sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bragança e Vila Real foram dos distritos mais afectados pelos incêndios

Metade dos quase 70.200 hectares de floresta e mato ardidos este ano, até 31 de Outubro, concentra-se nos distritos de Vila Real, Guarda e Bragança. Segundo os dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional, a área ardida desceu este ano para metade em relação a 2010, mas os incêndios aumentaram cerca de 15 por cento.
Para esse facto contribuíram os fogos registados em Outubro.
Com 2075 fogos e fogachos e quase 13 mil hectares de área ardida, o distrito de Vila Real ocupa o primeiro lugar dos incêndios florestais deste ano em todo o país, até 31 de Outubro.
No distrito de Bragança, quase um milhar de incêndios, pequenos e grandes, destruíram quase 10.600 hectares.
Na área vila-realense registou-se a maior ocorrência de Trás-os-Montes e Alto Douro. No dia 19 de Agosto, um incêndio em Ardãos (Boticas) destruiu uma área de quase 1600 hectares de mato e floresta. Próximo dos 950 hectares reduzidos a cinzas ficou a ocorrência de Alvarelhos (Valpaços), no dia 10 de Outubro.
No distrito brigantino, a 26 de Julho começou o fogo que arrasou cerca de 1500 hectares na zona de Carviçais (Torre de Moncorvo). Foi neste concelho que se registou, em 15 de Agosto, o segundo maior sinistro do distrito e que queimou quase 1300 hectares em Cabeça Boa.
Em termos nacionais, o relatório provisório de incêndios da Autoridade Florestal Nacional indica que entre 1 de Janeiro e 31 de Outubro arderam quase 70.200 hectares de florestas e mato, menos cerca de 63.000 hectares do que no mesmo período do ano passado, quando a área ardida se situou nos 133 mil hectares.
O calor registado no passo mês de Outubro contribuiu para agravar a contabilidade dos incêndios deste ano, registando este mês 31% do total de ocorrências registadas desde Janeiro e cerca de 35% do total de área ardida.

Escrito por CIR


Sem comentários:

Enviar um comentário