sexta-feira, 22 de março de 2013

Terminou campanha de solidariedade

 
Terminou no dia 20 de Março, a campanha de solidariedade levada a cabo pela Juvebombeiro do Distrito de Bragança. No total, foram entregues à Cáritas de Bragança, 1200 kg de bens alimentares e 500 kg de vestuário.Os bombeiros de Torre de Dona Chama estiveram representados nesta iniciativa.
 
 
 
Foto:bvtorrededonachama.blogspot.com

sábado, 16 de março de 2013

Feliz Aniversário B.V. Torre de Dona Chama

 
16 de Março 2013 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torre de Dona chama, celebra mais um aniversário e já lá vão 35 anos de existência. Enquanto Presidente da Direcção não poderia deixar passar este dia sem dar os parabéns a esta grandiosa Instituição e a todos que a ajudam no dia a dia a ser cada vez mais respeitada e digna na execução do seu propósito que é ajudar: no combate aos incêndios, no socorro, em actividades culturais e recreativas, no desporto e no apoio social.A nossa Corporação de Bombeiros associou se a uma campanha de solidariedade que está a ser levado a cabo pela Juve Bombeiro do Distrito de Bragança, e que nós nos prontificamos a ajudar quem mais precisa neste momento de grande dificuldade que muitas familias passam no seu dia a dia.
Esta Associação, necessita mais do que nunca toda ajuda do comando, bombeiros, orgãos sociais e sócios para continuar a desenvolver a sua actividade e sei que vamos conseguir ultrapassar esta situação como o fizemos até agora com maior ou menor dificuldade para que os Bombeiros da Torre continuem a ser uma Instituição cada vez mais presente na resolução dos problemas com que nos vamos deparando quer na nossa área de influência quer fora dela.
Infelizmente, este ano voltamos a não celebrar mais um aniversário no nosso quartel, pois achamos que devido á falta de recursos financeiros não nos podemos dar ao luxo em gastar dinheiro em almoços e preferindo aplicar esse dinheiro reforçando os recursos operacionais como estamos a fazer neste inicio de ano e já vão quase 4.000€ investidos, para que na época de incêndios que se avizinha tenhamos as melhores condições operacionais para o combate a incêndios.

Quero deixar uma palavra de agradecimento aos órgãos sociais, comando e corpo activo, por mais um ano de bom desempenho e continuarmos a defender cada vez melhor a nossa Associação de todas as problemáticas com que nos vamos deparando.

Muitos parabéns, mais uma vez, á nossa Associação e muitos anos de vida são os votos dos órgãos sociais.

Cumprimentos,
 
Paulo Miguel
Presidente da Direcção da AHBV Torre de Dona chama.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Combate a fogos custam 78,5 milhões

 

O combate aos incêndios florestais, este ano, vai custar 78,5 milhões de euros, o que reflete um aumento de quase cinco por cento em relação a 2012, revelou nesta quarta-feira o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo .     

O membro do Governo, que presidiu a reunião do Conselho da Proteção Civil que aprovou o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2013 (DECIF), salientou o acréscimo de quatro milhões de euros, no montante global para o combate a incêndios florestais.

O governante assinalou também o reforço em 11 por cento das verbas destinadas às corporações de bombeiros, que totalizará 2,3 milhões de euros em 2013.

Miguel Macedo referiu ainda que serão despendidos 1,3 milhões para a aquisição de rádios, a serem distribuídos pelas corporações de bombeiros de todo o país, que vão passar a dispor de seis aparelhos, em vez de três do ano passado.

Outra das novidades do DECIF prende-se com o aumento de 41 para 45 euros diários na comparticipação para os elementos que integrem equipas de tributação, estando já estabelecida, pelo Ministério das Finanças, a "isenção na tributação", como referiu Miguel Macedo.

A constituição de dez grupos de reforço de ataque ampliado, denominados GRUATA, a utilização de máquinas de rastos, no apoio às ações de combate a incêndios florestais, e a cooperação com a Força Aérea Portuguesa, que disponibiliza o avião C-295M, são outras das alterações significativas no DECIF para 2013.

Miguel Macedo apresentou ainda o programa de integração de reclusos em ações de prevenção e vigilância dos incêndios florestais, na primeira de três fases do sistema de combate.

Além de realçar a intenção de se aprofundar a formação especializada do dispositivo, o ministro da Administração Interna referiu-se à instalação de sistema de apoio e monitorização de incêndios florestais, um projeto-piloto no Parque Natural da Peneda-Gerês, com 13 sistemas com tecnologia nacional para a deteção de fumo.

O DECIF consagra quatro fases de perigo, cujo período crítico - a fase Charlie - decorre de 1 de julho a 30 de setembro, com um total de 237 postos de vigia, 1.172 equipas, 1.976 veículos e um total de 9.337 operacionais, distribuídos por equipas de vigilância (676), de vigilância e ataque inicial (396) e de combate (1.102).

Durante as fases Bravo (15 de maio a 30 de junho), Charlie e Delta (01 a 31 de outubro), serão utilizados 45 meios aéreos, no total, juntando-se os helicópteros com brigadas e o helicóptero Allouete III e o C-295M da Força Aérea.
 
Fonte: CM

Cão provoca despiste de automóvel


Ocorreu esta noite, um acidente na estrada nacional 315, localidade de Vale de Telhas, estrada que liga Vinhais a Mirandela. O acidente foi provocado por um cão de grande porte, do qual, resultaram dois feridos ligeiros de sexo feminino, que foram evacuados para o hospital de Bragança. No local, esteve uma ambulância dos bombeiros de Torre de Dona Chama, uma ambulância e uma viatura de desencarceramento dos bombeiros de Mirandela e uma ambulância SIV do INEM. A GNR de Torre de Dona Chama e de Mirandela também esteve no local.





Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

terça-feira, 12 de março de 2013

"Pintura a óleo" provoca despiste

 
Esta tarde, cerca das 17:30 horas, ocorreu este acidente na estrada nacional 206, que liga Torre de Dona Chama a Valpaços. Felizmente, não houve feridos, mas é vergonhoso o que as fotografias mostram, alguém andou a "pintar" a estrada com óleo. No local, esteve a GNR de Torre de Dona Chama e uma equipa das Estradas de Portugal.  
 
 





 
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com