segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Obras para ampliar quartel de bombeiros podem arrancar em 2011

O quartel dos bombeiros voluntários de Miranda do Douro deverá ser ampliado já no próximo ano.
Uma revelação feita ontem, no dia em que a corporação comemorou 50 anos de existência.
Há muito que as obras são reivindicadas pela direcção da Associação Humanitária pois entende que é urgente construir um novo espaço para as viaturas.
O presidente da associação lembra que já existe um protocolo com o Ministério da Administração Interna, mas que nunca foi cumprido.
“As obras são necessárias e urgentes” afirma Ulisses Firmino, acrescentando que “já temos bastantes negociações a nível ministerial para obras mas têm sido sucessivamente adiadas pois a atribuição de verbas é da competência do Governo”.
“Temos um protocolo com o Ministério da Administração Interna na ordem dos 500 mil euros para obras de ampliação porque há viaturas a dormir na rua e os carros deterioram-se” explica. “Nós já fizemos três projectos de ampliação, mas tem sido sucessivamente adiados, ou por falta de verbas, ou mudança de Governo ou até má vontade” salienta.
O secretário de estado da Protecção Civil presidiu às cerimónias oficiais do aniversário e deixou a garantia que vai analisar a situação.
“Eu penso que há condições para podermos apoiar esta pretensão através do QREN” considera o Vasco Franco. “Nós temos um conjunto de regras estabelecidas numa portaria que até há pouco tempo impedia este quartel de poder ser ampliado porque ele tinha recebido apoios há menos tempo do que o prazo estabelecido para a concessão de novos apoios” explica o governante, acrescentando que “entretanto, houve uma alteração no sentido de flexibilizar essas situações, pois às vezes os apoios recebidos eram insignificantes, para pequenas obras, e isso não justificava que depois não se pudesse dar apoio para uma obra mais profunda”. Por isso “no quadro desta alteração, vamos analisar esta pretensão e acredito que se puder ser enquadrada será abrangida, com certeza”.
Vasco Franco acrescenta que a remodelação dos quartéis dos bombeiros do país é uma prioridade do ministério e o de Miranda do Douro não é excepção.
“A questão dos quartéis é uma prioridade nos últimos três anos. Em vários pontos do país estão em construção muitos quartéis, dezenas em ampliação e vais continuar a ser uma prioridade” garante. Em relação a Miranda “a única coisa que eu me comprometi foi verificar rapidamente é se há alguma objecção ao cumprimento das regras que estão estabelecidas”.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Miranda do Douro espera agora que o processo arranque o mais depressa possível.
“Esperemos que o secretário de estado seja coerente e dê início ao processo a partir do princípio do ano” afirma.
A cerimónia contou ainda com a apresentação de um livro que narra a história deste meio século de vida dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro.


Fonte: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário