quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sem autorização para dormir

As camaratas dos Bombeiros de Penafiel estão reservadas, apenas, a voluntários que trabalham de noite. Os outros bombeiros, contratados pela Associação, estão impedidos de dormir durante a madrugada. "É uma questão de bom senso. Quem descansa de dia para trabalhar à noite, sendo pago por isso, tem de estar preparado", avisa o comandante.
Ainda no passado sábado, durante a festa natalícia da corporação, o comandante António Rodrigues (Paulino) mostrou as novas camaratas (masculinas e femininas) onde os voluntários podem descansar em noites de serviço.

Estalou a polémica

Mas rapidamente estalou a polémica, sobretudo entre motoristas e outros funcionários.
Porque estes estão impedidos de usar as camaratas, ou de dormitarem dentro das viaturas. "Há motoristas que descansam sentados em cadeiras. Isso não tem jeito nenhum", disse um voluntário ao JN.
"As camaratas são destinadas aos bombeiros voluntários que trabalham noutros locais durante o dia e dedicam a noite ao voluntariado.
Os outros bombeiros, que são pagos para trabalhar à noite e são funcionários da instituição, devem descansar durante o dia", avisa o comandante dos Bombeiros de Penafiel.

Confusão com prémio

Além deste caso, o comandante é acusado de ter atribuído o título "Bombeiro do Ano" a um voluntário, durante a festa natalícia, e depois retirá-lo para entregar a outro. António Paulino desmente. "As pessoas ouvem mal. Eu atribuí esse título ao bombeiro 150, o senhor José Mário Costa, que prestou, sem regatear, um relevante serviço aos Bombeiros de Penafiel, durante o ano.
Só que algumas pessoas perceberam mal e pensaram que chamei o bombeiro 50, o subchefe Júlio Soares. Se em vez de estarem na brincadeira, estivessem atentas, este tipo de erros não aconteciam", sublinhou. "Não sei onde está a imagem dos bombeiros quando motoristas e maqueiros têm de passar a noite sentados numa cadeira. Pouco falta para que fiquem de pé a noite toda", desabafou um outro voluntário.



Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário