Filipe Silva e Augusto Gomes são os bombeiros voluntários do momento, na corporação de Barcelinhos. Tudo porque, na terça-feira, logo pela manhã, foram "padrinhos" de uma bebé que nasceu em pleno transporte de urgência que realizavam, após terem sido accionados pelo 112.
"Fomos chamados pelo centro de coordenação do CODU às seis e meia da manhã para prestar auxílio a uma grávida que estava na A 11", referiu Filipe Silva, 27 anos e bombeiro há dez. No entanto, e após 13 minutos a alta velocidade na ambulância, deram com a grávida na A 28, Viana do Castelo/ Porto, onde também se encontrava a VMER de Barcelos. "A senhora estava sentada no carro, juntamente com o marido. A viatura do casal avariou na zona de Apúlia, em plena auto-estrada, e pediram auxílio", explicou Augusto Gomes, que acabaria por receber um "presente" antecipado, pois comemora este mês 25 anos ao serviço dos voluntários de Barcelinhos.
"Ela estava grávida de 38 semanas e, dois minutos após entrar na ambulância, a bebé nasceu", disse, com um brilho nos olhos, o sub-chefe Silva. "É uma sensação única, poder dar apoio a um parto e é um momento que fica para a vida. Ainda por cima, o nosso primeiro parto", referiram os dois bombeiros, ao JN.
Segundo explicaram, foi a quinta vez que os Bombeiros Voluntários Barcelinhos tiveram uma das suas ambulâncias transformada em sala de partos, em 25 anos. Diana, nome da bebé, nasceu saudável e é a segunda filha de uma mãe que reside em Roriz, Barcelos, que preferiu manter o anonimato. Mãe e filha foram encaminhadas para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim, onde estão ambas bem mas ainda internadas.
Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário