terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dois mortos em despiste de camião


Duas pessoas morreram, esta manhã, na sequência de um despiste de um camião, no IC2, em Rio Maior.
O acidente ocorreu, por razões ainda por apurar, cerca adas 7 horas da manhã, no IC2. Os bombeiros de Rio Maior mobilizaram cerca 18 elementos, apoiados por seis viatura, para a operação de socorro, que ainda estavam no terreno, cerca das 9.30 horas da manhã.
O camião estava carregado de pintos e muitos dos animais fugiram e ainda ainda pela estrada.

Fonte:JN

domingo, 29 de janeiro de 2012

Gémeas nascem de pés em ambulância

                                                                                                 foto José Vinha

Bombeiros assistem a dois partos em pouco tempo

Duas meninas gémeas nasceram ontem numa ambulância dos Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere, de pés para fora, a caminho do Hospital do Vale do Sousa, em Penafiel. Durante a madrugada, voluntários daquela corporação assistiram a mais um parto.
"É sempre um momento feliz, mas desta vez foi difícil porque eram gémeas e a mãe dizia que se tratava de uma gravidez de risco", recorda Filipe Veríssimo, 24 anos, bombeiro que, com o colega Rui Frade, fez o parto. Que foi complicado porque as meninas nasceram de pés, mas quando chegaram as ambulâncias do INEM de Amarante da VMER do Vale do Sousa já havia vida a fervilhar.

Fonte: JN

Penacova: Bombeiro morre em acidente de carro

Um despiste de uma viatura ligeira ocorrido este domingo, em Penacova, resultou na morte do condutor, um homem de 35 anos, bombeiro na corporação de Voluntários local.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, o alerta para o despiste de uma viatura ligeira, em Casal de Santo Amaro, foi dado pelas 11h40. O acidente envolveu um carro particular e vitimou um elemento dos Bombeiros de Penacova "que não ia em serviço".
António Simões, comandante da corporação de Penacova indicou que o despiste terá ocorrido "de madrugada" mas adiantou que o carro só foi encontrado pela manhã, após o alerta da esposa da vítima, bombeiro voluntário e motorista de profissão.
O acidente ocorreu "numa curva apertada" e as causas deste estão, ainda, por apurar.

Fonte: CM

sábado, 28 de janeiro de 2012

Sustentabilidade dos bombeiros em causa: Liga reúne-se com ministro Miguel Macedo

Uma delegação do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses liderada pelo seu presidente, comandante Jaime Marta Soares, reúne-se terça-feira, 31 de Janeiro, às 16h00, com o ministro da Administração Interna (MAI), Miguel Macedo.
Em debate estará, inevitavelmente, a sustentabilidade económica das associações de bombeiros voluntários ameaçada pela ausência de um modelo de financiamento adequado (o actual é provisório desde 2007 e não responde há muito à realidade) e a formação dos bombeiros. A crise vivida no transporte de doentes, não obstante não depender directamente do MAI, contudo, tem que ser equacionada numa perspectiva global, já que poderá afectar também a própria prestação do socorro.


Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Três mortos em acidente na barragem de Foz Tua

foto Eduardo Pinto

(Em actualização) - Um desprendimento de rochas nas obras da barragem de Foz Tua provocou a morte de três trabalhadores, naturais de Alijó, Armamar e Cabeceiras de Basto. O acidente ocorreu cerca das 14 horas desta quinta-feira no lado de Carrazeda de Ansiães. Os corpos de dois trabalhadores já foram retirados e decorrem buscas para encontrar o terceiro, que está soterrado.

Equipas da Protecção Civil ainda se mantêm no local

Os três trabalhadores foram apanhados na sequência do desprendimento de uma rocha que embateu numa máquina giratória que se encontrava parada já que o seu operador tinha ido almoçar. A queda da pedra e da máquina provocou um deslizamento de terras e rochas que soterrou os três trabalhadores.
As vítimas mortais tinham entre 35 e 50 anos e eram naturais de Alijó, Armamar e Cabeceiras de Basto, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real.
No local permanecem durante a tarde 20 bombeiros, GNR e INEM e também um helicóptero da Protecção Civil que aterrou na ponte que atravessa a zona a jusante do local do local onde está a ser construído o paredão da barragem.
 Devido à permanência da aeronave nesse local, a ponte, que liga Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, mantém-se interrompida.
A comunicação com os bombeiros que se deslocaram ao local do acidente não é para já possível, devido à falta de rede.
Em declarações à Agência Lusa, o vereador da Protecção Civil de Alijó, Adérito Figueira, disse que o acidente ocorreu na sequência do deslizamento de uma máquina, que, por consequência, arrastou uma grande quantidade de terra que foi atingir os três trabalhadores, que ficaram soterrados.


Fonte: JN

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Duas irmãs encontradas mortas em casa

Duas irmãs foram encontradas mortas, esta quarta-feira, na casa onde residiam, na Travessa do Convento de Jesus, nas Mercês, em Lisboa. Já não eram vistas desde o Natal.
Os cadáveres das duas octogenárias indiciam que já poderiam estar em decomposição há alguns dias, tendo sido encontrados pelas 14.40 horas.
No local estão elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e agentes da PSP que aguardam a retirada dos corpos, após ter sido dada autorização pelo delegado de saúde.
As duas irmãs já não eram vistas desde o passado dia 22 de Dezembro. De então para cá, nem a irmã mais nova, que costumava sair para fazer compras, nem a que estava acamada mas que por vezes estava à janela, foram vistas pelos vizinhos.
Foi por causa desta ausência, a que se juntava a caixa de correio cheia e um cheiro estranho na escada, que alguns vizinhos começaram a fazer diligências para tentar apurar a situação das duas irmãs.
Esta quarta-feira foi alertado um agente do projecto Escola Segura (a casa situa-se em frente ao liceu Passos Manuel) que desencadeou o processo que levou à descoberta das irmãs.

Fonte:JN

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BE acusa governo de insensibilidade por eliminar a isenção para bombeiros e dadores de sangue

O Bloco de Esquerda criticou hoje, junto ao Hospital de S. Sebastião, na Feira, a insensibilidade do governo quanto à saúde dos portugueses, considerando que, além de impor taxas moderadoras "exorbitantes", eliminou a isenção para bombeiros e dadores de sangue.
O deputado do Bloco pelo distrito de Aveiro, Pedro Filipe Soares, afirmou: "As taxas moderadoras duplicaram e um doente que queira ter acesso a uma consulta de urgência poderá ter que pagar 20 euros, o que é uma enormidade, atendendo às condições económicas em que se vive atualmente".
"Isto já demonstra a insensibilidade do governo", continua o parlamentar, "mas essa é agravada pelo facto de agora deixar de haver isenção para quem dá aos outros algo que faz falta à sua própria vida, como acontece com os dadores de sangue, e para quem dedica o seu tempo a auxiliar quem mais precisa, como é o caso dos bombeiros".
Pedro Filipes Soares defende que o novo modelo do Serviço Nacional de Saúde obriga os portugueses a pagarem duas vezes pelo mesmo atendimento - "porque, como contribuinte, o utente já pagou para ter acesso à Saúde e agora, de cada vez que precisa do serviço, volta a pagar taxas moderadoras de contornos absolutamente exorbitantes", explica - e lamenta que "os doentes crónicos, que são quem mais precisa de ajuda, sejam precisamente quem fica mais prejudicado com esta história toda".
O deputado considera, por isso, que "o governo é insensível não apenas no que toca às taxas moderadoras, mas também no que se refere à universalidade do serviço de saúde que, como vem definido na Constituição, deveria ser para todos, protegendo os bons exemplos e aqueles que, por força das circunstâncias da vida, têm uma doença crónica e precisam de acompanhamento regular".
As preocupações de Pedro Filipe Soares estendem-se também ao transporte de doentes não urgentes, situação que "chegou a implicar um acordo entre o governo anterior e a Liga Nacional de Bombeiros, mas, na prática, está num impasse total".
O parlamentar do Bloco considera que, ao serem "empurrados para as ambulâncias dos bombeiros", muitos doentes estão a deixar de comparecer aos seus tratamentos regulares, sujeitando-se assim a que a falha a uma sessão possa colocar em risco a eficácia de todo o processo de cura.
"O que o governo está a conseguir com isto é piorar a Saúde dos portugueses e provocar a degradação geral da sua qualidade de vida", conclui o deputado.

Fonte: Lusa

domingo, 22 de janeiro de 2012

Morreu em incêndio num contentor no Parque das Nações


Acidente ocorreu numa obra do Parque das Nações


O homem que morreu este sábado na sequência de um incêndio num contentor, na zona do Parque das Nações, Lisboa, era o vigilante de uma obra existente no local.
Segundo disse à agência Lusa fonte da PSP, o homem, com idade entre 40 e 50 anos, fazia segurança à obra de um hotel em construção na Rua do Bojador, no Parque das Nações.
A PSP aponta a inalação de fumos como a causa da morte do homem, cujo corpo foi já removido para o Instituto de Medicina Legal de Lisboa.
O alerta de incêndio no contentor, que terá servido de apoio a uma obra na Rua do Bojador, no Parque das Nações, foi dado cerca das 07:00.
De acordo com os bombeiros, o interior do contentor metálico ardeu na totalidade.

Fonte e foto: JN

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

LBP Aplaude Extinção dos GIPS


Liga dos Bombeiros Portugueses vê com bons olhos a extinção dos os Grupos de Intervenção Protecção e Socorro criados em 2006, no seio da GNR, com o objectivo de intervirem na primeira meia-hora em incêndios florestais e em situações de catástrofe.
Os GIPS, constituídos por 620 militares da GNR que deverão regressar ao destacamento de onde foram requisitados no final do próximo mês de Fevereiro, deverão ser extintos no âmbito de uma reestruturação que o governo vai anunciar em breve. As funções dos GIPS deverão ser delegadas nos bombeiros "a concretizar-se, será uma boa medida" considera o vice presidente da Liga. Para Gil Barreiros a medida deve ser complementada com outra "o material sofisticado que deram aos GIPS e não nos deram a nós, deve ser distribuído pelos bombeiros". A LBP sempre foi contra a criação destes grupos "porque o socorro e os incêndios não tem horário de expediente como este grupo tinha".
Gil Barreiros falava na tomada de posse da nova federação distrital de bombeiros de Castelo Branco, naquele que foi o seu primeiro acto oficial nas funções de vice presidente da Liga de Bombeiros Portugueses.
Referindo-se aos Centros de Operações Distritais de Socorro, o novo responsável deixou bem claro que "não somos contra os Codis, mas contra alguma gordura excessiva".

Fonte: Rádio Cova da Beira
 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Rapariga desparecida em Mirandela



Uma rapariga de 16 anos, residente no concelho de Mirandela, está desaparecida há mais de uma semana, e a sua família está desesperada porque desconhece o seu paradeiro, bem como as circunstancias que levaram a este desaparecimento. A mãe já alertou as autoridades, mas continua sem saber onde está ou o que poderá ter acontecido à sua filha. Chama-se Sónia Alexandra Vilares Nunes e está desaparecida desde o passado dia 4 deste mês. Esta jovem com apenas 16 anos reside com a mãe em Caravelas, concelho de Mirandela, e terá comprado um bilhete de autocarro na central de camionagem de Mirandela, com destino a Macedo de Cavaleiros. A mãe deu conhecimento da ausência da filha logo no dia seguinte, na polícia de segurança pública de Mirandela. Maria Angelina Vilares conta o que se terá passado nas horas que antecederam o desaparecimento desta jovem.“De manhã ela até saiu para o autocarro primeiro do que eu. Em Mirandela ela saiu na estação e houve ali uma confusão com os alunos e deixei de a ver, mas ela foi para escola e à hora de almoço regressou à estação. As colegas disseram-me que ela tinha tirado bilhete para ir para Macedo” refere.Maria Angelina diz que as colegas da sua filha têm recebido mensagem de telemóvel e de internet, onde a jovem adolescente dá conta da sua situação.“Têm tido contactos por telefone e pela internet mas não sabem onde ela está. Apenas diz que está bem e que gosta de lá estar” afirma.A mãe já tentou inúmeras vezes contacta-la por telemóvel, mas sem sucesso.“Eu ligo-lhe mas o telefone chama e nada. Um vai para a caixa de correio e o outro ou desliga ou está sempre ocupado” conta.A jovem levou consigo apenas a roupa que trazia vestida e terá feito um levantamento, dias antes, de 200 euros. Como pista, Maria Angelina tem apenas uma conversa que a filha teve com ela e com os avós, dias antes do Natal.“Numa noite de Dezembro ela disse para o avô que se ía casar e eu respondi-lhe que era muito nova e ela respondeu que se ía casar em Janeiro. Eu não lhe conhecia nenhum namorado” afirma. Esta mãe desesperada deixa um apelo à sua única filha.“Eu estou muito preocupada e gostava que ela voltasse que para casa para não me magoar mais” afirma.
Uma jovem de 16 anos está desaparecida deste o passado dia 4. A PSP de Mirandela confirma o desaparecimento, acrescentado apenas que estão a ser encetadas diligências para encontrar a jovem, tendo já alguns dados concretos, mas que não podem ser divulgados à comunicação social.

Escrito por CIR

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Demissão em bloco da direcção motiva nova eleição nos Bombeiros Voluntários Flavienses



No final do passado mês de Novembro, a direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Flavienses (AHBVF), presidida por Gastão Bianchi, apresentou a demissão em bloco. Segundo apurou A Voz de Chaves, ainda não há data agendada para a realização de novas eleições, uma vez que ainda não são conhecidas listas candidatas, mas o acto eleitoral deverá realizar-se ainda este mês. Actualmente, a gestão da AHBVF está a ser assegurada por uma comissão administrativa, formada após a demissão da anterior direcção, que é composta por quatro elementos: um membro da Assembleia-geral, um elemento do Conselho Fiscal, um representante da direcção cessante e um representante dos bombeiros. Para ser considerada válida, uma lista candidata terá de reunir 7 elementos na direcção, 4 na assembleia-geral e 5 no conselho fiscal.


Fonte: A Voz de Chaves

sábado, 14 de janeiro de 2012

Deputados querem discriminação positiva para bombeiros transmontanos

Os deputados do PSD eleitos por Bragança estão contra a excepção criada para os bombeiros da região de Lisboa e Vale do Tejo quanto ao pagamento de doentes.Numa pergunta enviada ao Governo, Maria José Moreno e Adão Silva querem saber se, de facto, o Ministério da Saúde vai continuar a pagar os sete euros e meio por cada doente transportado ou se vai aplicar aquilo que foi decidido para todo o país, de pagar apenas um euro a partir do segundo doente. Maria José Moreno considera que os bombeiros do distrito de Bragança cobrem uma área muito extensa e, por isso, também deviam sofrer uma discriminação positiva.“O transporte de doentes não urgentes acabam por ser muito mais caros em distritos como o nosso”, frisou.Numa altura em que as corporações perdem uma parte importante das suas fontes de rendimentos, a deputada social democrata considera que este assunto tem de ser tratado com pinças pelo Governo.Maria José Moreno defende mesmo que a discriminação que foi noticiada para os bombeiros de Lisboa, depois de uma acção de protesto, não devia ficar por aí.“A haver negociações, estas deveriam ser a nível geral e não apenas com os de Lisboa”, explicou.
As perguntas foram ontem submetidas à presidente da Assembleia da República e serão agora encaminhadas para o ministério da Saúde.

Escrito por Brigantia

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

6º Passeio TT

Dia 4 de Março de 2012 é o dia escolhido para o 6º Passeio TT por Terras de Ledra. Esperamos que este ano, o passeio tenha ainda mais sucesso que nos anos anteriores. Brevemente colocaremos mais informações acerca do 6º passeio TT por Terras de Ledra.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Antigas casernas do Exército consumidas pelas chamas em Bragança



Dois incêndios mobilizaram ontem, ao final do dia, as duas equipas de intervenção dos bombeiros de Bragança. Em Rio Frio, ardeu um anexo de uma casa, por volta das sete da tarde. Pouco depois, surgiu também o alerta de um outro incêndio numa das antigas casernas do exército, junto ao mercado municipal de Bragança.
Paulo Gonçalves, adjunto do comando dos bombeiros de Bragança, explica que, aqui, o combate às chamas foi difícil.“Sobretudo no primeiro piso, porque a cobertura era forro e já estava todo tomado pelas chamas”, explicou.
As causas são, para já, desconhecidas.
“Não sabemos, porque o edifício está desabitado. Lá terá sido alguém que fez uma fogueira para se aquecer e perdeu o controlo das chamas e fugiu”, admite.
Os bombeiros tiveram ainda algumas dificuldades em encontrar o local, devido ao intenso nevoeiro que se fazia sentir àquela hora.
No combate a este incêndio nas antigas casernas do exército que deveriam ser convertidas em museu militar e que foram alienadas pela Estradas de Portugal à autarquia, participaram cinco homens, com duas viaturas.

Escrito por Brigantia

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Suspeito de roubar cobre sofreu queimadura graves

Um homem atingido, esta terça-feira, por uma descarga eléctrica num posto de transformação da EDP em Espinho, alegadamente quando estaria a furtar cobre, foi encaminhado para uma unidade de queimados de Lisboa em estado grave, disse fonte hospitalar.
"O prognóstico é reservado", afirmou fonte do centro hospital de Gaia para onde o homem foi conduzido logo após a ocorrência.
O queimado, que terá cerca de 30 anos de idade, passou ainda pelo Hospital da Prelada, no Porto, antes de ser conduzido à Unidade de Queimados do Hospital de S. José, em Lisboa.
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Espinho explicou que o homem que se encontrava no interior de cabina eléctrica no lugar do Monte, Paramos, Espinho e acrescentou que se veio a verificar ter tido queimaduras de segundo e terceiro graus.
"Ele devia querer mexer no que não devia", disse a fonte, acrescentando que "a PSP de Espinho suspeita de tentativa de roubo de cobre".
Os bombeiros receberam o alerta para o caso cerca das 00.53 horas, tendo deslocado para o local 11 homens, apoiados por um carro de combate a incêndio e uma ambulância.
De acordo com a fonte, no local já se encontrava uma ambulância do INEM e uma viatura médica de emergência, mas o socorro só foi possível quando um piquete da EDP desligou a energia na zona.


Fonte: JN

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bombeiros voluntários protestaram contra fim da isenção nas taxas moderadoras

Cerca de meia centena de bombeiros voluntários protestaram ao final da tarde em Lisboa contra o fim do direito à isenção nas taxas moderadoras, uma decisão que dizem ser uma "machadada no voluntariado em Portugal".

                                                                              foto Ângelo Lucas/Global Imagens


Os Homens da Luta também marcaram presença neste protesto


Foi em frente ao Ministério da Administração Interna (MAI), no Terreiro do Paço, em Lisboa, o ministério que os tutela, que cerca de cinquenta bombeiros voluntários se concentraram para protestar contra o anunciado fim da isenção nas taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma decisão que dizem ser bastante penalizadora e que os apanhou de surpresa.
"O que acontece é que, de um momento para o outro, e sem qualquer aviso, o Ministério da Saúde nos retirou o que está consagrado no Estatuto Social do Bombeiro. Achamos que isso foi mais uma machadada naquilo que é o voluntariado e o pilar principal da Protecção Civil em Portugal", disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Voluntários (ANBV), Rui Moreira da Silva.
Para o presidente da ANBV, a medida não só representa a supressão de um direito consagrado no Estatuto do Bombeiro como dificulta o acesso à saúde a um conjunto de bombeiros que exerce a função de forma voluntária, como segunda actividade.
"Achámos que, como não temos assistência na saúde no desempenho da nossa função de bombeiro, a isenção da taxa moderadora era uma mais valia para que periodicamente nós pudéssemos de certa maneira acompanhar o nosso estado de saúde", disse.
Rui Moreira da Silva questionou os efeitos de poupança desta medida para os cofres do Estado, e criticou o facto de nunca ter visto respondida por parte do Governo a pergunta sobre quanto custa o financiamento das taxas moderadoras no SNS para os bombeiros voluntários.

O presidente da ANBV deixou também críticas à forma como foi implementada a decisão.

"O ministério da Saúde mantém a isenção das taxas moderadoras nos cuidados básicos de saúde para 62 mil bombeiros. Meteu os bombeiros profissionais, os que estão na reserva, os que não têm definição no quadro e os operacionais todos no mesmo saco. O que nós queremos é que a isenção nas taxas moderadoras, em vez dos 62 mil bombeiros, seja para os 22 mil operacionais", propôs o responsável.
A ANBV pretende entregar à secretaria de Estado da Administração Interna uma petição a contestar o fim do direito à isenção nas taxas moderadoras, para a qual já recebeu, de acordo com Rui Moreira da Silva, "milhares de contribuições dos bombeiros de todo o país".
O presidente da ANBV, que se mostrou "agradado" por ver os bombeiros unidos em torno de uma causa, nesta que foi a primeira vez que os voluntários saíram à rua em protesto, afirmou também que espera que o MAI "se comporte como um pai e não como um padrasto" e que tenha em conta que seria "impossível" montar um dispositivo de combate a incêndios sem o contributo dos bombeiros voluntários.
"Em Maio, temos novamente uma preparação para esse dispositivo e nós não vamos dizer que não estamos presentes, agora gostaríamos de estar presentes de corpo e alma. Espero que até lá o Ministério defina de uma vez por todas as regras de jogo para os bombeiros portugueses", concluiu.


Fonte: JN

domingo, 8 de janeiro de 2012

Bombeiros "estão prontos para a guerra" contra cortes

O novo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) tomou posse, ontem, nas Caldas da Rainha, com um aviso: se o Governo não apoiar as 400 corporações do país e não arrepiar caminho nos cortes, os mais de 30 mil bombeiros estão prontos para a "guerra".
Jaime Soares, também ele militante e mais antigo autarca social--democrata em funções, diz que, como novo líder da LBP, é seu dever defender os superiores interesses dos bombeiros, seja "contra quem for", pelo que dele só devem esperar um "fervoroso e determinado" combate a favor das associações que atravessam um "momento muito difícil", sobretudo devido à redução dos pedidos de transporte em ambulâncias de doentes não urgentes.

 
Fonte: JN

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Opiniões de Bombeiros Divergem das declarações do Presidente dos Bombeiros de Macedo

Mas afinal o que se passa com a corporação dos Bombeiros de Macedo? Como é possível penhorarem uma corporação de Bombeiros? Como isso é possível?
Poder-se-ia dizer que é muito simples de explicar, bastaria ouvir o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros ao qual ele apela à generosidade de toda a população.

“Esta direcção lamenta que isto tenha acontecido e solicita a toda a população uma pequena ajuda que seja para suplantar esta situação de miséria que os bombeiros atravessam”, diz José Carlos Dias. Atravessam os Bombeiros (Associação) ou irão atravessar os bombeiros (operacionais)?
O cbbraganca foi ouvir os bombeiros de Macedo, e apercebemo-nos que é preciso confrontar as palavras do presidente.

“os bombeiros ficam sem meios para poder socorrer as pessoas porque não temos maneira de pagar um litro de gasóleo nem um pneu que rebente”

- Esta não é uma situação pontual ou momentânea. Esta situação já prevalece desde o ano transacto, ainda numa altura anterior á entrada do dispositivo de combate a incêndios florestais. Consta-se que durante o verão já os Bombeiros sofriam desta precaridade.

"já estão em causa também os vencimentos dos funcionários"

-Desde que se devem 200 mil euros, só agora estão em causa os vencimentos dos funcionários? Será só dos funcionários, ou também das famílias dos funcionários? A gestão danosa, reconhecida por grande parte do corpo activo da corporação, contrabalança com as necessidades da corporação, e dos seus funcionários. Estas situações começaram a prever à dois anos atrás e a precaver, e só agora é que se pede um milagre.

“Há pouco tempo veio dinheiro para pagarmos a fornecedores da época de incêndios. Os cheques bateram numa das contas e disseram que a conta estava penhorada."

- Não se pode aceitar o espanto de um presidente sobre esta situação. Se a direcção sabe que têm contas penhoradas, automaticamente tem de admitir que as verbas vindas do estado tenham de ir para a conta identificada como sendo da associação, e nem de outra maneira podia ser, pois o estado não transfere verbas para contas privadas. Assim sendo, nunca se poderia estar a contar com este dinheiro. Denota-se aqui um certo tom subtil de falsidade.

“Esta direcção lamenta que isto tenha acontecido e solicita a toda a população uma pequena ajuda que seja para suplantar esta situação de miséria que os bombeiros atravessam”.

- Uma direcção não pode lamentar a gestão que é feita pela própria direcção! A miséria não é dos bombeiros, é sim da corporação, mas mais uma vez, recorre-se à imagem do "Bombeiro Coitadinho" como justificação de um estado a que se deixou chegar, e pede-se mais uma esmola... esmolas essas que escasseiam, e o estado de miséria cavalga a um ritmo impossível de acompanhar. Houve muitos que tentaram esconder, uns por vergonha, outros com o intuito de tentar elevar o espírito abnegado e corajoso do "Verdadeiro Bombeiro", mas esse sempre foi combatido pelos que já há muito desistiram.

"isto é uma associação humanitária que se dedica ao socorro de pessoas e bens que não merece isto”.

-Exactamente Sr. Presidente... a Associação Humanitária não merece isto... nem os seus homens. Nem esta, nem nenhuma... mas porque será que esta situação apareceu? Vejamos:

A AHVBMC é comporta por:

-8 motoristas
-3 funcionários do bar que à anos dá prejuízo
-3 funcionários na direcção ( um passou agora para operador de central )
-Um Comandante
-Um mecânico
-4 operadores de central ( a câmara paga )

Por aqui se tem uma noção de como as coisas são… 8 motoristas não conseguem ganhar dinheiro para os outros 8 restantes (duvidamos muito). Alem do mais agora pedem aos motoristas para trabalhar como voluntários as noites e aos fins de semana. Já nem nos alargamos nas condições de trabalho, que apesar de haver uma redução nos transportes, muitos continuam a sair da corporação de madrugada para fazer transportes e a voltar ao entardecer.

Mas há mais… diz-se que desapareceu muito dinheiro da venda da parte que estava em construção do antigo quartel.
Só ainda não se confirmou judicialmente (porque quem de direito não se empenhou em levar o caso à justiça) mas houve desvio de dinheiros por parte de um ex-director.
Havia um fundo de maneio na central que provinha de algumas conduções de doentes ao qual não havia controle e facilmente era possível fazer desaparecer pequenas quantias de dinheiro.

A compra do 2º limpa-neves esta mal explicada.

A Câmara

As dividas de combustível chegam aos 30 mil euros.

Saco azul das ECIN´s ( semelhante àquele que levou Gil Martins a ser investigado) é constante todos os anos.
... e contudo isto os CULPADOS SÃO OS MÍSEROS FUNCIONÁRIOS???!!!
Ninguém vive bem com o mal dos outros, e não pretendemos fazer chacota dos Bombeiros de Macedo, mas preocupa muito a situação em que ficarão os funcionários da Associação, sobretudo aqueles que dão corpo ao manifesto, os bombeiros voluntários sobre os quais este episódio tem causado muito desconforto, os munícipes que mais uma vez ficam na duvida de terem ou não Bombeiros, os utilizadores das vias de comunicação que, até que ponto terão alguém que os socorra atempadamente entre Mirandela e Bragança?

É revoltante dar a conhecer estas condições, mas não se pode ver só um lado da moeda.

Por: cbbraganca.blogspot.com

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Presidente dos bombeiros sob suspeita

O presidente dos Bombeiros Voluntários de Redondo terá, alegadamente, usado dinheiro da conta da corporação para pagar uma taxa de justiça no valor de 204 €, de um processo particular que envolve uma funcionária da secretaria da associação.
Em causa está um crime de importunação sexual para com a secretária. Segundo os documentos a que o CM teve acesso, em 27 de Outubro o presidente recebeu a ordem de pagamento das custas judiciais. Um dia depois foram pagas pela conta dos bombeiros. Contactado pelo CM, o presidente, Domingos Farias, refere que as acusações "não correspondem à verdade" e que está a ser equacionado um processo contra quem divulgou os documentos.

Publicado em bombeirosmacedo.blogspot.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dois cadáveres encontrados no mar perto de Sagres

O cadáver de um homem foi resgatado, esta terça-feira, junto a uma falésia de difícil acesso, em Sagres, numa operação que demorou mais de uma hora. Pela manhã, uma turista alemã caiu ao mar na mesma zona e o corpo foi resgatado pela Marinha.
Esta terça-feira, foram dois os cadáveres detectados no mar em Sagres mas fonte da Capitania do Porto de Lagos confirmou que "não existe correlação entre os óbitos."
A falésia, situada a oeste da Fortaleza de Sagres, junto à praia do Tonel, tem um declive de cerca de 60 metros e os bombeiros de Vila do Bispo ainda tentaram, em vão, o resgate por terra.
Casos não estarão relacionados

Não se sabe quando ocorreu o óbito, uma vez que não há registo de alarme por queda de alguém à água nem de qualquer turista ou pescador lúdico desaparecido na zona nos últimos dias ou horas, indicou a mesma fonte.
A hipótese de o acidente ter ocorrido numa zona próxima e de o cadáver ter sido levado pela corrente até aquele local não é descartada pela Polícia Marítima, que vai proceder à abertura de um inquérito para apurar os factos.

Fonte: JN

domingo, 1 de janeiro de 2012

Madeira: Fica desalojada após incêndio pouco antes de foguetes

                                          Homem de Gouveura/Lusa

Uma mulher ficou desalojada na noite de sábado na sequência de um incêndio na habitação onde residia na zona da Rochinha na cidade do Funchal, confirmou neste domingo o comandante Barradas dos Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM).
"O incêndio deu-se dez minutos antes da meia-noite e não teve nada a ver com o fogo-de-artifício da passagem de ano", disse à Agência Lusa.
A casa ficou destruída pelo fogo e a mulher, sexagenária, ficou realojada na casa de um filho, adiantou.
O segundo comandante Barradas dos BVM revelou ainda que a noite da passagem de ano ficou marcada por alguns focos de incêndios devido à caída de faúlhas do rebentamento do fogo para terrenos baldios na zona de São Gonçalo, e por uma queda de uma mulher de 40 anos de uma altura de três metros alegadamente por desequilíbrio quando se encontrava junto a um muro observando o espectáculo pirotécnico.
Os Bombeiros Municipais do Funchal também acorreram a alguns fogos em mato mas, tal como os BVM, não perigaram vidas, nem bens.
De acordo com Marco Costa, responsável pelo consórcio Pyrofel/HC e Filhos que teve a cargo este ano o fogo-de-artifício, "o espectáculo correu dentro da normalidade, sem incidentes e segundo o programado" remetendo para os particulares a responsabilidade dos pequenos fogos que aconteceram durante a deflagração das boas-vindas ao 2012.

Fonte:CM