segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Câmaras de vigilância nos balneários dos bombeiros de Caneças

Os bombeiros de Caneças nem queriam acreditar quando, há cerca de um mês, chegaram ao quartel e verificaram que estavam a ser instaladas câmaras de videovigilância nos corredores, outras áreas comuns... e nos balneários masculinos. A decisão terá sido justificada pelo comandante com a sequência de pequenos furtos que estavam a ocorrer no edifício Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caneças.


A situação revoltou os activos daquele quartel (são cerca de 80 bombeiros), pois não foram consultados e de nada valeram os protestos, segundo contou ao DN um dos bombeiros, que pediu o anonimato, com receio de represálias. "Os homens que estavam a montar as câmaras avisaram o comandante que era ilegal colocá-las nos balneários, mas ele respondeu que a casa é dele e que é ele quem manda. É assim que ele responde sempre que se protesta", explicou.



As câmaras não apanham todo o balneário, mas uma das zonas é precisamente o local de passagem para os chuveiros: "Depois de ver as imagens, até já fez comentários como 'tens umas cuecas um bocado gays' e outros piores. É constrangedor. Alguns de nós optamos por tapar-nos com toalhas. E temos de nos lembrar que estão lá jovens de 14 anos."



A instalação das câmaras aconteceu depois de uma sequência de pequenos furtos: "Começou a faltar material nos carros e também combustível." Nos balneários, situação idêntica: "Desapareciam champôs e tabaco, pequenas coisas, nada que justifique câmaras." O mesmo acontecia no balneário das senhoras, mas neste local não foram colocadas quaisquer câmaras de videovigilância.



Segundo este bombeiro, o comandante Manuel Varela da Conceição afirmou que o sistema "foi comprado por ele, com dinheiro do comando", que é angariado através da organização de pequenos eventos. Terá custado cerca de 5000 euros.



Este comandante está há três anos nesta corporação e é visto pelo bombeiro "como ausente". "Só aparece à noite e fecha-se para ir ver as imagens. Ele diz que só ele é que vê, mas o comando é constituído por três pessoas, uma é mulher. Quem me garante que mais ninguém vê?", questionou.



Os bombeiros reclamam há algum tempo uma renovação do fardamento, mas o comandante nunca autorizou: "O nosso antigo comandante deixou-nos muito bem equipados, agora este... Houve quem ameaçasse denunciar toda esta situação, mas nunca o fez, temos medo das possíveis represálias."


O DN falou com o segundo comandante do quartel, Carlos Carolina, que não quis prestar qualquer esclarecimento sobre as câmaras de videovigilância, na au- sência de Manuel Varela da Conceição, que o DN não conseguiu contactar.


Fonte:DN

Sem comentários:

Enviar um comentário