Já foram entregues os equipamentos de combate a incêndios aos bombeiros do distrito de Bragança. A candidatura a fundos do QREN permitiu adquirir equipamentos para as 15 associações, num valor que ultrapassa os 430 mil euros.
João Venceslau, comandante dos bombeiros voluntários de Macedo de Cavaleiros, acredita que os soldados da paz vão poder agora prestar melhor socorro à população.
“Em primeiro lugar, vai fazer com que os nossos bombeiros tenham equipamento adequado à intervenção. Vai aumentar o nível de segurança do utilizador e vai cobrir todas as áreas de intervenção de emergência. Incêndios estruturais, acidentes e, acima de tudo, incêndios urbanos, para que os nossos homens, de forma mais eficaz, consigam estar à vontade em determinado tipo de situações em que até agora estariam com risco da própria vida”, explica.
A candidatura esteve a cargo da Federação de Bombeiros do Distrito de Bragança. Humberto Martins, o presidente, admite que ainda há material em falta para os bombeiros do distrito.
“Há muita coisa que está em falta. Isto é material que se utiliza diariamente e tem desgaste”, notou.A cerimónia de entrega de equipamentos decorreu no último sábado, em Bragança. Uma cerimónia que serviu também para homenagear o Governador Civil do distrito de Bragança.
Jorge Gomes foi agraciado com uma medalha de mérito grau ouro, pelo apoio que tem dado às corporações do distrito.
Uma distinção que apanhou o próprio desprevenido.“Informaram-me agora que ia ser homenageado. E uma surpresa total para mim”, sublinhou. “Embora sinta com muita alma o viver dos bombeiros e faça tudo por eles, quero ver os fundamentos que levaram a isto. Estou grato e reconhecido”, disse.Também Luis Adelino Batista, colaborador da Federação, foi agraciado, recebendo a medalha de mérito grau prata.
Lista de equipamento: 143 capacetes urbanos, 120 camisas, 84 fatos nomex, 151 pares de luvas de combate a incêndio urbano, 277 botas fogos urbanos, 149 capacetes fogos florestais, 178 fatos de protecção em incêndios florestais, 57 APS, 4 fatos protecção química, 11 aparelhos respiratórios com cilindro em aço, 35 aparelhos respiratórios com cilindro em carbono.
Fonte: Brigantia
Bombeiros de Torre de Dona Chama
Para completar esta notícia, resta dizer que aos Bombeiros de Torre de Dona Chama foram entregues 5 ARICAS com cilindro em carbono e duas com cilindro em aço, 20 pares de botas para fogos urbanos, 21 cógulas para fogos urbanos, 20 pares de luvas para fogos urbanos e 6 capacetes para fogos florestais.
A administração deste blog esteve à conversa com Rui Fontoura, comandante dos bombeiros da Torre, que nos disse que "este material veio enriquecer os bombeiros, pois apenas existiam 3 ARICAS e agora já temos 10, o que neste momento já é bom". Acrescentou, ainda, que "botas para fogos urbanos, não tinhamos nenhumas, enquanto que capacetes florestais, neste momento já posso dar um a cada bombeiro".
Sem comentários:
Enviar um comentário