sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Acidente com trator deixou agricultor ferido com gravidade

 

Um homem de 68 anos ficou ferido com gravidade, esta quinta-feira de manhã, na sequência de um acidente com o seu trator agrícola, em Besteiros, concelho de Carrazeda de Ansiães.
 
 
foto Eduardo Pinto / JN
Acidente com trator deixou agricultor ferido com gravidade 
O local do acidente situa-se num vale acentuado, o que não facilitou o socorro
Depois de assistido no local pelos Bombeiros Voluntários de Carrazeda e a seguir pela equipa da ambulância SIV de Mirandela, foi evacuado no helicóptero do INEM para o Hospital de Bragança, com traumatismos nas pernas e ferimentos na cabeça. Apesar dos ferimentos, a vítima esteve sempre consciente.
O agricultor João Lopes saiu cerca das 8 horas da manhã de casa, em Fontelonga, para ir apanhar azeitona numa propriedade situada numa zona conhecida como "pousado grande". Antes de chegar ao destino, "o condutor ter-se-á distraído e o trator saiu do caminho agrícola. Ao tombar na ribanceira apanhou-o nas pernas e na cabeça", disse, ao JN, o comandante dos Bombeiros de Carrazeda, Abílio Félix.
O local do acidente situa-se num vale acentuado, o que não facilitou o socorro. Foi preciso a ajuda do jipe da GNR para rebocar uma carrinha em cuja caixa foi transportado o sinistrado até às ambulâncias, que tiveram de ficar na estrada municipal que liga Besteiros a Seixo de Ansiães.
O helicóptero conseguiu aterrar num terreno agrícola a poucos metros dali.
O local do acidente situa-se num vale acentuado, o que não facilitou o socorro
 
Fonte: JN

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Acidente em Agrochão

 
 
Ocorreu esta manhã, um acidente na estrada nacional 206 que liga Torre de Dona Chama a Bragança. O despiste de uma viatura ligeira ocorreu na localidade de Agrochão, concelho de Vinhais. Do acidente, resultou um ferido ligeiro que foi transportado ao hospital de Bragança. No local, estiveram os bombeiros de Torre de Dona Chama, Vinhais, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM e a GNR de Torre De Dona Chama e Vinhais.
 
Foto: bvtorrededonachama.blogspot.pt

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mulher encontrada dentro de armário estrangulada

 

Uma mulher, de 84 anos, foi encontrada, esta quinta-feira à tarde, morta dentro de um armário fechado, no interior da sua casa, na Aroeira, freguesia de Charneca da Caparica, concelho do Seixal. A descoberta macabra ocorreu cerca das 13.45 horas, quando os bombeiros, a pedido da GNR, se deslocaram ao local para procederem à abertura da porta da residência.Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) contou ao JN que, após entrarem na residência, os bombeiros e militares da GNR encontraram a mulher com sinais de estrangulamento dentro de um armário.A descoberta levou à chamada da Polícia Judiciária, que está neste momento no local a recolher pistas.
Fonte: JN

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

José Manuel Moura no Comando Nacional da Proteção Civil

 


José Manuel Moura é a escolha do governo para o Comando Nacional da Proteção Civil, sabe a Antena 1.
Atual responsável pela Proteção Civil do distrito de Leiria, Moura vai substituir no cargo o actual Comandente Nacional, Vítor Vaz Pinto.

A substituição estava prevista há muito e ganhou força com as alegadas falhas de coordenação do grande incêndio do Algarve, no verão passado. O ministro da Administração Interna aproveitou assim a entrada do novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, general José Manuel Couto, para proceder a mudanças no Comando Nacional.

José Manuel Moura tem 49 anos e desde 2004 que desempenha funções de coordenação na estrutura da Proteção Civil.

Formado em gestão, o futuro Comandante Nacional tem vários cursos na área da protecção e socorro e é perito da União Europeia em matéria de protecção Civil.

José Manuel Moura já representou Portugal em vários exercicios europeus e liderou a missão da protecção civil nacional enviada ao Chile na sequência do sismo de 2010.

Fonte: RTP Notícias

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Simulacro de incêndio testa plano de emergência em Miranda do Douro

 

bombeiro.jpg
O Plano de Emergência do município de Miranda do Douro foi ontem testado com a realização de um simulacro de incêndio numa instituição particular de solidariedade social situada bem no centro histórico da cidade.O documento foi aprovado há três meses e teria agora de ser testado. Foi simulado um incêndio na cozinha da Santa Casa da Misericórdia e que alastrou para a ala dos acamados, do qual resultou um morto, seis feridos graves e 15 ligeiros.O comandante dos bombeiros de Miranda do Douro, Luís Martins, diz que as maiores dificuldades se prenderam com “o espaço que é muito reduzido para colocar cá as viaturas e também o facto de ser um edifício já com alguns anos e as condições de socorro estarem um bocado dificultadas principalmente na ala dos acamados”.Neste simulacro, foi reunida a comissão municipal de emergência e protecção civil para avaliar a situação.O vice-presidente da câmara de Miranda do Douro e responsável pela Protecção Civil no concelho considera que “o plano de emergência está bem estruturado, mas esta foi a primeira vez que nós fazemos um exercício destes no concelho de Miranda”. Ilídio Rodrigues acrescenta que “numa situação real aconteceria o mesmo, pois isto serve para testar e também para aprender com os erros”.O exercício serviu também para testar o Plano de Emergência Interno da Santa Casa de Misericórdia de Miranda do Douro, com 88 utentes em internamento.O provedor, Mário Corredeira, realça que “já há uns anos que tínhamos pedido este simulacro, mas acabou por entrar também a câmara por causa do Plano de Emergência Municipal. Já tínhamos feito em Duas Igrejas e Palaçoulo, mas aqui não”.
Neste simulacro estiveram envolvidas 16 viaturas e 48 bombeiros das corporações de Miranda do Douro e Sendim.

Escrito por Brigantia

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Inundações causam 20 desalojados em Loulé

 

 

foto MELANIE MAP'S/JN
Inundações causam 20 desalojados em Loulé
 
Vinte pessoas ficaram desalojadas devido ao mau tempo no concelho de Loulé, o município algarvio mais afetado pela chuva, esta quinta-feira de madrugada.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, algumas pessoas foram realojadas em casa de familiares, havendo uma família de seis pessoas (uma mãe e cinco filhos) que está no quartel dos Bombeiros de Quarteira e outras duas no Centro de Saúde de Loulé.
A chuva entretanto parou, o que leva as autoridades a admitirem que a maioria dos desalojados possa voltar a suas casas ainda esta quinta-feira, "se houver condições para tal".
Das 105 inundações registadas durante a madrugada no Algarve, 94 foram no concelho de Loulé, onde se encontra um total de 70 operacionais, entre bombeiros, militares da GNR e elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Em Loulé, o mau tempo obrigou ainda à suspensão do transporte ferroviário de passageiros entre a cidade e Boliqueime, serviço que está a ser efetuado por autocarro, disse à Lusa fonte da CP.
Na Estrada Nacional 125, entre Loulé e Boliqueime, há também registo de fortes inundações, constatou a Lusa no local.
Já em Tavira, a subida da água provocou o corte de duas estradas, nas zonas da ribeira do Almargem e Ponte de São Domingos, disse à Lusa o presidente da autarquia, Jorge Botelho. Segundo o autarca, não há registo de inundações ou danos substanciais nesta cidade, nem de pessoas desalojadas.
 
Fonte: JN

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Despiste causa um morto e um ferido ligeiro




Ontem, por volta das 22:00 horas, os bombeiros de Torre de Dona Chama, receberam o alerta para um despiste seguido de capotamento de uma viatura ligeira, na estrada que liga Torre de Dona Chama a Mirandela. Do acidente, resultou um ferido ligeiro de 22 anos e um morto de 24 anos, ambos do sexo masculino. No local, estiveram nove bombeiros de Torre de Dona Chama, uma equipa dos bombeiros de Mirandela, uma ambulância e um helicóptero do INEM.

Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com
 

sábado, 27 de outubro de 2012

Bombeiros de Terras de Bouro indignados

 

  O comandante dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro está indignado com a forma como foi conduzido o socorro, no Parque Nacional da Ermida, uma zona de montanha que requer meios adequados.
"Não consigo entender que os bombeiros de Terras de Bouro não tenham sido acionados para um acidente na sua área de influência... Para um acidente numa zona de montanha quando estamos equipados para o socorro nestas situações", disse José Dias, comandante dos Bombeiros de Terras de Bouro.
"Acionaram uma ambulância da Cruz Vermelha que não tem condições para o socorro em montanha", explicou. "Não entendo como é possível".
"A única coisa que nos pediram foi uma equipa de socorro para um acidente de viação no Parque Nacional da Ermida...", contou José Dias.
Os Bombeiros de Terras de Bouro acabaram depois por enviar duas viaturas de resgate para o local, uma das quais se envolveu num acidente de viação na estrada de acesso ao local do incidente.
 
Fonte: JN

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Despiste faz um morto nas antigas portagens da Maia

 

 
foto Hermana Cruz/JN
Despiste faz um morto nas antigas portagens da Maia
A vítima ficou encarcerada na viatura
O despiste de um Seat Ibiza, esta quarta-feira, nas antigas portagens da Maia, provocou a morte do condutor, um homem de 48, residente em Vila Nova de Gaia.
O condutor despistou-se, por volta das 10 horas, no acesso da A3 para a A41, no sentido Porto/Maia, e foi embater no separador das antigas portagens.
 
foto Hermana Cruz/JN
Despiste faz um morto nas antigas portagens da Maia
Os bombeiros de Moreira da Maia estão a tentar desencarcerar a vítima
O acidente ocorreu em frente ao edifício da Divisão de Trânsito da GNR, na Maia. O estrondo violento foi ouvido nas instalações da Guarda e uma equipa deslocou-se imediatamente para o local, a pé.
O trânsito nunca chegou a parar, visto que uma das faixas, a da direita, ficou livre, com a GNR a orientar o tráfego.
Dada a violência do embate, foi preciso desencarcerar a vítima, um empresário de 48 anos, residente em Vila Nova de Gaia. Trabalho que ficou a cargo dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia.
O INEM confirmou o óbito no local do acidente.
Fonte: JN

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Homem morreu ao inalar vapores de vinho em fermentação

Um homem de 77 anos morreu, nos arredores da cidade de Coimbra, devido à inalação de vapores da fermentação do vinho.
De acordo com uma fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, o homem tombou inanimado para o tanque do vinho em fermentação.
A vítima deslocara-se para o local com a intenção de "mexer o vinho", acrescentou.
O acidente ocorreu, sábado, pouco depois das 19.00 horas, na localidade de Quinta do Colaço, freguesia de Almalaguês, em Coimbra.
 
Fonte: JN

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Acidente na nacional 206


Ocorreu ao fim da tarde de ontem, junto ao cruzamento de Fornos de Ledra, estrada nacional 206, uma colisão entre dois veículos. Do acidente, resultaram dois feridos ligeiros, que foram assistidos  no local, pelos bombeiros de Torre de Dona Chama e, de Macedo de Cavaleiros. A GNR de Torre de Dona Chama e Macedo de Cavaleiros também estiveram no local. Os dois feridos, foram evacuados para o hospital de Bragança.
 
 


 
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com
 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Incêndio destrói oito autocarros e deixa alunos sem transporte

 

Oito autocarros foram destruídos, na madrugada desta quinta-feira, por um incêndio, em Montelavar, concelho de Sintra. Não houve feridos. Tudo indica que terá sido um ato de vandalismo. As várias explosões que se ouviram assustaram a população.
O alerta foi dado, pouco depois das 2.15 horas, por um jovem de 25 anos que passava de carro na Rua Alferes Álvaro Augusto de Sousa, em pleno centro de Montelavar, e viu labaredas no interior de um autocarro. Minutos depois, quando regressou ao local acompanhado dos bombeiros, já as chamas tinham tomado os restantes veículos.
Os oito veículos (e não nove, como incialmente avançado ao JN) - sete pertencentes à empresa Mafrense e um outro da Junta de Freguesia de Montelavar - estavam estacionados num parque privado a cerca de 200 metros das instalações dos Bombeiros Voluntários de Montelavar e ficaram completamente destruídos. A rapidez da propagação das chamas sustenta a tese de que se tratou de fogo posto e aumenta a indignação da população por esta ser uma localidade pacata.
Muitos habitantes de Montelavar saíram para a rua em pijama e robe, assustados pelas enormes labaredas e as sucessivas explosões que fizeram estremecer as casas em volta.
foto Paulo Lourenço/JN
Incêndio destrói oito autocarros e deixa alunos sem transporte
Nove autocarros incendiados durante a madrugada
A presidente da Junta de Freguesia, Lina Andrês, fala num "cenário dantesco", que assustou a população. "Acordei com o barulho de explosões. Pareciam tiros de caçadeira. Liguei imediatamente à GNR, que me disse imediatamente o que estava a acontecer. Parecia um cenário de guerra", adiantou.
A autarca mostrou-se "desolada" por a junta ter perdido o seu único autocarro. "Estamos muito angustiados. Parece-me fogo posto e os seguros não cobrem vandalismo. Portanto, temos aqui um problema, pois com este autocarro servíamos a comunidade escolar, a igreja, os idosos, ou seja, todas as nossas atividades", disse.
Segundo um morador, contactado pelo JN, várias crianças ficaram, esta quinta-feira de manhã, sem transporte para a escola, uma vez que a empresa que assegura estas ligações não teve capacidade imediata de resposta.
A Polícia Judiciária já está a investigar. Desconhece-se como o autor, ou autores, do incêndio entraram no local, que está vedado. Os autocarros já ali eram estacionados há quatro anos.
 
Fonte: Jn

sábado, 22 de setembro de 2012

Dois bombeiros feridos quando seguiam para incêndio

 

 


Um acidente com uma viatura dos Bombeiros de Lourosa provocou um ferido grave e um ligeiro entre os operacionais que se dirigiam para uma área de incêndio, disse fonte do Comando Distrital Operacional de Socorro (CDOS) de Aveiro este sábado.
O ferido grave apresenta uma fractura, especificou a fonte à Lusa.
A viatura despistou-se na zona de Canedo devido ao trânsito que se registava na via.
O acidente verificou-se a dois ou três quilómetros do local para onde se dirigiam os bombeiros para combater um incêndio.
 
Fonte: CM
 
 

Bombeiros da Torre querem taxa para ajudar soldados da paz

 
 
        

 

Os bombeiros de Torre D. Chama querem que a população pague uma taxa para ajudar os soldados da paz. Em entrevista ao programa Viagens na Minha Terra desta semana, da Brigantia, o presidente da Associação Humanitária, Paulo Miguel, defende a cobrança deste valor suplementar na factura da água.“Já foi falado com a Câmara no sentido de criar uma taxa na factura da água, por exemplo de 0,50 euros, paga pelos munícipes, que são quem beneficia dos bombeiros. Nem toda a gente é sócio. Se a Câmara tiver 10 mil contadores de água no município são 5 mil euros. Nós actualmente recebemos, apenas, 5 mil euros da Câmara”, realça o responsável. Para Paulo Miguel esta taxa simbólica faz toda a diferença para equilibrar as contas da associação, que teve uma grande quebra nas receitas com a diminuição do transporte de doentes.“Como o concelho de Mirandela tem duas associações podia dividir, sendo a maior tranche para os bombeiros de Mirandela. A Câmara não teria qualquer custo e era uma ajuda importante para os bombeiros”, salienta Paulo Miguel. O presidente da Associação lembra que esta taxa é para apoiar o socorro às populações, ao contrário de outras taxas cobradas aos munícipes.“Estamos a pagar uma taxa de 2,39 euros de audiovisual na factura da luz e ninguém se queixa e não sabe para onde vai esse dinheiro”, sublinha o responsável.
Os Bombeiros de Torre D. Chama a pedirem ajuda à população para enfrentarem as dificuldades.

Escrito por Brigantia

Bombeiros de Vinhais levam crianças à escola

        

Os Bombeiros de Vinhais estão a fazer pela primeira vez o transporte de crianças para a escola, desde o início do ano lectivo.Esta foi a solução encontrada pela Associação Humanitária para compensar a diminuição das receitas provenientes do transporte de doentes.E a solução parece agradar aos mais pequenos.Os carros ainda mantêm o letreiro “Transporte de Doentes”, mas há uma semana que, no concelho de Vinhais, transportam as crianças para a escola.A admiração que os mais pequenos têm pelos soldados da paz, faz com que cada viagem seja única.A pequena Beatriz diz que “é divertido andar de carro com os bombeiros” e diz mesmo que prefere ir com estes soldados da paz do que com os pais.Os pais dizem que é a forma mais segura para os filhos irem para a escola. Andreia Sousa é mãe de duas crianças de 4 e 8 anos, que agora vão no mesmo carro. “Eu acho que a carrinha tem excelentes condições”, concluiu.Para os bombeiros, transportar os mais pequenos é uma tarefa fácil e divertida. Bruno Guedes conta que “os mais pequenos portam-se bem e vão sempre todos contentes”, explicou.A corporação tem 10 bombeiros habilitados a fazer o transporte de crianças e 4 carros devidamente licenciados. O presidente da Associação Humanitária, Humberto Martins, adianta que com este novo serviço “estão garantidos os quatro postos de trabalho que estavam em risco, por causa da diminuição do transporte de doentes”.
A corporação também pretendia fazer o transporte de alunos em Bragança, mas a Câmara não aprovou a candidatura dos bombeiros por esta não ser a actividade principal da Associação Humanitária.

Escrito por Brigantia

domingo, 16 de setembro de 2012

Incêndio em Sezulfe

 
 



 
 
Este incêndio ocorreu ontem à tarde, no concelho de Macedo de Cavaleiros, onde por incrivel que pareça, numa área ardida de 3 héctares (+/-) estiveram presentes duas equipas de Macedo, uma de Torre D. Chama, duas equipas terrestres e uma heli-transportada dos GIPS da GNR. O incêndio teve uma duração inferior a 3 horas. 
 
Em contrapartida, ainda ontem, por volta das 20:30 horas, deflagraram dois incêndios florestais em Torre de D. Chama, tendo um  dos incêndios sido extinto ainda ontem, e o outro hoje de manhã.  Com uma área total ardida superior a 15 héctares, estiveram envolvidos no combate às chamas uma equipa de Torre de Dona Chama, apoiados por 14 voluntários,  uma equipa de Bragança, Vinhais, Mirandela e já hoje o comando de Mirandela, que foi ajudar o comandante local que já se encontrava no teatro de operações desde ontem. É esta a nossa realidade...
 
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.pt
 
 
 

Bombeira morreu em combate ao fogo em Arganil

 

foto Carlos Jorge Monteiro/Global Imagens
Bombeira morreu em combate ao fogo em Arganil
 
 
 
Uma bombeira dos Bombeiros Voluntários de Coja, Arganil, morreu, este sábado à tarde, ao tentar fugir das chamas que devastaram por completo a floresta de Casal Cimeiro, freguesia de Barril de Alva
Para além da vítima mortal, do acidente resultaram ainda quatro feridos, um deles em estado grave, e a destruição total do carro de combate a incêndios em que seguiam os cinco elementos dos Bombeiros.
"Foi uma tragédia como nunca antes havia acontecido nesta corporação, que vai festejar meio século de vida em janeiro próximo", afirmou, ontem, o presidente da Câmara de Arganil, lançando suspeitas sobre "mão criminosa"- "em poucos dias, três incêndios devoraram 1500 hectares de floresta", disse.
Ricardo Alves explicou que a viatura em que seguiam Patrícia Abreu, de 25 anos, e os outros quatro jovens colegas ter-se-á despistado e ficou presa numa árvore. "Ao tentarem fugir, algo aconteceu para a bombeira ter ficado para trás. Ficou completamente carbonizada", disse, emocionado, o autarca.
Um ex-colega da falecida, que era filha de um antigo bombeiro, irmã de um no ativo e mulher do bombeiro Ricardo Santos, de 25 anos, disse ao JN, precisamente no local onde foi encontrado o cadáver da vítima - a cerca de 50 metros do carro ardido -, que "a Patrícia era boa companheira, muito educada, mas tinha um problema de mobilidade, por ser muito forte - teria mais de 90 quilos". Por isso, o ex-colega, que conhece bem a zona do sinistro e tem experiência de combate a incêndios, diz que "o que pode ter acontecido é ela ter caído ou desmaiado ao tentar fugir e as chamas terem-na apanhado".
"Foi uma desgraça na família da Patrícia. Ela tinha comprado casa há cerca de um ano. Vivia com o Ricardo. Estava a formar vida e foi tudo ceifado por causa de uns bandidos que andam aí a atear incêndios para ganhar dinheiro à custa de tragédias", desabafou, ao JN, uma idosa que, ontem à noite, no quartel dos BVC, aguardava notícias dos três feridos que entretanto tiveram alta hospitalar e do ferido grave, residente em Bogalhos, que se encontrava ventilado e sedado.
Fonte: JN

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Médico salva pugilista em combate na rua

 

foto casal ribeiro
Médico salva pugilista em combate na rua
 

Uma disputa de boxe em Espinho acabou de forma inesperada. Um pugilista sofreu uma paragem cardiorrespiratória após um murro na cabeça. Valeu-lhe a presença de um médico e de um desfibrilhador.
Faltavam cinco minutos para a meia-noite quando o combate de boxe que decorria em plena Alameda de Espinho foi abruptamente interrompido. Filipe Martins, atleta do Boxe Clube de Braga, foi atingido com um golpe certeiro (murro) do seu opositor na cabeça. Em consequência do forte impacto, caiu inanimado sobre o chão do ringue.
O médico pediatra José Luís Peralta, que estava presente no local a pedido da organização, apressou-se no auxílio, juntamente com o adjunto dos Bombeiros Espinhenses, Pedro Dias, uma enfermeira e duas médicas que se encontravam nas proximidades.
 
Fonte: Jn

Seis bombeiros feridos em capotamento de autotanque

 

Seis bombeiros sofrerem ferimentos ligeiros na sexta-feira à noite na sequência do capotamento de uma viatura autotanque que combatia o incêndio que durante a tarde eclodira em Almalaguês, no concelho de Coimbra.
Fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, corporação a que pertencem os ocupantes da viatura, revelou esta tarde que todos os envolvidos já tiveram alta hospitalar.
A viatura, por causas que se desconhecem, capotou na zona de Chainça cerca das 23.30 horas, quando os bombeiros procediam a operações de rescaldo do fogo.
 
Fonte: Jn

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Helicóptero cai em combate ao fogo em Ourém

 


foto Facebook Empresa de Meios Aéreos / DR
Helicóptero cai em combate ao fogo em Ourém
Os dois tripulantes do aparelho sofreram ferimentos ligeiros

(em atualização) Um helicóptero que combatia as chamas em Ourém caiu, esta segunda-feira, na freguesia de Espite. Pelo menos, duas pessoas ficaram feridas no incidente.
Mais de 400 homens combatem as chamas neste incêndio, que lavra desde as 12.20 horas de domingo. Este fogo é o mais preocupante dos dez que estão ativos no país, tendo uma pessoa morrido carbonizada quando defendia um aviário das chamas.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, o heli bombardeiro pesado Kamov caiu junto do parque de merendas de Espite.
"São feridos leves que, por precaução, foram encaminhados para o hospital mais próximo", disse à Lusa o comandante distrital de operações de socorro de Santarém, Joaquim Chambel, acrescentando que está a caminho do combate a este incêndio um helicóptero com as mesmas características".
O secretário Estado da Administração Interna, Filipe Lobo D'Ávila, chega ao início da tarde ao teatro de operações de Ourém.
O incêndio em Ourém, distrito de Santarém, com quatro frente ativas, mobiliza 516 operacionais, entre eles 470 bombeiros.
No apoio ao combate a este incêndio, que lavra desde as 12.20 horas de domingo, estão também 141 veículos operacionais e quatro meios aéreos.
O presidente da câmara, que tem o pelouro da Proteção Civil, esteve durante a noite a acompanhar a evolução das chamas no concelho e admite estar "muito preocupado".
 
Fonte: JN

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Salvamento na praia de Esmoriz com sucesso

  
Sensivelmente ao meio dia era dado alerta para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz para uma situação de naufrago junto ao esporão da esplanada da Praia da Barrinha.
A dupla de nadadores salvadores dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que fazia vigilância na praia ao lado (Praia do Cantinho) já se encontrava com a vítima sob segurança e a ser retirada para a praia depois de uma entrada pelo esporão e seguindo aquilo a que os homens do mar chamam a corredoura para se acercar da vitima que se encontrava a boiar, mas mantendo a calma, apesar de não saber nadar.
Moto de água, duas ambulâncias, um veículo de Comando, mais doze homens estavam entretanto já a postos para prestar os primeiros socorros à vítima. Não houve necessidade de transporte ao Hospital e tudo acabou com um bom cenário.
salvamento praia esmoriz 20 ago 12 aContudo, a verdade é que apesar da bandeira vermelha, dos avisos dos nadadores salvadores, do nevoeiro intenso que cobria a praia, os banhistas continuam a infringir as regras e entrarem no mar para mergulhar e nadar. Quando dão por si estão a metros de distância e sem possibilidade de pelos seus próprios meios se salvarem.IMG 4813
Muitas centenas de pessoas assistiram a este salvamento, que ao contrário da situação ontem ocorrida em Maceda (com uma vitima mortal), foi bem sucedida, porque a proximidade desta zona não vigiada à praia vigiada tinha apenas o esporão por divisória.
Os banhistas que assistiram agradeceram e reconheceram a qualidade do trabalho realizado através de uma salva de palmas.
Mas, para alguns, seria preciso um nadador salvador e um polícia por banhista…

domingo, 19 de agosto de 2012

Novo VSAT dos Bombeiros V. S. P. Chaves










Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

Comando Distrital de Proteção Civil de Bragança têm mais um HATI

É mais um meio aéreo de Protecção Civil ao serviço do distrito de Bragança.

Está desde o dia 17 disponível no aeródromo de Bragança um helicoptero de Ataque Inicial (HATI), integrado no dispositivo de combate a incêndios florestais.

Este helicóptero vêm durante alguns dias reforçar os meios aéreos ao serviço do distrito de Bragança, para o combate a incêndios florestais. Este helicóptero veio com uma Brigada de helitransportada dos GIPS de Arcos de Valdevez.

O helicóptero está estrategicamente estacionado no Norte do Distrito e irá servir sobretudo a zona protegida do Parque Natural de Montesinho.

Segundo fonte oficial do CDOS de Bragança este meio é temporário, e foi deslocado para Bragança devido aos índices de perigosidade/risco de incêndio da área onde estava serem mais reduzidos que no distrito de Bragança.

Esta medida revela uma boa adequação de meios por parte da ANPC, principalmente do Comando Distrital pela capacidade que têm em antecipar possíveis situações semelhantes às que ocorreram em Algoso-Campo de Víboras que destruiu mais de 2000 ha de mato e floresta e cultivo.
Os Bombeiros consideram essencial que haja 3 meios aéreos no distrito, sobretudo se puderem actuar em ataque ampliado (ATA). A falta de resposta de meios aéreos em ATA é um problema que têm ajudado na extensão dos incêndios florestais no distrito de Bragança. Apesar de por vezes haver resposta, os Bombeiros acham que os meios nem sempre chegam a ser adequados ao terreno. A falta de armazenamento de agua para ser colhida por helicópteros pesados dificulta em muito a sua tarefa, tendo sido já provado que as condições desta altura são mais adaptáveis aos helicoteros ligeiros.
 
Fonte: cbbraganca.blogspot.com
 

sábado, 18 de agosto de 2012

Tenente da Força Aérea é uma das vítimas de queda de avioneta em Braga

 

(Em atualização) Duas pessoas morreram, este sábado à tarde, na queda de uma avioneta junto ao aeródromo de Palmeira, na freguesia de Merelim, em S. Pedro, Braga. A bordo seguia um experiente piloto, tenente da Força Aérea que já não estava no ativo.
O alerta foi dado às 16.10 horas. Ambos os ocupantes da avioneta tiveram morte imediata.
Segundo informação recolhida pelo JN, o piloto da aeronave seria o tenente coronel Abreu Cardoso, um dos pilotos mais experientes do AeroClub de Braga.
Além de piloto, Abreu Cardoso era páraquedista e instrutor. Foi presidente do clube durante vários anos, principalmente após ter abandonado a Força Aérea Portuguesa.
A outra vítima é Fernando Afonso Ribeiro da Silva, de Vieira do Minho, também piloto, apurou o JN.
No local estão diversos meios dos Bombeiros Sapadores, do INEM e um técnico do Instituto Nacional de Aviação Civil, que chegou ao local às 16.46 horas, segundo informação da Proteção Civil.
Os corpos ainda não foram levantados, aguardando-se autorização da Autoridade de Saúde.
 
foto JN
Tenente da Força Aérea é uma das vítimas de queda de avioneta em Braga
Ambos os ocupantes da avioneta tiveram morte imediata

Fonte: JN