domingo, 5 de dezembro de 2010

Explosão num carro obriga a fuga pelas varandas





Muita aflição em evacução de três prédios em S. Mamede de Infesta, Matosinhos


Uma explosão num carro, seguida de incêndio que danificou mais dois veículos, causou, hoje, sábado, cerca das 20 horas, momentos de aflição em três prédios em S. Mamede de Infesta, Matosinhos. Mais de 50 pessoas foram evacuadas, algumas pelas varandas.
João Silva chegou ontem a casa, com o filho Hélder, de 13 anos, às 19.45 horas. O elevador, porém, em vez de transportá-los para o quarto andar, levou-os à garagem comum da urbanização na Travessa Marechal Gomes da Costa. "Mal a porta abriu apanhei com uma nuvem de fumo. Não conseguia ver nada. Corri a buscar um extintor e tentei apagar o fogo que saía por um motor de um carro", contou, ao JN, João, morador que também é bombeiro.
"Como o extintor acabou, ainda procurei um segundo. Não consegui fazer mais nada. Havia uma carga térmica muito grande. Tive de sair", acrescentou, afirmando que a sua grande preocupação era o filho, que é candidato a bombeiro, que sempre ficou a seu lado. E foi Hélder quem avisou a corporação de S. Mamede de Infesta, cujo quartel fica na vizinhança. O jovem teve, mais tarde, de receber tratamento devido à inalação de fumo.

Resgatados tranquilamente

Lentamente, os cerca de 50 moradores dos três prédios atingidos pelo fumo que subiu da garagem, na cave, até ao quarto andar, foram dando conta do sucedido pelo cheiro intenso a queimado que lhes chegava pelas frinchas das portas. Alguns, decidiram sair logo de casa procurando as entradas principais. Outros ficaram retidos. Foi por uma escada Magirus que acabaram evacuados por varandas, num resgate que, sendo de aflição, correu tranquilamente.
Filomena Azevedo foi das últimas a descer pela escada. Fê-lo em sobressalto: procurava, enquanto descia, os dois filhos que já tinham sido resgatados, a Margarida, de nove meses, e o Gonçalo, de quatro anos. Encontrou-os na rua, com familiares, juntamente com o marido que entretanto tinha vindo a correr do trabalho. "Foi um susto muito grande, sobretudo porque me vi sozinha com as crianças pequenas e não sabia de onde vinha o cheiro, que era muito esquisito", contou.
"Vivemos neste prédio há 15 dias. Ainda estamos a receber móveis. E acontece isto", lamentava Rui Pereira, marido de Filomena, ambos do Marco de Canaveses.
Paulo Campos, que foi retirado de casa pela escada, tal qual a mulher grávida de oito meses (que precisou de assistência da equipa do INEM), o filho de cinco anos e a sogra, temia que um dos dois carros danificados pelo fogo fosse o dele. "Ouvi um barulho muito forte. Depois, seguiu-se uma explosão e começamos a ver muito fumo no prédio. Como abri a porta, apanhei com ele dentro de casa. Fugimos para a varanda ", relatou.
O carro que explodiu, aparentemente devido a problemas com o motor, era movido a gasolina e, ontem, horas depois do acidente ainda não se sabia sequer de marca era nem a quem pertencia.

"Grande pandemónio"

"O maior risco neste caso foi o facto do fumo ter invadido os prédios. Foi um grande pandemónio porque estamos a falar de três prédios afectados por uma garagem comum, local de explosão e incêndio", afirmou, ao JN, o comandante da corporação de Leça de Balio, Rogério Seabra.
João Silva, um dos heróis desta história que acabou com o regresso dos moradores aos prédios cerca das 22.30 horas, tem outro episódio para recordar: o facto de ter conseguido salvar o gato, Jeco, subindo uma escada de gancho.
Para além dos bombeiros de S. Mamede de Infesta e de Leça do Balio, estiveram no socorro os de Areosa e os Portuenses. Elementos da Protecção Civil e da PSP também participaram na operação.


Fonte: JN

1 comentário:

  1. Novo Blogue dos Bombeiros de Portugal e do Mundo!!

    Dado o términus do Cantinho do Bombeiro, a administração decidiu criar um novo Blogue, que nada tem haver com nenhuma corporação em particular, mas sim, com todas as corporações do Mundo!!

    Diário de Um Bombeiro – O dia a dia dos Bombeiros de Portugal e do Mundo

    aceda em: http://www.diariobombeiro.blogspot.com

    A administração agradece assim, que se possível, faça publicidade a este Blogue, e que nos ajude a crescer!!

    A Bem da Humanidade,
    Um Bem Haja,

    ResponderEliminar