sábado, 21 de julho de 2012

Bombeira morre em despiste de veículo tanque

 
Um despiste de um veículo tanque dos Bombeiros Municipais de Abrantes provocou esta tarde uma vítima mortal, em Vale de Cortiças, Bemposta, disse a presidente da Câmara Municipal de Abrantes.
A viatura em que seguia a bombeira que morreu no acidente dirigia-se para o incêndio que estava a lavrar em Abrantes, na freguesia de Vale das Mós.
O segundo bombeiro que seguia na viatura saiu ileso e está em estado de choque.
Um incêndio em floresta deflagrou, este sábado, às 14.56 horas, na localidade de Vale das Mós, concelho de Abrantes, distrito de Santarém, e chegou a ser combatido por 154 operacionais, segundo informação da Proteção Civil. Este incêndio foi dominado às 18 horas.
 
Fonte:JN

Viatura dos Bombeiros de Évora capotou em Arraiolos

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Avião da Proteção Civil falha enchimento e amara na barragem do Roxo


Um avião da Proteção Civil amarou na Barragem do Roxo, entre os concelhos de Aljustrel e Beja. O aparelho, que participava no combate às chamas que lavram no concelho de Tavira, estava a reabastecer quando se deu o incidente.

foto Teixeira Correia/JN
Avião da Proteção Civil falha enchimento e amara na barragem do Roxo
Flutuador esquerdo do avião na Barragem do Roxo
O piloto do aparelho 'Fire Boss' foi recolhido por um helicóptero da Força Aérea e transportado para o Hospital de Beja. Uma equipa do INEM foi também chamada ao local.
Fonte do Comando Nacional da Proteção Civil disse ao JN que "o piloto encontra-se bem, estável e sem danos físicos a lamentar" e confirmou que o avião estava a ajudar no combate às chamas em Tavira quando se deu "o incidente".
"O avião não caiu. Houve um incidente quando estava a fazer o enchimento, aquilo a que chamamos scooping", disse fonte da Proteção Civil. Não foi possível apurar em que circunstâncias está o avião.
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves já foi informado sobre o sucedido. "Aguardamos informação complementar para procedermos a uma investigação no local", disse ao JN o diretor daquele gabinete, tenente-coronel Fernando Reis.
Segundo a Porteção Civil, "tratando-se de uma aeronave contratada, é natural que venha a ser substituída por outra", não afetando o combate às chamas.

Fonte: JN

domingo, 15 de julho de 2012

Um morto e oito feridos graves em despiste de autocarro



Um autocarro despistou-se, este domingo de manhã, na estrada entre Vidago e Boticas, na localidade de Pinho, provocando oito feridos graves, dez ligeiros e uma vítima mortal. O veículo despistou-se e caiu numa ravina, tendo-se imobilizado de rodas para o ar. Veja o vídeo
O presidente da Câmara de Boticas revelou ao JN que o autocarro transportava elementos de uma associação cultural, sendo o veículo da câmara municipal de Tabuaço.
Segundo contou o autarca, o motorista terá perdido o controlo do autocarro numa curva e o veículo acabou por sair da estrada. "Houve pessoas projetadas", revelou Fernando Campos, que sublinhou a rapidez com que os meios de socorro chegaram ao local.
Os feridos mais graves foram transportados para os hospitais de Chaves e Vila Real. A vítima mortal é uma mulher, que, segundo as autoridades, tem entre 45 e 50 anos.


foto Rui Manuel Ferreira/Global Imagens
Um morto e oito feridos graves em despiste de autocarro
Autocarro caiu numa ravina

No local, estiveram dois helicópteros do INEM para transportar as vítimas que inspiravam maiores cuidados.
De acordo com João Ferreira, um dos passageiros do autocarro, que foi cuspido quando se deu o embate no 'rail' de proteção, antes de cair numa ravina, "o autocarro seguia devagar".
Segundo João Ferreira, o autocarro saiu de Tabuaço às 7 horas numa excursão que era organizada todos os anos pela Associação de Amigos do Pereiro, e a viagem terminaria em Foz Coa, com paragem para almoço em Chaves.
O acidente ocorreu às 11.15 horas, de acordo com a página do CDOS.

Fonte: JN

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Porto: Condutor do INEM que matou motociclista foi condenado a pena suspensa



 Porto, 12 jul (Lusa) - Os Juízos Criminais do Porto aplicaram hoje uma pena de prisão de um ano, suspensa na sua execução, ao condutor de ambulâncias do INEM que há três anos protagonizou um acidente de viação fatal para um motociclista.

O arguido estava acusado pela prática de um crime de homicídio por negligência grosseira, punível com pena até cinco anos de prisão, mas acabou condenado por protagonizar um homicídio por negligência simples, penalizável com prisão até três anos ou multa.

A juíza do processo entendeu que a multa seria uma pena insuficiente, mas também considerou que não deveria ir além da pena de prisão suspensa na sua execução, tendo em conta que o arguido passou quase toda a sua vida profissional "a salvar vidas", em profissões ligadas ao socorro, e não tem antecedentes criminais.


 Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico



Incêndio na ETAR de Soutilha - Aguieiras




Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.pt

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Autocarro de passageiros ardeu ao subir o Marão

 
                                                                            foto Carlos Moura / Leitor JN

O autocarro de passageiros ardeu por completo


Um autocarro de passageiros ardeu, esta quarta-feira, no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto de Espinho, Amarante, depois de todos os ocupantes saírem ilesos do veículo.
Álvaro Ribeiro, comandante dos Bombeiros da Cruz Branca, Vila Real, referiu que todos os passageiros saírem pelo próprio pé do autocarro, tendo sido depois transferidos para outro veículo.
Segundo o responsável, o pesado acabou por arder por completo, desconhecendo-se as causas que estiveram na origem do incêndio.
Na altura da ocorrência, o autocarro estava a subir a serra do Marão em direção a Vila Real.
Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto, o alerta foi dado às 17:36 e ao local ocorreram 32 bombeiros, das corporações de Amarante e Cruz Branca, de Vila Real, que contaram com o apoio de oito viaturas.
O trânsito no IP4 ficou condicionado durante cerca de uma hora.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Detenção por Crime de Incêndio Florestal

A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, procedeu à identificação e detenção de um homem, por ter ateado um incêndio nos Lugares de Carvalhal e Fieira de Rebordelo, Freguesia de Morgade, em Montalegre.
O incêndio que consumiu cerca de 51 hectares de mancha florestal, constituída por pinheiro, larício de plantação, pinheiro-silvestre e bravo, colocou em perigo uma vasta mancha florestal adjacente à área queimada, que não foi consumida devido à intervenção da população e dos bombeiros.
O detido, de 50 anos de idade, agricultor/pastor, vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Fonte: noticias de vila real