sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Protecção Civil eleva nível de alerta para laranja

O alerta laranja, o segundo mais grave, foi activado em todo o território continental às 14 horas, devido ao agravamento das condições meteorológicas, anunciou a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta que todo o país está a ser influenciado por uma depressão muito cavada e pela passagem de uma frente fria de grande actividade, que se aproxima pelo Litoral e que se estenderá às restantes regiões, situação que irá provocar "precipitação intensa" e "vento muito forte".
"Assim, chama-se a atenção para a ocorrência de chuva persistente e forte em todo o território, com maior incidência entre as 14 horas de hoje (sexta-feira) e as 12 horas de amanhã (sábado)", adianta a ANPC, advertindo que o período com precipitação mais intensa deverá ocorrer entre as 15 horas e as 21 horas, na região Litoral Oeste.
Nas regiões do Interior, prevê-se que o período mais crítico ocorra entre as 18 horas de hoje e as 6 horas de sábado.
A ocorrência de precipitação será ainda acompanhada por uma "intensificação do vento e da agitação marítima", tanto no Litoral Oeste como na costa sul, acrescenta o comunicado.
Devido às previsões meteorológicas, a ANPC alerta ainda para a necessidade de se desobstruir os sistemas de escoamento de águas pluviais, limpar algerozes e caleiras e adotar "cuidados redobrados" nas actividades relacionadas com o mar ou que ocorram nas suas proximidades.
A ANPC chama também a atenção para a condução de viaturas devido ao piso escorregadio e formação de lençóis de água, além de ser necessário fixar as estruturas soltas.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário