segunda-feira, 13 de setembro de 2010

150 mil cabras vão ajudar a combater incêndios

O partir do próximo ano, a prevenção de incêndios florestais vai ter um novo aliado: o gado caprino.
Trata-se de um projecto levado a cabo pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Douro-Duero para ser implementado nos distritos de Bragança e Guarda, do lado português e nas províncias de Zamora e Salamanca, do lado espanhol.
Chama-se “Self-Prevention” e consiste em introduzir 150 mil cabeças de gado caprino nesta região para que actuem como “limpadores naturais” dos campos agrícolas abandonados e dos montes, deixando livres de vegetação zonas de potencial perigo de incêndio.
“Pretendem que sejam 150 mil que vão pastorear nesta região. O gado caprino vai aonde o homem não chega e limpam tudo por onde passam”, explica Jorge Gomes, o governador civil de Bragança, que apoia o projecto. O governador salienta a importância desta iniciativa para a prevenção dos fogos florestais.
“Para além da vertente de prevenção dos incêndios, está em causa um projecto de grande dimensão, de desenvolvimento económico, de combate à desertificação, que vai criar riqueza, postos de trabalho e novas infraestruturas industriais.”
Está prevista a criação de uma empresa que ficará responsável pela distribuição dos efectivos caprinos e pela criação de equipamentos que sustentem a rentabilidade económica do projecto.
É o caso de 12 queijarias, 15 lojas de comercialização de produtos e dois matadouros.
Serviços que vão criar 558 postos de trabalho.
“Na criação dos cabritos, nas queijarias, nas lojas de apoio, enfim. São em infraestruturas que têm de ser edificadas nos quatro distritos.”
O projecto vai começar a ser implementado no próximo ano e está orçado em 48 milhões de euros.

Fonte: Rádio Brigantia

1 comentário:

  1. O sr Martins antes de falar no cb de Alfândega da Fé ou noutro cb venha para aqui e guarde as cabras pois deve ter mais sucesso de que ser bombeiro.
    Um dia passe por cá em Alfândega para falar o que diz por aqui não se esconda por trás do blog de a cara.

    ResponderEliminar