorge Barbosa, adiantando que a situação “está a ser estudada entre a GNR e a Autoridade Nacional de Protecção Civil. Vamos ver se se justifica ou não”.
Mesmo assim, Jorge Barbosa, garante que a distancia ao parque do Douro Internacional não é caso para alarme. “Realmente fica fora do raio do helicóptero, mas apesar de estar longe, no máximo em 15 minutos conseguimos estar no local, o que nos permite uma intervenção eficaz” garante o responsável.
Apesar disso, decorrem já negociações com a Autoridade Nacional de Protecção Civil para tentar colocar mais um helicóptero de combate a incêndios no distrito de Bragança no próximo Verão.


Fonte: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário