segunda-feira, 9 de maio de 2011

“Vale a pena dar a vida por outros”

Gondomar - Bombeiros recordados como heróis




"A vida deles foi uma vida com sentido e é isso que os jovens devem compreender. Vale a pena dar a vida pelos outros. Só assim serão recordados como heróis." Foi Ramiro Vilar, coordenador do grupo de jovens Amizade, quem dedicou as palavras de homenagem a Josefa Santos, de 21 anos, e a Diamantino Sá, de 53, bombeiros da corporação de Lourosa, Feira, que perderam a vida na sequência de um incêndio florestal a 10 de Agosto de 2010, na Lomba, Gondomar.
Foi no local da tragédia que duas dezenas de jovens de S. João de Ver e familiares das vítimas se reuniram ontem numa sentida cerimónia. "Tentamos ser fortes, mas nos momentos mais críticos perdemos as forças", explica, ao Correio da Manhã, Glória Vendas, mãe da jovem bombeira, com o rosto lavado em lágrimas. "O tempo passa mas a dor não", confessa a mãe de Josefa. "Não há palavras para descrever esta dor que não passa, só peço a Deus que nos dê forças para vencermos mais esta provação na nossa vida", conta Maria Adelaide, mãe de Diamantino Sá, que morreu a 22 de Fevereiro, depois de mais de seis meses em coma induzido.
A iniciativa de ontem tinha também uma mensagem clara. "Viemos plantar pinheiros, carvalhos e azevinho, árvores que, se existissem aqui na altura da tragédia, podiam ter salvo a vida destes dois bombeiros", sublinha Ramiro Vilar, depois do momento de oração junto ao local onde hoje existe um crucifixo que assinala o local onde Josefa morreu.
"São momentos que nos marcam, mas que nos dão mais força", afirma José Oliveira, comandante dos bombeiros de Lourosa.

 
Fonte: CM
Foto:  Francisco Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário