sábado, 25 de dezembro de 2010

Mulher foi à ceia de Natal agradecer aos bombeiros que lhe salvaram a vida

Estavam reunidos os ingredientes para mais uma festa de Natal dos Bombeiros Voluntários de Penacova. Mas o convívio ganhou um sabor especial, quando uma senhora do concelho apareceu em pleno jantar para prestar, publicamente, a homenagem aos dois bombeiros que, tempos antes, a tinham socorrido.
«A D. Clara foi de surpresa à Ceia de Natal, com cerca de 400 pessoas, homenagear publicamente os bombeiros Filomena Simões e Roberto Miguel que, segundo ela, lhe salvaram a vida», refere o comando dos bombeiros, sublinhando as palavras de emoção da senhora, ao recordar os momentos de angústia por que passou quando foi acometida por uma doença súbita.
Mas sublinhou a rapidez e o profissionalismo dos bombeiros que fizeram, em seu entender, a diferença entre a vida e a morte, e mostrou o carinho que aprendeu a ter por todos os bombeiros.
Filomena e Roberto, os bombeiros nesse dia que lhe prestaram os cuidados de emergência pré-hospitalar e o transporte para o hospital, não esconderam a surpresa e fizeram questão de frisar que o seu auxílio seria o mesmo que qualquer outro bombeiro prestaria, pelo que decidiram partilhar a homenagem com todos os colegas.

Câmara e juntas disponíveis para apoiar

O comandante António Simões manifestou que este «genuíno e espontâneo» gesto de uma cidadã, que se associa a tantas outras formas de reconhecimento que chegam aos bombeiros por telefone ou por carta, «são o que de melhor se pode querer no exercício da mais nobre das actividades».
António Simões aproveitou para destacar o trabalho dos bombeiros de Portugal e do mundo e, em particular dos seus bombeiros, desde o mais pequeno executante da fanfarra, com oito anos, ao mais velho elemento do quadro de honra, com 78 anos.
«Todo este trabalho só é possível com o apoio e compreensão das famílias, para quem vai o maior, mais fraterno e mais solidário abraço do mundo». Estendeu o agradecimento aos Bombeiros de Miranda do Corvo que, neste dia de festa, asseguraram o serviço dos de Penacova.
O presidente da direcção, António Miranda, agradeceu os muitos contributos que chegam à corporação e que a ajudam a manter os seus serviços à comunidade, como a Câmara Municipal, as juntas, a empresa Água das Caldas de Penacova, entre outros tantos.
«Se não tivéssemos Bombeiros Voluntários, que são a estrutura da Protecção Civil Municipal, tínhamos de ter muitos profissionais, com um custo incomparavelmente maior», afirmou, por sua vez, o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, deixando a garantia de colaboração para as obras de ampliação do quartel e o apoio para a candidatura ao QREN para a aquisição de um veículo de desencarceramento pesado, que tanta falta faz à corporação, para dar resposta aos inúmeros acidentes rodoviários com viaturas pesadas no IP3 e IC6.
Apoio também manifestado por António Catela, presidente da Junta de Freguesia de S. Paio do Mondego, que, em representação das 11 freguesias do concelho, agradeceu o trabalho dos bombeiros e reiterou o apoio nas obras de ampliação do quartel e na construção da Casa-Escola.


Fonte: Diário de Coimbra




Sem comentários:

Enviar um comentário