terça-feira, 28 de dezembro de 2010

INEM entrega aparelhos de DAE a Bombeiros

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai integrar 30 Corpos de Bombeiros no seu Programa de Desfibrilhação Automática Externa.
Assim, o INEM vai disponibilizar 30 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) a outros tantos corpos de Bombeiros de todo o país, aos quais foi já dada formação para que a partir do próximo dia 1 de Janeiro possam passar a utilizar este tipo de equipamento nas ambulâncias do Instituto operadas por estas corporações.
O alargamento do Programa de DAE do INEM aos seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) é um passo importante para uma melhor assistência médica às vítimas de paragem cardio-respiratória e terá como reflexo a melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos. No futuro, o INEM pretende expandir a integração no seu programa de DAE a todas as entidades do SIEM que possuam um protocolo de Posto de Emergência Médica com o Instituto.
O Desfibrilhador Automático Externo é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardio-respiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico. O DAE regista som, electrocardiograma (ECG), fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido.
Na cerimónia vão estar presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, o Presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, e o Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira. A cerimónia de entrega dos DAE realiza-se no próximo dia 29 de Dezembro, quarta-feira, pelas 11 horas, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém.

Fonte: http://www.inem.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário