sábado, 4 de dezembro de 2010

Ministro da Administração Interna entregou três das 95 viaturas a bombeiros

Estas viaturas operacionais de proteção e socorro representam um investimento de cerca de 12 milhões de euros.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, entregou hoje três das 95 viaturas operacionais de proteção e socorro a distribuir pelos bombeiros e cujo investimento ronda os 12 milhões de euros.
As três primeiras viaturas foram entregues aos Bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal, Campo de Ourique e Sabugal. Estava previsto ser entregue outra viatura aos Bombeiros de Vila Nova de Milfontes, mas um problema mecânico impediu.
Segundo Rui Pereira, o concurso de aquisição de 78 das 95 viaturas já está concluído, prevendo-se que a sua entrega seja faseada nos próximos meses, a uma média de três/quatro de três em três semanas.
Para as restantes 17 o concurso ainda está a decorrer.
No total, para a aquisição das 95 viaturas, o investimento é de 12 milhões de euros. As verbas vêm do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e dos vários governos civis, adiantou Rui Pereira no final da cerimónia, que decorreu na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Oeiras, distrito de Lisboa.
A juntar à distribuição pelos bombeiros portugueses deste tipo veículos de proteção e socorro, o ministro garantiu que também vai ser renovado o parque de viaturas das corporações de bombeiros.
Vamos procurar renovar o parque de viaturas das cooperações e bombeiros recorrendo ao QREN, mas ao nível de programas regionais, num investimento de 26 milhões de euros, disse.
Segundo o ministro, é um esforço notável que permitirá modernizar o sector estratégico da Proteção Civil, porque a segurança também se joga na prevenção de catástrofes e acidentes.
Numa altura em que o frio e a neve têm provocado alguns constrangimentos em várias estradas portuguesas, nomeadamente na zona da Serra da Estrela, Rui Pereira garantiu que o Governo está atento à situação.
Estamos também atentos e dentro em breve iremos distribuir para as forças de segurança correntes de neve para os veículos e estamos a tratar, no âmbito de candidaturas regionais, de adquirir um veículo da limpeza da neve moderno e funcional, referiu.
A candidatura para a compra deste veículo está a ser preparada pelo Governo Civil da Guarda.


Fonte: Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário