domingo, 11 de setembro de 2011

Contenção orçamental "não impede" investimento na protecção civil


O ministro da Administração Interna assegurou, este domingo, que a contenção orçamental "não impede" o investimento na protecção civil, e anunciou a assinatura, este mês, de contratos de financiamento superiores a 21 milhões de euros para 37 corporações de bombeiros.
"Outros investimentos se seguirão, tendo em conta as prioridades e os meios financeiros disponíveis", disse Miguel Macedo, que presidiu à sessão solene comemorativa do Dia Nacional do Bombeiro Profissional, que decorreu em Loulé.
O ministro reconheceu que "a dotação de mais e melhores meios" é uma aspiração de todas as corporações de bombeiros, mas alertou para a "necessidade de potenciar os recursos e garantir uma justa e racional aplicação dos dinheiros públicos".
"A situação económica exige o maior rigor e transparência na aplicação dos meios", observou Miguel Macedo, acrescentando que "é possível obter melhores resultados, caso se saiba gerir prioridades, evitar o desperdício e controlar a execução".
O governante assegurou que a segurança das populações "nunca será subestimada, mesmo neste período de forte contenção orçamental que o país atravessa".
"Queremos, com todo o rigor, continuar a reforçar e a reformar o sistema de protecção civil em várias frentes", disse o ministro, recordando no mês de Julho "foram assinados contratos de financiamento com corporações de bombeiros do distrito do Porto, no valor de 13 milhões de euros".
"São verbas destinadas a reforço de material de combate aos incêndios urbanos e florestais e em equipamento operacional de limpeza de neve", observou.
O governante recordou ainda que, "nos últimos anos têm sido feitas reformas ao nível da protecção civil para agilizar a capacidade de intervenção e prevenção", apontando a "diminuição de ocorrências" registadas até ao dia 29 de Agosto, comparativamente com 2010.
"Este ano registaram-se 15181 ignições, tendo ardido cerca de 34.006 hectares, menos 2232 ignições que em 2010 e uma redução de 91219 hectares de área ardida", disse Miguel Macedo.
O ministro evocou os acontecimentos "trágicos" do 11 de Setembro para saudar a "dedicação e a coragem dos bombeiros à causa pública".


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário