segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bombeiro de Bragança teve de ser evacuado de helicóptero de um incêndio

 
 
Um bombeiro da corporação de Bragança teve de ser evacuado esta tarde de helicóptero depois de se ter sentido mal durante o combate a um incêndio, em Paradinha de Outeiro, Bragança.
De acordo com o comandante dos bombeiros de Bragança, José Fernandes, foi o próprio helicóptero que ajudava a combater as chamas que procedeu à evacuação.
“Um dos nossos bombeiros que andava a combater o fogo sentiu-se mal, os colegas aperceberam-se que era uma situação com alguma gravidade. O meio que melhor tínhamos para o transportar ao hospital era o helicóptero, que parou o combate ao fogo, pois a vida está primeiro”, adiantou.
José Fernandes explica que, apesar de ser um helicóptero de combate a incêndios, neste caso deu para fazer o transporte do doente.
“O helicóptero está preparado, a não ser que seja para transportar uma pessoa em maca. Neste caso, ele veio sentado e estabilizado. Se tivéssemos de mobilizar uma ambulância, demorava seguramente uns 45 minutos a deixá-lo no hospital. Assim, foram cinco minutos”, garante.
Recorde-se que o bombeiro, de 25 anos, ajudava no combate às chamas de um incêndio em Paradinha de Outeiro, junto à fronteira com Espanha.
Este tem sido uma zona bastante afectada por incêndios este ano. Ainda ontem se registou um incêndio no mesmo local. José Fernandes admite que haja suspeitas sobre a origem de tantas ocorrências.
“Sim, há uns tempos disse que era o ‘Mistério da Paradinha’ e está a verificar-se agora. Mesmo os nossos vizinhos espanhóis estão a ter muitas ocorrências. Há ali uma série de aldeias ao correr da fronteira que nos tem dado muitas preocupações. A GNR tem conhecimento e está a fazer o seu trabalho.”
Este incêndio deflagrou pouco depois do meio-dia e a meio da tarde já mobilizava 36 homens, apoiados por oito viaturas.
 
 
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário