segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ABSC precisa-se...

O termo "ambulância" vem da palavra latina "ambulare" que significa "movimentar". Até à Segunda Guerra Mundial, a palavra era também usada para designar os postos de socorro militares de campanha. Actualmente, o termo está geralmente associado aos veículos automóveis onde é administrada assistência médica de emergência a pacientes com doença ou ferimentos graves. Estes veículos estão normalmente equipados com luzes rotativas e sirenes de aviso, destinados a facilitar a sua deslocação rápida e segura através do trânsito, e frisemos “segura”, em todo o sentido da palavra.
Para esclarecer melhor, a ABSC é uma Ambulância de Socorro que tem como finalidade garantir a aplicação de medidas de suporte básico de vida e a estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte. No entanto, se esta não se encontrar nas melhores condições, como viatura automóvel em si, como poderá ela oferecer garantias relativas à sua verdadeira funcionalidade?
Pois, infelizmente, podemos aplicar esta questão à viatura ABSC-02 deste C.B., com 13 anos de existência, 260.000 km e com a particularidade de ser também ela a única ABSC em circulação deste C.B. e não bastando estas características, acresce ainda a zona de estrada acidentada que esta viatura já percorreu, e que apesar da sua falta de condições de circulação automóvel actual, continua a percorrer.
                                                               
                  
<><><><>
<>
<><><><>
Incrível, mas é a mais pura verdade.
Os Bombeiros desta corporação estão completamente indignados, uma vez que mesmo possuindo a formação e material necessário para a aplicação de medidas de suporte básico de vida e estabilização, não poderão garantir uma assistência digna e segura numa viatura que não possui qualquer tipo de estabilidade ao nível da própria condução.
Não querendo fazer desta situação uma comédia, a esta viatura não se aplica a velha máxima do Vinho do Porto em que “Quanto mais velho, melhor”, muito pelo contrário. Depois desta exposição, escusado será dizer, que há a urgente necessidade de uma nova viatura ABSC para um transporte digno e seguro dos utentes. Cabe agora aos responsáveis dignarem-se à aquisição de uma nova viatura, para que não venha a acontecer uma situação de emergência a esta viatura durante a sua saída de urgência.
                                     

33 comentários:

  1. Serve muito bem para o local onde está. Qunatos serviços tem por mês de emergência? Existem corporações no distrito com absc bem mais velhas a fazer emergencia com o triplo de ocorrências. Primeiro equipar quem tem serviços e pessoal para fazer emergências com qualificação e com tripulação correcta com 2 elementos e depois em pensar dar uma ambulancia para a Torre. Existe o CB de Mirandela, Macedo, Vinhais estão num meio quem pode dar muito apoio a não esqueçer a SIV.

    ResponderEliminar
  2. sr. Martins.. este cb tem em média 35 serviços por mês justificados pelo CODU, mais alguns que não são justificados.. Ainda bem que referiu que estamos no meio de Vinhais, Macedo, e Mirandela, pois nós vamos prestar socorro a aldeias do concelho de Vinhais e Macedo, só para ter uma ideia, Vila Nova da Rainha fica a 5 minutos da Torre e a 30 de Macedo que é a sede de concelho, sabe quem lá vai socorrer? A Torre.. Isto é apenas um exemplo. Quanto a outros cb terem mais saidas e carros piores, é triste constactar isso, mas nós defendemos a nossa casa..

    ResponderEliminar
  3. O sr Martins deve ser um bombeiro muito mau é trste esse comentáro.
    Deve ter alguma dor de...

    ResponderEliminar
  4. se for ver isso por esse ponto ha outros cb que estão perto uns dos outros Macedo eatá 18 kms de Mirandela, Vila Flor e Crrazeda estam a 10 minutos uma da outra se o sr Martins não conhece o Distrito não comente porque é triste da sua parte dizer isso se calhar o cb onde o sr pertence deve ter muito serviço ou deve ser como as outras do distrito.

    ResponderEliminar
  5. Sr Martins qual é o seu cb para ter o triplo do serviço se calhar já deve ter mais que o cb de Bragança que eu saiba é o cb do distrito com mais INEM se a torre faz 35 mês a sua com o triplo deve fazer 105 mas o aviso esses valores só pode ser Bragança talvez MIrandela e Macedo.

    ResponderEliminar
  6. Esse sr a falar assim deve ser fraco bombeiro.
    Todos os cbs do nosso distrito necessitam de bos viaturas de Emergência por causa das distâncias que ficam dos meios hospitalares e de zona para zona o ex da torre a Vila Nova da Rainha esta uma verdade mas há muito mais nessa zona.
    Secalhar esse sr deve ter contrato com alguma Agêcia Funerária, porque como bombeiro é triste falar assim como ser humano não de ser

    ResponderEliminar
  7. Perdeu-se mais uma oportunidade para alguém estar calado!
    Se fosse o sr Martins ia mas é comentar o artigo das "cabras" postado mais acima...enfim!

    ResponderEliminar
  8. Bem é triste que o único se identificou fui eu ninguém mais teve coragem para o fazer só em anónimos.

    1- Se tem 35 serviços por mês dá uma média de 1,1111 por dia de serviços;
    2- Por média cada corporação do distrito de Bragança tem 70 a 80 saidas de emergência excepto Carrazeda, Vimioso, Vila Flor, Sendim, Alfandega.
    3- Pergunto existe a tripulação completa quando vão fazer as emergências fazem um bom socorro, também sei que não são os únicos a sair só com o motorista existem mais exemplo: alfandega, sendim, etc?
    4- Se vão actuar a área de Macedo e Vinhais vão porque querem não é vossa área se fica mais perto de vocês eu sei mas preferia esperar mais um tempo por Macedo e por Vinhais e ter um socorro de qualidade, quando saírem com dois tripulantes ai sim eu calo-me e prestem socorro com qualidade.
    5- Onde andam esses TAS que tanto falam? Fazem serviço de Socorro? Ou investiu-se na formação deles como noutros CB`s e aparecem as vezes!!! a associação criou-lhe emprego? Para se manterem na associação e prestarem serviços com qualidade?
    6- Não sou contra a absc nem longe disso mas existem outras prioridades se me falem de um vlci ou vfci concordo com vocês.
    7- Primeiro formar pessoal e ter pessoal e depois aquisição de viaturas.
    8- Se me perguntarem se concordo com as distribuição das próximas viaturas para os CB`s de Vinhais, Izeda, Freixo e Vila Flor não concordo, claramente que não existem no distrito CB`s com maior capacidade de resposta do que essas e tem gente de Inverno e de verão. E dar viaturas a CB`s que não tem gente Não.
    Podem perguntar o que quizerem eu respondo
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. sr. martins, antes de mais deixe-me que lhe diga que aparecer martins ou anónimo, para mim é a mesma coisa. agora eu digo-lhe, chamo-me pedro santos e sou TAS nos bombeiros da torre. ja trabalhei neste corpo de bombeiros mas a emergencia pré-hospitalar falou mais alto e fui para o Inem onde sou TAE. espero que não fique ofendido com o que lhe vou dizer, mas acho que está a ler os livros errados sobre os bombeiros. Quando diz que Carrazeda, Vimioso, Vila Flor, Sendim, Alfandega são a excepção ás 90 saidas, está bem enganado.. posso dizer-lhe que postos PEM como vinhais e mirandela têm em média 40 saidas mês. Macedo e bragança ultrapassam as 100 e 200 respectivamente por mês. Miranda deve andar nas 30,moncorvo e vimioso tambem nao devem andar muito longe destes numeros. As restantes corporações sao resrva de Inem e posso dizer -lhe que freixo tem em média 12 saidas mês, sendim cerca de 25... como pode ver, a torre é dos postos de reserva do distrito com mais saídas. VLCI e VFCI para a torre? não concordo. temos 1 VLCI, 1 VFCI e 1 VRCI. Temos ainda 1 VECI. no total precisamos de 20 homens para as viaturas sairem completas para um incêndio. Só se for á noite é que conseguimos pois durante o dia nem de barro os arranjamos na cerâmica. no socorro nao se olha a concelhos mas sim a distancias, daí o facto de ir-mos intervir aos concelhos vizinhos. concordo consigo quanto ao facto de algumas vezes ir só um homem fazer um serviço Inem,(o que está mal) mas garanto-lhe que estamos a trabalhar no sentido de corrigir isso.. afinal errar é humano e esse é o nosso erro.. os TAS estão cá, mas como é o meu caso o mesmo se passa com o meus colegas, a nossa vida nao depende dos bombeiros, por isso só quando temos disponibilidade é k fazemos serviço e de qualidade. lembro-lhe tambem que em todas as casas á bons e maus trabalhadores. ja agora gostava que se identifica-se.. pergunte o que quiser que eu respondo. abraço

    ResponderEliminar
  10. Meus amigos Izeda fica de fora com as suas 15 saidas de Emergência mês, Mogadouro sim sr Martins anda a volta de 80 serviços por mês.
    Sr Martins a informação que o Sr Pedro Santos está a dar é oficial. Araço e não diga o que não sabe poupa trabalho e vários telefonemas para os Sr Comandantes do Distrito.

    ResponderEliminar
  11. Bragança faz a volta de 230 inem por mês fora as não justificas pelo CODU.

    Esse sr não sabe o que diz.

    ResponderEliminar
  12. Ora viva!!!
    Tenho seguido com atenção a este debate e tenho notado que ainda existem pessoas que falam por falar, criticam por criticar. Criticar não é sinónimo de falar mal.
    A urgência de uma nova emergência para a Torre é o que se está aqui a falar e não umas corporações têm isto, outras têm aquilo, umas merecem isto, outras merecem aquilo... Certamente outras corporações também têm as suas necessidades e, cabe-lhes a elas falarem disso. Falem com conhecimento de causa. A prioridade para a Torre é de facto uma ABSC nova e não carros de incêndio, pois com os que tem, podem correr o país não há quem lhes faça frente.
    Aproveitem este espaço para dar sugestões, criticas construtivas e não para lavarem roupa suja entre corporações. Cada caso é um caso, cada realidade é uma realidade.

    ASS: Nuno Nogueira (Batata para os amigos)

    PS: Já me esquecia, proponham o bombeiro 52 dessa corporação a Comandante e vão ver que tudo se resolve. loolll

    ResponderEliminar
  13. sr martis triste nao é voce ser o unico a identificar-se e tal como o meu colega de cb diz(pedro santos) o sr ter martins ou nao ter nada vai dar ao meusmo. mas a questao é que triste é haver gente a a falar o que nao sabe. a torre sim precisa de uma absc nao precisa de vlci ou vfci. em 1ª lugar é um carro de emergencia médica porque a nossa população precisa de conforto na viajem até ao local de urgencis........
    VAMOS TODOS LUTAR PARA A ABSC DO CORPO DE BOMBEIROS DE TORRE DE DONA CHAMA.
    deixo-vos aqui tambem os meus parabens pelo blog.
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Mas para que querem uma ABSC se voces não saem para determinadas emergencias?

    ResponderEliminar
  15. Olha este ultimo anónimo de ter alguma dor de... Deus queira que nunca precise de ajuda na àrea desse cb porque se fosse da minha ias ver o que era bom.
    Deves ser um parasita armado em BURRO se calhar a tua devem ser heróis.
    Quando falares diz qual o teu cb porque eu também gostava de cricá-lo porque muito coisa devem ter para dizer. ÉS mesmo parasita com dor de...

    ResponderEliminar
  16. Sem comentário a esse anónimo do dia 18 dás 00:02 deve ser mesmo ignorante.

    ResponderEliminar
  17. Tolos e bem tolos!
    Esse distrito deve ter muita gente... que gozo dizer:
    _o meu concelho, Gondomar, tem mais população que o distrito de Bragança! Para quê uma auto-estrada para aí? Se não, a gente, um IC5 um IP2 que vão sair dos meus impostos é uma vergonha; Chegava bem o IP4.
    Mirandela e Macedo de Cavaleiros; cidades no quê? São vilas e fracas!
    Vejam uma freguesia do meu concelho que tem mais população que esses dois concelhos juntos, estou a falar de Rio Tinto. Vinhais, Carrazeda, Vila Flor, etc. são uma quintas, ou melhor dizendo, uns lugares... Cidade e pequena é Bragança.
    Vamos falar de Bombeiros: Para quê ambulâncias para o distrito de Bragança? Se for pela vossa lógica do sr. Martins e sr. Anónimos temos mais saídas todos o cbs do meu concelho num mês do que o distrito todo de Bragança em 6 ou 7 meses. VFCI para quê, se não há aí florestas, pois só há estevas e matos rasteiros.
    Um helicóptero aí é de rir! O estado que veja o que anda a fazer que dê meios onde há gente; aí é bem Trás-os-Montes! Desculpem lá o que vou dizer a todos vocês bombeiros desse distrito: Vão guardar as cabras!_

    ASS: Manuel Luís Gondomar

    ResponderEliminar
  18. pra cá do marão mandam os que cá estão..18 de setembro de 2010 às 20:55

    sr. anónimo do dia 18 das 14:07
    Não leve a mal o que lhe vou dizer... se é bombeiro é só de farda e como nos bombeiros não se ganha muito dinheiro, troque de farda.. tem mais vocação para trabalhar no circo.. sentido de humor não lhe falta.

    ResponderEliminar
  19. Continuo a afirmar que essa CB é muito fraquinha e nem merece uma ambulância usada quanto mais nova...serve bem a que lá está...para bom entendedor meia palavra basta!

    ResponderEliminar
  20. Sr. Martins mais uma vez, vá difamar quem lhe quer mal, de certeza não será essa corporação...

    ResponderEliminar
  21. esee sr não merece comentário que diga quem é e de onde é pois logo podemos dizer algo sobre o cb dele aora Martins há muitos se os têm no sitio diga de onde é porque gola não lhe falta.

    ResponderEliminar
  22. Convido ao Sr Martins para vir a Torre criticar pessoalmente este cb se tiver coragem e for homem porque eu pessulmente explico-lhe bem o que é ser homem com eles no sitio dê a cara seu parasita deves ser de Mirandela

    ASS: BOMBEIRO TDC

    ResponderEliminar
  23. O Sr. Martins índa pode vir a precisar da cb de Torre de Dona Chama aí você vai percever que o que está a dizer é uma das muitas parboises que o Sr. diz. Espero que não porque não desejo mal a ninguém mas se um dia precisar de ser socorrido pela absc02 deste cb vai pensar e mudar logo a sua opinião. E verá logo que a torre precisa com a máxima urgência de uma absc nova.

    ResponderEliminar
  24. estamos perante uma guerra de distritos??? alguns de vocês presumo que nem sabem o que é uma ABSC? e alguns ainda se orgulham das urgências que fazem!!!Para o nosso amigo de gondomar acho bem tristes as afirmações que fez e se pensasse bem naquilo que disse certamente iria achar o quão ridículo é criticar isto e aquilo ...parecem discussões de crianças...isto é meu, aquilo é teu...o meu é melhor bla bla bla etc etc...meus amigos se não sabem comentar melhor irem para um forum discutir frustrações e casos mal resolvidos.
    este blog não merece manchas negras de comentários despropositados!
    pensem, reflictam antes de escrever parvoices sem sentido.

    ResponderEliminar
  25. Quando quiseres falar de Alfâdega da Fé bem cá falar pessoalmente antes de falar neste cb lava essa voca porca que tens anda cá que eu dou-te um chã para essa dor que deves ter martins vais ver como deixas de ser ignorante.
    Vai cuidar das cabras seu c...

    Aos colegas da Torre fica aqui um grande abraço e força para essa ABSC que tanto faz ai falta, os meus parabéns pelo vosso blog e não liguem a vozes de burro não chegam ao céu.

    ResponderEliminar
  26. Oh Sr. Gondomar!
    Pela conversa nota-se que votas-te no Valentim Loureiro....

    ResponderEliminar
  27. Os ...ladram, a caravana passa. Coitados, pobres de espírito.

    ResponderEliminar
  28. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!! (Mateus, v.3)

    ResponderEliminar
  29. Já foi tempo de comentar post, ou defender asserimamente uma ideia, mas considerando alguns destes comentário um pouco de raiva abrasa-me a vontade de responder. Conterme-ei, mas vou responder.
    Este distrito é um dos mais descentralizado a nivel das vontades e opções politicas, das quais os eleitores e população em geral não tem culpa.
    Não é por mero acaso que um grupo de nordestinos à uns tempos atrás mandou colocar uma placa á entrada do distrito, virada para o distrito de Vila Real, onde dizia: AQUI ACABA PORTUGAL!
    As nossas populações não têm culpa disso. Todos os nordestinos têm direito a receber socoro condigno, e ninguem na Torre D. Chama é excepção, ou deverá ser excepção.
    A reclamação de uma ambulância nova so demonstram que existe gente preocupada em socorrer, que se se preocupa com as condições de trabalho, com o conforto, com a segurança dos seus concidadãos.
    Este acto só demonstra profissionalismo nestes homens.
    S têm pouco serviço a culpa não é deles, mas preocupam-se em tornas todos esses poucos serviços em serviços prestados com qualidade, coisa que talvez em Gondomar não tenham possibilidade devido á falta de mãos a medir.
    Primasse pela qualidade e não pela quantidade.
    Reitero aqui o meu apoio nos Bombeiros da Torre em conseguirem uma nova ABSC, não por quererem um carro novo mas sim por mostrarem profissionalismo e vontade para fazerem bem e melhor, assim como evoco que é necessidade das restantes corporações em terem no minímo uma ABSC com condiçoes adequadas ao Socorro condigno.
    E atenção, o caso da Torre não é uníco no distrito.

    ResponderEliminar
  30. Pobre de espírito deve ser o Sr. Martins. Senão não diria coisas absurdas e sem sentido..
    Querer ter melhores condições para poder socorrer quem precisa de nós não é de nada de outro mundo...
    Mas demonstra que o que queremos é socorrer com a mímino de dignidade.
    Tal como todas as pessoas os habitantes da Torre e das redondezas também têm direito a ter um transporte condigno até ao hospital, para isso pagam os impostos.
    Penso que todos nós temos o direito de ser socorridos com o mínimo de condições, não interessando para isso se somos de um concelho ou de outro.
    A nossa missão é socorrer o próximo e não enxovalhar quem o pretende fazer.

    ResponderEliminar
  31. É tudo muito lindo e tal e vai-se dar um carro novo a quem não sabe socorrer mas apenas fazer um transporte ao hospital, táxi? Para isso serve bem a que lá está.. agora se me disserem que vão apostar também na formação, já é diferente! Começam a casa pelos alicerces e está tudo dito...

    ResponderEliminar
  32. Martins fica lá com a bicicleta que nós ficamos com os pedais.

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde;
    quando comentei sobre o meu concelho não foi para ofender ninguém, simplesmente foi para fazer ver que o Sr. Martins não critica-se esse C.B e outros C.B's desse distrito. Pois não é por números de saídas mas sim ter condições no socorro; porque é tão Português um habitante de Torre de Dona Chama ou desse distrito como um de Gondomar ou do meu Distrito... por eu penssar assim afirmo que é mesmo urgente aí uma nova ABSC.
    Mais uma vez pesso desculpa pelo mal entendido e muita força para esse GRANDE C.B de Bombeiros corajosos.
    Ao sr. Martins deixo aqui um conselho: não critique os C.B's do seu Distrito mas sim fale neles e leve-os ao máximo! Pois este blog é visto por muitos bombeiros deste país e ficam com uma ideia diferente de Bragança quando lêm os seus tristes comentários.
    Abraço
    ASS: Manuel Luís Gondomar

    ResponderEliminar