sábado, 30 de junho de 2012

Viseu: desaparecidos "estão bem de saúde"


As 16 pessoas que se encontravam desaparecidas no Rio Teixeira, Viseu, e que esta manhã foram encontradas pelo helicóptero que participava nas buscas "encontram-se bem", disse fonte dos bombeiros.
"Estão bem, não há feridos. Devem é ter passado muito frio", disse Fernando Farreca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, acrescentando que as 16 pessoas "foram encontradas numa das encostas de um dos efluentes do Rio Teixeira, já fora das linhas de água, muito próximo da aldeia de Carregal de Manhouce".
"Agora estão a ser resgatadas pelo meio aéreo e vão ser levadas para junto da quinta onde estão acampadas, na povoação de Cercal", disse.
As buscas estavam a ser efectuadas por duas equipas do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, num total de 42 elementos, apoiados por 10 viaturas.
O alerta para o desaparecimento das pessoas, que pertenciam a um grupo católico que fazia um retiro na localidade de Cercal, fora dado cerca das 21:30 de terça-feira.
"Vieram adultos e crianças. Na aldeia de Ral ficaram acampadas as crianças, enquanto um grupo dos mais velhos, de 60 pessoas, ficou no Cercal e foi desse que desapareceram as 16 pessoas", explicou à Lusa Fernando farreca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades.
 
Fonte: JN

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Esclarecimento sobre o dispositivo de helicópteros de emergência médica

O INEM iniciará uma utilização conjunta de helicópteros com outras entidades do Estado. Para um melhor esclarecimento das populações, vem o INEM disponibilizar um conjunto de informação sobre o dispositivo de meios aéreos dedicados à emergência médica que estará disponível em território continental.

Como ponto prévio, informa-se que o Ministério da Saúde contratualiza em regime de locação (aluguer), através do INEM, actualmente, 5 helicópteros. Até Junho de 2010 eram apenas 2 os helicópteros do INEM disponíveis durante 24 horas por dia, colocados um no Porto e outro em Lisboa para suprir todas as necessidades do País. O Ministério da Administração Interna tem 9 helicópteros próprios, propriedade da Empresa de Meios Aéreos (EMA), que utiliza durante o ano, fundamentalmente, para ações de resgaste/busca e salvamento e para vigilância e combate a incêndios. Aluga várias outras aeronaves para reforço do dispositivo de combate a incêndios florestais.
Pela primeira vez os dois Ministérios acima citados decidiram iniciar um modelo de partilha de meios aéreos, procurando sinergias com ganhos de eficácia e de eficiência.

O dispositivo de helicópteros de emergência médica (INEM) irá passar a ter duas configurações:- Durante a fase “Charlie” de combate aos incêndios florestais, de 1 de Julho a 30 de Setembro, o INEM terá à sua disposição quatro helicópteros ligeiros com equipas médicas nos seguintes locais:

Vila Real (Distrito de Vila Real), Santa Comba Dão (Distrito de Viseu), Loures (Distrito de Lisboa) e Beja* (Distrito de Beja) ou Loulé* (Distrito de Faro) *a definir

- Nos restantes nove meses do ano, o INEM terá à sua disposição cinco helicópteros com equipas médicas, nos seguintes locais:

- 2 KAMOV em Santa Comba Dão (Distrito de Viseu) e Loulé (Distrito de Faro)
- 3 helicópteros ligeiros em Vila Real (Distrito de Vila Real), Loures (Distrito de Lisboa) e Beja (Distrito de Beja)

Para além destes estará disponível: um helicóptero Eurocopter AS-350B3 Ecureuil, em Ponte de Sor (Distrito de Portalegre), este sem equipa médica. Permitirá ir aos locais das ocorrências e, se necessário, trazer a vítima com a equipa INEM terrestre para o Hospital de destino, melhorando a capacidade de evacuação aérea rápida de uma parte significativa da população do Alentejo.
Refira-se ainda que para além destes meios, o INEM poderá ainda utilizar outras das aeronaves que a Proteção Civil tenha em utilização, numa verdadeira partilha de meios.
Com a nova localização dos meios aéreos, o INEM considera que irá melhorar de forma muito significativa a cobertura de todo o território continental. A título de exemplo, alguns distritos da região Centro e do Alentejo passam a ter um meio aéreo disponível em muito menor tempo do que aquilo que acontece neste momento, sendo portanto francamente beneficiadas.

Distribuição Geográfica atual
imagem_1

Distribuição Geográfica proposta após parceria com MAI (sem Ponte de Sor)

imagem_2

Distribuição Geográfica proposta após parceria com MAI (com Ponte de Sor)
imagem_3

Entre janeiro e maio de 2012, foram transportados 411 doentes, o que faz uma média diária de 2,7 doentes transportados. Aplicado aos cinco helicópteros atualmente existentes, estes números significam uma média diária de 0,5 doentes transportados por helicóptero.
Com a partilha de meios aéreos, o INEM obterá uma redução de custos de 2 milhões de euros, que serão aplicados na continuidade do crescimento do Instituto, com a abertura de novos meios, substituição de ambulâncias e viaturas médicas, investimentos em novas tecnologias, etc. A título de exemplo refira-se que vão ser colocadas duas novas ambulâncias INEM em Aguiar da Beira e Macedo de Cavaleiros (concelhos onde atualmente estão localizados dois helicópteros), garantindo assim uma resposta diferenciada em tempo útil à população desses concelhos.

Em suma, o dispositivo futuro terá condições para dar melhor resposta às necessidades da utilização de meios aéreos na emergência médica pré-hospitalar em todo o território continental. Por outro lado, contrariamente à ideia que tem sido avançada em diversos fóruns, não vão haver regiões do território continental que deixam de estar servidas por este tipo de meio: antes pelo contrário, o futuro dispositivo irá assegurar uma cobertura do território mais equilibrada e equitativa nos tempos de chegada em tempo útil, de meios aéreos de emergência médica.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Formação de bombeiros parada em Izeda

                                              Foto: Arquivo bvtorrededonachama.blogspot.pt

Os bombeiros do distrito de Bragança estão preocupados com a falta de formação na Unidade de Izeda.De recordar que depois do encerramento da Escola Nacional de Bombeiros de Bragança, a corporação de Izeda abriu uma unidade de formação, investindo cerca de 60 mil euros. A formação aos bombeiros era ministrada através da estrutura nacional mas já há mais de meio ano que a actividade está parada.“A formação em Izeda já não existe desde Outubro de 2011. Estamos parados com a escola e não sabemos quando vai reiniciar” refere o comandante dos bombeiros de Izeda, acrescentando que “quando investimos pensávamos tirar algum proveito da unidade e neste momento não temos proveito nenhum”.João Lima acrescenta que não há perspectivas para que a formação seja retomada.“No ano passado entrei contacto com a Escola Nacional e disseram-me tinha sido determinado suspender a formação”, explica, considerando que a situação “é grave, pois quanta mais formação os bombeiros tiverem mais preparação têm para prestar socorro e combater incêndios”.O presidente da Federação Distrital de Bombeiros mostra-se preocupado com a situação porque pode pôr em causa a operacionalidade.“Neste momento essa questão ainda não se coloca pois quer os voluntários quer os profissionais têm formação adequada para responder às solicitações”, refere Diamantino Lopes, “mas no futuro, não havendo reciclagem, pode haver dificuldades”.
Ainda assim, diz que vai encetar contactos com a Liga Nacional de Bombeiros para tentar reactivar a formação.
Fonte:Brigantia

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Simulacro em Mirandela

Realizou-se hoje, pelas 10:30 horas, um simulacro de incêndio no jardim de infância do Colégio Nossa Senhora do Amparo em Mirandela. No local estiveram os bombeiros locais com três viaturas, a PSP e uma viatura dos bombeiros de Torre de Dona Chama.











Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.pt

sábado, 9 de junho de 2012

Acidente de trator faz um morto


Um acidente de trator na localidade de Vilarinho de Agrochão fez esta manhã um morto. No local estiveram duas viaturas dos bombeiros de Torre de Dona Chama e duas dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros, assim como o helicóptero do INEM sedeado em Macedo de Cavaleiros.






Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.pt

sábado, 2 de junho de 2012

Jovens acampam em Vimioso




Decorreu nos dias 4, 5 e 6 de maio, o V Acampamento da Juvebombeiro do Distrito de Bragança, organização que marca a “estreia” de Pedro Santos, o novo coordenador distrital, na dinamização destas atividades. O local escolhido foi o parque de campismo de Vimioso que acolheu cerca de quarenta jovens bombeiros, oriundos de vários quartéis.
Das várias atividades em que o grupo se envolveu destaque para a prova de orientação noturna cumprida por equipas constituídas por cinco elementos, que percorrendo as ruas da vila de Vimioso tiveram que superar vários desafios, nomeadamente montar uma linha de mangueira, colocar corretamente um aparelho respiratório, executar uma técnica de imobilização em trauma, entre outros. Já na despedida os jovens bombeiros tiveram a oportunidade de almoçar com o 2.º CODIS de Bragança, bem como com elementos do comando e da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso.
A Comissão Coordenadora Distrital da Juvebombeiro e o Núcleo da Juvebombeiro de Vimioso afirmam que a iniciativa "superou as expectativas a todos os níveis" e fazem questão de agradecer “aos participantes e a todas as pessoas que apoiaram a realização deste acampamento”.

Fonte: JBP
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.pt

LBP/INEM: Possível agilizar formação dos bombeiros

  
A formação dos bombeiros como tripulantes de ambulância vai ser mais agilizada, na sequência de uma reunião havida entre o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP),comandante Jaime Marta Soares, e o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Miguel de Oliveira.
Na reunião, a que esteve também presente o presidente da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), José Augusto de Carvalho, e a directora nacional de bombeiros da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Susana Silva, o INEM informou já ter preparados os módulos dos cursos para tripulantes de ambulância de transporte (TAT) e de socorro (TAS).
O desdobramento dos cursos em módulos irá agilizar a participação dos bombeiros, evitando a sua ocupação contínua durante seis semanas, como acontecia até agora sem alternativa.
O presidente da LBP abordou também com os presentes a urgência da recertificação dos bombeiros/TAS que estima serem cerca de 1500 nessas circunstâncias. A propósito, o INEM informou ter já preparados 10 cursos para recertificação de 240 elementos.
Por fim, foi aprazado para os próximos dias a avaliação conjunta ENB/INEM dos contratos programa existentes de modo a obviar com celeridade quer os cursos de TAT e TAS quer a própria recertificação.

Fonte: JBP