Um incêndio que ontem consumiu uma habitação na aldeia de França, em Bragança, fez ontem um ferido. Um homem sofreu queimaduras de primeiro grau na cara e nas mãos depois de o sofá em que estava deitado, junto a uma lareira, ter pegado fogo.
De acordo com os vizinhos, o incêndio destruiu a habitação por completo.
“Vi praticamente a cozinha da casa a arder e o senhor sentado, com queimaduras na cara e nas mãos”, conta Cláudia Rodrigues. Já Ana Afonso pediu para chamar os bombeiros. “Corremos para lá mas pouco fizemos porque quando os bombeiros chegaram a casa já estava toda ardida.”
A casa, onde moravam duas pessoas, ficou completamente destruída pelas chamas, que não se propagaram a habitações vizinhas.
Cláudia Rodrigues, uma das primeiras pessoas a chegar ao local, explica que o incêndio começou num sofá que estava junto à lareira.
“Ele estava sentado e caiu. O sofá começou a arder e a queimar tudo. Também estava lá uma botija de gás, que não chegou a explodir.”
Os dois moradores, uma viúva de cerca de 80 anos e um filho de pouco mais de 30, ficaram desalojados. Ana Afonso diz que a população começou já a pensar em alternativas e em formar uma corrente de solidariedade que ajude esta família.
“Isso depois já alguém tem de falar porque eles precisam mesmo de ajuda. As pessoas ainda começaram a falar em juntar-se e falar com o senhor padre.”
O incêndio deflagrou pouco antes das cinco da tarde. No local estiveram dois veículos pesados dos bombeiros de Bragança, apoiados por dez homens.
Escrito por Brigantia