terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bombeiros levam água a trinta mil

Bragança: Abastecimento feito a partir da Albufeira do Azibo


Os trinta mil habitantes de Bragança correm sério risco de ficarem sem água devido à seca meteorológica. Alarmada, a autarquia activou um plano que consiste no abastecimento de água transportada em seis camiões--cisterna dos bombeiros da região desde a barragem do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, até à barragem da Serra Serrada, que abastece a cidade brigantina, num percurso de 45 quilómetros.
A situação é preocupante, e a autarquia admite que pode ser necessário aumentar o número de camiões diários. A operação de transporte custa por dia cerca de dez mil euros. "O plano vai vigorar até que comece a chover e aumentem as reservas do sistema de abastecimento. Vamos ter de fazer transportes todos os dias, para evitar que as torneiras fiquem secas. Há um sério risco de ruptura", explicou o vice-presidente da Câmara de Bragança, Rui Caseiro.
Uma outra medida poderá passar pelo racionamento da água à população. "Sabemos que a água é essencial, mas se for mesmo necessário vamos pedir um bocado de compreensão à população."

SECA SEVERA ATINGE UM TERÇO DO CONTINENTE

Na primeira quinzena deste mês não se registou precipitação em todo o território de Portugal continental, prolongando um período de ausência de precipitação que se havia iniciado em Setembro, mês em que a chuva foi de apenas 65% da média. Esta situação veio agravar a seca meteorológica no continente, que no final da quinzena atingia todo o território, sendo que um terço (distritos de Viana de Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra e Leiria) se encontra em situação de seca severa ou extrema.

Fonte: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário