terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dívidas a bombeiros cancelam aniversário

Este ano, os bombeiros de Vidago não vão festejar o aniversário da corporação. É a primeira vez que tal acontece em 43 anos.
O motivo é simples: falta de dinheiro em tempo de crise.
"Isto está mau. Os hospitais não nos pagam, o INEM, igual, as instituições não nos dão os subsídios e, assim, é impossível termos alguma folga financeira para fazer festas."
A justificação é do comandante dos Bombeiros Voluntários de Vidago, Fernando Cadete, para explicar o facto de no próximo dia 8 de Dezembro não se cumprir o tradicional dia de festejos.
Desde 1967 que esta é a maior e pior crise financeira, de sempre, que estamos a atravessar", admitiu ao Correio da Manhã o comandante dos Voluntários de Vidago. "É com alguma tristeza que esta associação se vê impedida de comemorar o seu aniversário.
Todos os anos realizávamos uma festa comemorativa, que incluía um almoço pago pela direcção", desabafou o responsável pela liderança de 102 bombeiros.
"O dinheiro que deveria ser gasto no almoço da festa será usado para comprar bens essenciais, prioritários e indispensáveis para o funcionamento do corpo de bombeiros", garantiu ainda Fernando Cadete, confrontado com o cenário das dificuldades financeiras da associação.
"Em tempo de crise, é preciso esquecer as festas e dar segurança e condições a quem trabalha nos bombeiros."
O presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Vila Real, Alfredo Almeida, embora reconhecendo que é um acto de gestão interna, "lamenta que os bombeiros sejam vítimas da falta de pagamentos de vários organismos estatais". A situação é, no entanto, extensiva a outras associações do distrito de Vila Real.
Ainda assim, Alfredo Almeida assegura: "Continuo a acreditar que o INEM cumpra o que prometeu e pague aos bombeiros até final deste mês", que termina hoje. Até ontem, as dívidas não tinham sido pagas.


Fonte: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário