quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mais de 21 mil chamadas falsas recebidas pelo 112 em 2011

Segundo dados do INEM, por dia são destacadas 21 ambulâncias para situações de emergência que se provam falsas.
 
 Mais de 21 mil chamadas falsas foram feitas para a linha de emergência médica 112 no ano de 2011, uma média de 59 por dia, revelou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Ainda de acordo com estes dados, corresponde o envio de 21 ambulâncias dos bombeiros, INEM e Cruz Vermelha para situações de emergência que se provam como falsas.
Em comunicado, o INEM classifica estes números como «preocupantes» e considera que demonstram falta de civismo e prejudicam quem efetivamente precisa de assistência rápida.
«Revela falta de sentido de cidadania que as pessoas têm e falta de respeito para com o cidadão, porque sabem que, no limite, podem estar a interferir com o socorro ao seu próprio paí ou mãe», lembrou Teresa Pinto, há 25 anos no INEM.
Esta médica renovou o apelo para que o 112 seja apenas utilizado apenas em casos de emergência e sublinhou que é preciso investir na pedagogia para evitar estas siktuações.
«Não são só as crianças que brincam com o 112, há também adultos que o fazem. Estou até a pensar se não será melhor começar pelas crianças que depois vão educar os pais ou os irmãos mais velhos a não brincarem com o 112», explicou.
 
Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário