sexta-feira, 20 de maio de 2011

Funchal: Simulacro de Sismo no Shopping


Considerado «extremamente positivo» com a intervenção das duas corporações de bombeiros do Funchal e da PSP.

O diretor do Centro Comercial MadeiraShopping, Alberto Pereira, e o comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal, Nelson Bettencourt, um dos responsáveis pelos meios de intervenção, fizeram balanço «extremamente positivo» do exercício realizado, ontem de manhã, naquela grande superfície comercial.
O exercício teve como cenário uma situação de sismo, seguida de evacuação/emergência, passavam alguns minutos das 10 horas. Ficou concluída cerca de uma hora e meia depois, com a intervenção de três dezenas de bombeiros e uma dezena de veículos, de diversos tipos, das duas corporações do Funchal e um dispositivo da Polícia de Segurança Pública (PSP). A participação da PSP foi considerada importante, na medida em que « são os agentes da autoridade que abrem as vias de comunicação e que nos permitem fazer uma chegada rápida ao local». Os BVM participaram com 15 elementos, dois veículos de combate a incêndios, uma ambulância de emergência pré-hospitalar e um auto-comando, tomando conta da zona do tanque de gás, atuando na projeção de água para arrefecimento, constatando uma anomalia numa das bocas de incêndio, que revelou falta de água nesta área.
Alberto Pereira explica que foram acionados, de imediato, os meios de intervenção numa situação de sismo, o mais realista possível, num incidente que poderá ter algumas consequências graves. A articulação entre os diversos agentes envolvidos foi elogiada pelos responsáveis do exercício. «Isto é um exercício integrado na nossa política de segurança e que tem por objectivo testar os procedimentos das várias equipas internas e externas, em interligação com as diferentes forças de segurança», sustentou este responsável. Alberto Pereira prometeu para o próximo ano novos cenários, «com aperfeiçoamentos que se vai ganhando, de ano para ano, com estes exercícios», referiu, agradecendo, desde logo, a colaboração das corporações de bombeiros, da proteção civil municipal e regional, e da PSP.
Por seu lado, Nelson Bettencourt, agradeceu igualmente a todo o conselho de administração do MadeiraShopping este tipo de ações de prevenção, a ocorrer há já vários anos, como uma mais-valia na área do socorro «porque ao rotinar estes exercícios permitem-nos criar cenários diversos e termos as equipas sempre prontas para atuar». O comandante dos BMF frisou que uma das principais finalidades é testar a capacidade interna de reação para qualquer situação de emergência ou de acidente, pois desta forma «os trabalhos dos bombeiros são facilitados». A segunda situação considerada muito importante para este responsável foi «testar a nossa capacidade de coordenação, com todas as forças de proteção civil do concelho».
«O exercício consistiu em quatro situações reais, nas quais foi necessário deslocar meios de um lado para o outro, explicou o comandante, sendo de opinião que «há sempre aspectos a melhorar, como é o caso a averiguar nas bocas de incêndio, que registaram falta de água, mas no cômputo geral, sendo a primeira vez que se realiza um cenário do género (sismo), os resultados são satisfatórios».
O objectivo, segundo Nelson Bettencourt, passou por «testar o maior número de situações de incidentes, a multiplicidade de cenários ensaiados que possam ocorrer e, desta forma, ir rotinando todas as equipas numa grande área comercial, sobretudo a articulação entre as diversas entidades, que requer da nossa parte a melhor atenção», finalizou.


por Ferdinando Bettencourt
fonte: JM

Sem comentários:

Enviar um comentário