terça-feira, 21 de agosto de 2012

Salvamento na praia de Esmoriz com sucesso

  
Sensivelmente ao meio dia era dado alerta para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz para uma situação de naufrago junto ao esporão da esplanada da Praia da Barrinha.
A dupla de nadadores salvadores dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que fazia vigilância na praia ao lado (Praia do Cantinho) já se encontrava com a vítima sob segurança e a ser retirada para a praia depois de uma entrada pelo esporão e seguindo aquilo a que os homens do mar chamam a corredoura para se acercar da vitima que se encontrava a boiar, mas mantendo a calma, apesar de não saber nadar.
Moto de água, duas ambulâncias, um veículo de Comando, mais doze homens estavam entretanto já a postos para prestar os primeiros socorros à vítima. Não houve necessidade de transporte ao Hospital e tudo acabou com um bom cenário.
salvamento praia esmoriz 20 ago 12 aContudo, a verdade é que apesar da bandeira vermelha, dos avisos dos nadadores salvadores, do nevoeiro intenso que cobria a praia, os banhistas continuam a infringir as regras e entrarem no mar para mergulhar e nadar. Quando dão por si estão a metros de distância e sem possibilidade de pelos seus próprios meios se salvarem.IMG 4813
Muitas centenas de pessoas assistiram a este salvamento, que ao contrário da situação ontem ocorrida em Maceda (com uma vitima mortal), foi bem sucedida, porque a proximidade desta zona não vigiada à praia vigiada tinha apenas o esporão por divisória.
Os banhistas que assistiram agradeceram e reconheceram a qualidade do trabalho realizado através de uma salva de palmas.
Mas, para alguns, seria preciso um nadador salvador e um polícia por banhista…

Sem comentários:

Enviar um comentário