quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º Curso Ministrado na ULF da ENB, do Distrito de Vila Real Sediada nos B. V. Flavienses em Chaves

Terminou no passado dia 27 de Novembro o primeiro curso realizado na Unidade local de Formação (ULF) da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), do Distrito de Vila Real sediada nos Bombeiro Voluntários Flavienses em Chaves.
O curso Combate a Incêndios Florestais para equipas de 1ª intervenção (CIFEPI) teve a duração de 50 horas distribuídas por nove dias em horário pós laboral e contou com 17 elementos dos corpos de bombeiros voluntários de Salto, Cruz Verde - Vila Real, Peso da Régua e Cruz Branca – Vila Real, tendo como formadores da ENB Manuel Miranda dos BV Viatodos e a Catarina Vicente dos BV de Murça.
A instalação distrital das Unidades Locais de Formação (ULF) insere-se numa estratégia de resposta eficiente e eficaz, à necessidade de ministrar formação de promoção na carreira de bombeiro, principalmente nos módulos obrigatórios de promoção a Bombeiro de 2.ª, a Bombeiro de 1.ª e a Subchefe, conforme Despacho n.º 21722/2008, de 20 de Agosto. Desta forma, intenta-se formar adequada e atempadamente os bombeiros inscritos, em horários e locais que minimizem faltas laborais e ausências do seio familiar. No entanto, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) pretende que o funcionamento das ULF seja caracterizado pelo rigor organizativo e pedagógico, facto que valoriza e enaltece todos os intervenientes.
Esta nova responsabilidade, associada à conhecida dispersão geográfica dos Corpos de Bombeiros e consequente distância física dos Centros de Formação da ENB, conduziu, inevitavelmente, à necessidade de adopção de um novo modelo formativo, assente no conceito das Unidades Locais de Formação - ULF.
Um conceito construído no fomento de parcerias envolvendo a ENB/Associações/CB e sustentado em Protocolos, que possibilitam o aproveitamento da capacidade instalada, ou a instalar, ao nível das construções e dos equipamentos.
As infra-estruturas, naturais e edificadas, para a formação na área dos incêndios florestais e urbanos e industriais, os equipamentos de suporte correspondentes e uma bolsa de formadores adequada aos diferentes módulos em presença, constituem o triângulo de instalação das ULF e condição do seu sucesso.
Estabelecendo parcerias, empregando formadores certificados, recorrendo a estruturas simples, racionalizando recursos, é possível aproximar a formação dos seus destinatários, sem prescindir da precisão técnica, do cuidado pedagógico e da segurança dos exercícios.
Por esta via, de igual modo, garantir-se-á a harmonização pedagógica dos conteúdos programáticos e de avaliação bem como a universalização da linguagem, conceitos e gestos técnicos, em suma, a normalização do acto formativo.
Para este ano encontra-se previsto ainda um curso de Chefe de equipa de combate a incêndios florestais (CECIF) com a duração de 25 horas e a realizar de 10 a 14 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário