quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Bombeiro salva mulher de se afogar

Sem pensar no frio ou eventuais riscos, Salvador Pereira, voluntário nos bombeiros de Viatodos, em Barcelos, lançou-se, anteontem, às águas revoltas do rio Este para salvar uma mulher que lá tinha caído. Foi buscá-la já ao fundo e foram depois içados por uma corda.


                                                                 foto alexandra lopes/jn


O alerta para o socorro da senhora que tinha caído ao rio Este deu início a um novo episódio na vida do bombeiro voluntário: conseguiu salvar uma vida. E, no final do salvamento, o que sentiu?: "Frio, muito frio. A água estava mesmo gelada, mas o importante é termos conseguido salvar uma vida", frisou o voluntário.
"Saímos para o local, junto à Estrada Nacional 204, entre Louro e Viatodos e, quando lá chegámos, o único material que tínhamos era uma corda", conta Salvador. De imediato, o jovem de 26 anos atou-a à cinta e começou a descer em direcção à vítima.
"Mal entrei na água, a senhora não aguentou mais a força da água e afundou-se", contou. Aí, não houve tempo para pensar. "Lancei-me logo e fui buscá-la quase ao fundo", explica.
Enquanto descia pela corda, Salvador equacionava a melhor forma de alcançar a vítima. "Mas quando a vi afundar-se, não houve tempo para pensar mais. Atirei-me e tentei alcançá-la", adiantou. "Quando consegui agarrá-la, os colegas puxaram-nos através das cordas", explica, notando que inicialmente colocou a corda "apenas como uma medida de segurança", pensando que não necessitaria de ser puxado. "Afinal, a corda foi mais útil do que pensávamos", atira, constatando que a corrente estava tão forte que, se não a tivesse, não sabe se teria conseguido puxar a mulher.
Situação idêntica nunca tinha acontecido a Salvador, que é bombeiro em Viatodos há cerca de seis anos. "Já acorri a situações em piscinas, mas uma coisa destas no rio e ainda por cima com aquela corrente, nunca aconteceu", afirmou o voluntário. A mulher estava em hipotermia quando foi retirada da água teve de ser assistida.
A situação provocou muita curiosidade, pelo que, houve algum congestionamento no trânsito , pois as pessoas queriam tentar perceber o que acontecia.
Ainda recentemente, um outro elemento da corporação dos Bombeiros Voluntários de Viatodos salvou uma menina de quatro anos quando aquela caiu de um quarto andar. O homem estava na hora certa e no local certo quando a criança lhe caiu dos braços e, assim, saiu ilesa do acidente.


Fonte: JN


Sem comentários:

Enviar um comentário