domingo, 19 de agosto de 2012

Comando Distrital de Proteção Civil de Bragança têm mais um HATI

É mais um meio aéreo de Protecção Civil ao serviço do distrito de Bragança.

Está desde o dia 17 disponível no aeródromo de Bragança um helicoptero de Ataque Inicial (HATI), integrado no dispositivo de combate a incêndios florestais.

Este helicóptero vêm durante alguns dias reforçar os meios aéreos ao serviço do distrito de Bragança, para o combate a incêndios florestais. Este helicóptero veio com uma Brigada de helitransportada dos GIPS de Arcos de Valdevez.

O helicóptero está estrategicamente estacionado no Norte do Distrito e irá servir sobretudo a zona protegida do Parque Natural de Montesinho.

Segundo fonte oficial do CDOS de Bragança este meio é temporário, e foi deslocado para Bragança devido aos índices de perigosidade/risco de incêndio da área onde estava serem mais reduzidos que no distrito de Bragança.

Esta medida revela uma boa adequação de meios por parte da ANPC, principalmente do Comando Distrital pela capacidade que têm em antecipar possíveis situações semelhantes às que ocorreram em Algoso-Campo de Víboras que destruiu mais de 2000 ha de mato e floresta e cultivo.
Os Bombeiros consideram essencial que haja 3 meios aéreos no distrito, sobretudo se puderem actuar em ataque ampliado (ATA). A falta de resposta de meios aéreos em ATA é um problema que têm ajudado na extensão dos incêndios florestais no distrito de Bragança. Apesar de por vezes haver resposta, os Bombeiros acham que os meios nem sempre chegam a ser adequados ao terreno. A falta de armazenamento de agua para ser colhida por helicópteros pesados dificulta em muito a sua tarefa, tendo sido já provado que as condições desta altura são mais adaptáveis aos helicoteros ligeiros.
 
Fonte: cbbraganca.blogspot.com
 

Sem comentários:

Enviar um comentário