sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Governo prorroga período crítico de fogos até 31 de Outubro

O Governo decidiu autorizar o reforço do dispositivo de combate a incêndios até 31 de Outubro, prorrogando até esta data o período crítico.

A decisão foi aprovada no Conselho de Ministros realizado na quinta-feira.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) divulgou quinta-feira que determinou o prolongamento do estado de alerta especial nível Amarelo, «considerando as previsões» do Instituto de Meteorologia, que apontam para a continuação de tempo quente e seco com permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais.
O prolongamento do estado de alerta nível amarelo foi determinado para todos os distritos do Continente, até às 20:00 horas de segunda-feira, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais, lê-se na informação da ANPC.
A 3 de Outubro, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, tinham divulgado a prorrogação do período crítico de incêndios florestais até 15 de Outubro.
O Ministério decidiu também reforçar até esta data o dispositivo de combate a incêndios florestais, com 360 bombeiros em 14 distritos, adiantando que este reforço custaria 180 mil euros.
De acordo com a Directiva Operacional Nacional, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, o período, de 1 Julho a 31 de Outubro estava classificado como "fase Charlie", sendo estes os meses com mais meios operacionais afectos no terreno para o combate às chamas.

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário