domingo, 27 de janeiro de 2013

Autocarro com 44 pessoas cai em ravina no Carvalhal e causa 11 mortos

 




(Em atualização) Um autocarro espanhol com 44 pessoas caiu, esta manhã de domingo, numa ravina no IC8, na zona do Carvalhal, em Castelo Branco, confirmou a Autoridade Nacional de Proteção Civil. Há 11 vítimas mortais confirmadas, todas de nacionalidade portuguesa.
As vítimas mortais, seis homens e cinco mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos, morreram no acidente que ocorreu às 8.26 horas, no Carvalhal, no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, quando, alegadamente, o autocarro se despistou.
Entre os 33 feridos, há sete crianças com ferimentos ligeiros (uma delas com uma perna partida) e cinco pessoas em estado muito grave. Um dos feridos em estado crítico morreu no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.
Em Coimbra estão internados feridos politraumatizados.
Dezassete feridos sem gravidade deram entrada no Hospital de Castelo Branco, tendo um deles já recebido alta, disse à agência Lusa o diretor daquela unidade hospitalar.
Vieira Pires adiantou que dois dos 17 feridos que deram entrada no hospital foram transferidos para unidades de saúde da área de residência.
Segundo o diretor do hospital, os restantes 14 feridos estão à espera de avaliações clínicas, mas provavelmente quatro deles vão ficar internados.
Os feridos deram entrada no hospital com fraturas diversas e neste momento estão a ser submetidos a mais exames para se verificar se existem lesões interna, adiantou.
O hospital de Castelo Branco criou um gabinete de crise, composto por seis psicólogos, para apoiar os familiares dos feridos.
O autocarro, de matrícula espanhola, tinha partido de Portalegre, numa viagem turística com destino a Santa Maria da Feira para ver o maior presépio vivo do mundo de São Paio de Oleiros. A totalidade dos passageiros é da região de Portalegre.
Todos os ocupantes do autorcarro, 43 passageiros e o motorista, foram já retirados do veículo e encaminhados para o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Hospital Distrital de Castelo Branco e Hospital Pediátrico de Coimbra. Há um ferido em estado muito grave que foi transportado para o Hospital de São José, em Lisboa.
O INEM mobilizou uma equipa de psicólogos para os vários hospitais para dar apoio às famílias.
Segundo a ANPC, para o local foram mobilizados cerca de 200 bombeiros e 80 veículos operacionais vindos dos distritos de Leiria, Castelo Branco e Santarém.
Foi acionado um helicóptero de socorro e assistência e mobilizadas gruas para o local.
 
Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário