terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Acidente Simulado



No passado dia 30 de Janeiro, os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, realizaram um exercício operacional, onde simularam um acidente rodoviário.
Este acidente aconteceu no troço 7 da via estruturante, no conhecido “Viaduto do Carpan”, e o alerta caiu no nosso quartel às 09:28horas.
Para o local saiu de imediato uma Ambulância de Socorro e uma Viatura de Desencarceramento. À chegada ao local, as primeiras viaturas depararam-se com um cenário que envolvia dois automóveis ligeiros de passageiros e um ciclomotor, existindo no total sete vítimas, três encarceradas em cada um dos automóveis e o condutor do ciclomotor que após ter sido projectado, caiu do viaduto que tem sensivelmente 15 metros, sendo necessária a intervenção da equipa de Grande Ângulo para fazer o respectivo resgate.
O objectivo deste exercício, centrou-se sobretudo na organização e gestão de um cenário de multi-vítimas, não descurando obviamente a abordagem e resgate das diferentes vítimas e a aplicação dos novos conceitos do método SAVER.
Realça-se o facto de o exercício ter sido feito o mais secretamente possível, uma vez que os bombeiros foram convocados para uma formatura geral e foi a meio da mesma que caiu o alerta na central.
A última vítima a ser resgatada, deu entrada no posto de triagem às 10:46horas, tendo sido “evacuada” para o hospital às 11:03horas.
Na análise final do exercício, constatou-se a rapidez e a eficácia do resgate das vítimas, tendo sido detectadas algumas anomalias inerentes aos exercícios simulados que, por vezes, são tratados e solucionados pelos operacionais, com menos destreza ou, até mesmo, menos empenho.
No exercício estiveram envolvidos 41 elementos, distribuídos por quatro Ambulâncias de Socorro, três Ambulâncias de Transporte, duas Viaturas de Desencarceramento, uma Viatura de Apoio, uma Viatura Urbana de Combate a Incêndios e duas Viaturas de Comando, tendo sido dado por terminado às 12horas.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário