segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Incêndio fez um ferido na aldeia de França


Um incêndio que ontem consumiu uma habitação na aldeia de França, em Bragança, fez ontem um ferido. Um homem sofreu queimaduras de primeiro grau na cara e nas mãos depois de o sofá em que estava deitado, junto a uma lareira, ter pegado fogo.
De acordo com os vizinhos, o incêndio destruiu a habitação por completo.
“Vi praticamente a cozinha da casa a arder e o senhor sentado, com queimaduras na cara e nas mãos”, conta Cláudia Rodrigues. Já Ana Afonso pediu para chamar os bombeiros. “Corremos para lá mas pouco fizemos porque quando os bombeiros chegaram a casa já estava toda ardida.”
A casa, onde moravam duas pessoas, ficou completamente destruída pelas chamas, que não se propagaram a habitações vizinhas.
Cláudia Rodrigues, uma das primeiras pessoas a chegar ao local, explica que o incêndio começou num sofá que estava junto à lareira.
“Ele estava sentado e caiu. O sofá começou a arder e a queimar tudo. Também estava lá uma botija de gás, que não chegou a explodir.”
Os dois moradores, uma viúva de cerca de 80 anos e um filho de pouco mais de 30, ficaram desalojados. Ana Afonso diz que a população começou já a pensar em alternativas e em formar uma corrente de solidariedade que ajude esta família.
“Isso depois já alguém tem de falar porque eles precisam mesmo de ajuda. As pessoas ainda começaram a falar em juntar-se e falar com o senhor padre.”
O incêndio deflagrou pouco antes das cinco da tarde. No local estiveram dois veículos pesados dos bombeiros de Bragança, apoiados por dez homens.

Escrito por Brigantia

domingo, 30 de outubro de 2011

Proteção Civil: MAI anuncia extinção da Empresa de Meios Aéreos




Peso da Régua, 30 out (Lusa) -- O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje, no Peso da Régua, a extinção da Empresa de Meios Áereos (EMA), cujas funções serão assumidas diretamente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (AMPC).
O governante participou na cerimónia de encerramento do Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, onde aproveitou para anunciar que o Governo está a preparar reformas no domínio da proteção civil.
"São reformas que queremos concretizar com o objetivo de melhorar e adequar o dispositivo de proteção civil, racionalizar estruturas e meios e definir com clareza prioridades e critérios de atuação", afirmou o ministro.

Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Foto: bvtorrededonachama.blogspot.com

Bombeiros: Jaime Soares eleito para uma missão "difícil" à frente da Liga dos Bombeiros Portugueses



 
Peso da Régua, 30 out (Lusa) -- O comandante Jaime Soares assumiu hoje, na Régua, a presidência da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e salientou que os desafios prioritários passam pela problemática do transporte de doentes, o financiamento das associações e a sua sustentabilidade.
Bombeiros de todo o país estiverem reunidos durante três dias no 41º congresso que teve como objetivo eleger os novos órgãos sociais, debater as dificuldade e o futuro das corporações.
Jaime Marta Soares, que sucede a Duarte Caldeira que ocupou o cargo durante 12 anos, venceu com 375 votos, contra Joaquim Rebelo Marinho, que alcançou 298 votos.

Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bombeiros: Liga reúne-se a partir de hoje para eleger novos órgãos sociais


Lisboa, 28 out (Lusa) - A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reúne-se a partir de hoje no 41º Congresso da organização, um encontro que servirá para analisar as grandes linhas de orientação da atividade para o triénio 2012-2014 e eleger os órgãos sociais.
O encontro decorre no Peso da Régua e concorrem às eleições para os órgãos sociais da LBP duas listas, uma liderada por Jaime Parte Soares (lista A), que tem como lema "Pelos Bombeiros, por Portugal", e outra encabeçada por Joaquim Rebelo Marinho (lista B), cujo desígnio é "Por um futuro...de mudança".
A falta de um modelo de financiamento próprio e a independência da Protecção Civil ao nível do comando são algumas das ideias comuns aos dois candidatos à substituição de Duarte Caldeira, há 12 anos à frente da LBP.

Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Acidentes: Seis feridos ligeiros em colisão em Vila Pouca de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar, 26 out (Lusa) -- Seis pessoas ficaram hoje feridas na sequência de uma colisão que envolveu dois automóveis e um veículo pesado, perto de Bornes de Aguiar, disse à Agência Lusa o comandante dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar.
Manuel Borges Machado explicou que o acidente ocorreu às 13:20, na estrada municipal que liga Bornes de Aguiar a Freixeda, depois de um dos veículos ter entrado em despiste e ter embatido com o outro que seguia em sentido contrário.
O responsável referiu que da colisão resultaram seis feridos ligeiros, dos quais três foram transportados para o hospital de Chaves por suspeita de fraturas.

Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Bombeiro ferido vai ser operado à coluna

O chefe da corporação de bombeiros de Oeiras, que ficou gravemente ferido na sequência de capotamento, anteontem ao início da tarde, na Estrada de Paço de Arcos, continua internado no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa.
Ao que o Correio da Manhã apurou, está marcada para hoje uma operação à coluna. O chefe Marcos Serrão e mais quatro bombeiros sofreram o acidente quando seguiam para um incêndio na Ericeira. Os outros elementos já tiveram alta. "Ele queixa-se principalmente da zona da bacia, mas já consegue mexer as pernas. Felizmente já não corre risco de vida", disse ao CM o comandante dos bombeiros, José Manuel Pereira.
Recorde-se que dois dos bombeiros feridos tiveram de sair pelo vidro da frente depois de o camião ter tombado numa rotunda, na Estrada de Paço de Arcos, em Oeiras.

Fonte: CM

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Incêndio destruiu casa em Vila Nova

Uma casa ficou ontem destruída na aldeia de Vila Nova, em Bragança, consumida pelas chamas. O fogo terá começado pouco antes da uma da tarde.
De acordo com o chefe António Neto, dos bombeiros de Bragança, as chamas rapidamente tomaram conta do edifício.
“Já íamos aqui no alto e víamos as chamas a tomar todo o telhado. Quando chegámos lá conseguimos que as chamas não passassem para outras partes da casa.”
A ausência de pontos de água foi a principal dificuldade dos bombeiros, até porque havia o perigo de as chamas alastrarem às casas vizinhas.
“Havia esse perigo. Mas atacámos no momento certo e na hora certa. Chegou-nos a acabar a água porque ali não há bocas de incêndio mas demorou apenas dois minutos até chegar outro carro”, explicou.
Conceição Miranda, uma das vizinhas, conta que o aparato que se gerou ainda foi grande.
“Já vi quando estava lá um carro e depois foram chegando mais. A parte da frente da casa não ardeu, mas o telhado ardeu todo na parte de trás.”
Ao todo, foram necessários quatro veículos para ajudar no combate às chamas neste incêndio numa casa na aldeia de Vila Nova.

Fonte: Brigantia

domingo, 23 de outubro de 2011

Comandante Joca (Macedo de Cavaleiros) Gravemente Ferido - Actualizada


O Comandante do Corpo de Bombeiros de Macedo de Cavaleiros ficou gravemente ferido na manhã de ontem, nas instalações do Corpo de Bombeiros de Macedo.
O Comandante Joca, que se encontrava em serviço na corporação, estava a desligar a plataforma transportadora do tractor, quando uma mangueira de hidraulico rebentou, tendo-o atingido e ficando gravemente ferido no abdomén.

A situação é grave, segundo os familiares com quem contactámos.

Foi transportado para a Unidade Hospitalar de Bragança e depois de ser submetido a uma cirurgia onde teve de ser retirado o fígado, devido ao seu estado degradado pelo impacto, o nosso amigo continua internado no Hospital de Bragança com um prognóstico muito reservado. Devido á gravidade dos ferimentos internos que causaram uma hemorragia difícil de controlar, não pode ser transportado para nenhuma Unidade Hospitalar, pois o seu estado de saúde é muito debilitado e grave. Infelizmente a gravidade aumenta mas a esperança continua agarrada á vida. Assim como o Joca é um lutador, vamos todos ter fé e buscar no mais recôndito sítio a esperança e força para que tudo corra bem.

23/10 - 12h30: Melhores noticias nos chegaram, o estado de saúde do Comandante já está mais estável. Aguardaremos mais informação pelas 13h00.


13:55 - Segundo informações recolhidas junto da família os parâmetros vitais estão mais estáveis mas ainda não há possibilidade para a evacuação para o Porto (Hospital de Sto. António). O prognóstico continua reservado e apenas podemos aguardar...

16:40 - O comandante Joca encontra-se em coma mas estabilizado. Já estão reunidas condições para o transporte para o Hospital de Sto António, que se irá efectuar dentro de minutos e em principio terá de ir de ambulância por motivos de mau-tempo no Porto. Abre-se mais uma janela de oportunidade para a boa recuperação do nosso amigo.

18:00 - Comandante Joca é evacuado para o Porto. A viagem é feita numa ambulância dos Bombeiros de Macedo. Segue-a uma viatura de transporte de pessoal e vão escoltadas pela Brigada de Trânsito, devido á necessidade de um transporte calmo e cuidadoso. Na ambulância seguem 2 médicos e 1 enfermeiro. Espera-se a chegada ao destino pelas 21h00.

21:00 - O Cmdt Joca já se encontra no Hospital de Sto António. A chegada foi pelas 20h15 e decorreu dentro da normalidade. Segundo os médicos, transmitiram à família que ainda durante esta noite vai sofrer nova intervenção cirúrgica afim de avaliar melhor o seu estado de saúde e de acordo com novos exames outras complicações foram detectadas, como lesões ao nível dos intestinos e um dos pulmões.
 
Os bombeiros de Torre de Dona Chama desejam-lhe as rápidas melhoras.


Fonte: cbbraganca.blogspot.com

Famílias choram tragédias na estrada




"Perdi o meu afilhado. Tomei conta dele desde pequenino e agora partiu sem se despedir." Emocionado, José Sousa, de 35 anos, não consegue esconder a dor ao recordar o sobrinho, de 19, que perdeu a vida ontem à noite, num despiste de mota em Perafita, Matosinhos.
Sérgio Carvalho é uma das seis vítimas que em 11 horas morreram em aparatosos acidentes. O embate mais sangrento roubou a vida a dois jovens e ocorreu de madrugada na Avenida Marginal em São Pedro do Estoril. Matou dois amigos, ele de 23, ela de 19 anos e grávida.
Em Perafita, no acidente em que morreu Sérgio Carvalho, a noite era de festa para o rapaz de 19 anos. Ia com Sérgio Neves, de 16 anos, para a discoteca La Movida, no Porto, quando encontraram um amigo e este lhes emprestou a mota. Sem carta e sem capacete, os dois resolveram ir "experimentar" o veículo.
A poucos metros de casa, Sérgio Carvalho perdeu o controlo da mota e colidiu com um poste. Morreu no local. Já o vizinho Sérgio Neves ficou em estado muito grave e está em coma no Hospital de São João, no Porto.
O início da manhã também foi trágico na EN235, em Mamodeiro, Aveiro. António Dias, padeiro de 62 anos, estava de regresso à padaria onde trabalhava, em Oliveira do Bairro, quando se deu o brutal acidente. "Ele era muito cuidadoso a conduzir. Não sei como vai ser agora. Era o grande apoio da família", disse ontem ao Correio da Manhã Luís Fernandes, o filho mais velho da vítima mortal, que se enfaixou num camião. Já em Espinho, um despiste de mota na rua 19, anteontem à noite, matou um homem de 30 anos, natural de São Félix da Marinha, Gaia.

Também na Lixa, um acidente ceifou mais uma vida.

LEVA CARRO DE AMIGO E MORRE

José Filipe Sousa Ferraz, de 18 anos e sem carta de condução, queria sair à noite e pediu o carro a um amigo. Perante a recusa, o jovem de Gatão, Amarante, tirou as chaves do Fiat Panda sem que ninguém desse conta.
Cerca de 14 quilómetros depois, já na Lixa, Felgueiras, a viatura despistou-se e chocou violentamente contra um muro. O jovem morreu no local.
"Eram 03h00. Até pensei que era um carro a bater noutro", diz a dona da casa em cujos muros já morreram dois automobilistas.
"Não sei o que lhe passou pela cabeça para sair assim com o carro, é muito triste", lamentou o amigo Nuno Silveira.

ESMAGADOS EM COLISÃO

Marco Santos e Ana Quadrado regressavam a casa, pelas 06h00 de ontem, quando na Avenida Marginal, junto a São Pedro do Estoril, um embate com outro condutor que seguia numa carrinha tirou a vida aos dois jovens, de 23 e 19 anos, respectivamente. Segundo amigos de Marco, Ana estaria grávida de poucos meses. Ficaram esmagados. Empregado num café, Marco vivia com os pais, e ontem de manhã era ele quem conduzia um Honda Civic preto. "Quando chegámos ao local, os dois jovens já estavam mortos, disse ao CM o 2º comandante Hugo Santos, dos Bombeiros do Estoril.
O condutor da outra viatura, de 62 anos, ficou gravemente ferido e lutava ontem pela vida internado no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Fonte:CM

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chuva e granizo nos próximos dias

                                                                    foto José Mota/Global Imagens

A Autoridade Nacional de Protecção Civil alertou, esta sexta-feira, para as previsões de chuva e queda de granizo nos próximos dias e aconselha à tomada de medidas como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) afirma que, segundo o Instituto de Meteorologia, a partir de domingo à tarde é esperada chuva "persistente e intensa", prevendo-se para segunda-feira a ocorrência de trovoadas e queda de granizo, vento forte a muito forte e descida acentuada da temperatura.
Face a estas previsões, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.
A ANPC recomenda uma "condução especialmente atenta, defensiva e a velocidade reduzida, com especial atenção aos lençóis de água ou gelo que podem formar-se nas estradas".
O "não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas" e a "fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes ou placards" são outras das recomendações.


Fonte:JN

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Acidente mortal em Vila Flor

Um morto e um ferido ligeiro é o resultado de um acidente de viação, hoje de madrugada, cerca das seis horas da manhã, na Estrada Nacional 213, na freguesia de Meireles, Vila Flor.Dois carros ligeiros chocaram de frente por razões ainda não apuradas. “Foi uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros de passageiros. Cada um transportava apenas o motorista, não tinha mais ocupantes” explica o comandante dos bombeiros de Vila Flor, António Martins, acrescentando que “foi no sentido Vila Flor-Cachão mas não conhecemos as causas do acidente”.A vítima mortal é João Carlos Penafria, de 37 anos, natural de Mirandela, mas a residir na aldeia de Nabo, Vila Flor. Era operador fabril da empresa Frize, sediada em Sampaio, Vila Flor. O ferido ligeiro é de Vilas Boas, também do concelho de Vila Flor.Carlos Libório vinha em direcção a Mirandela, e apenas se apercebeu que uma viatura, que vinha em sentido contrário, entrou em despiste vindo a embater frontalmente no seu automóvel.“Eu ia na minha mão tranquilamente e um individuo cortou uma curta e enfiou-se contra mim. Eu só me apercebi do carro quando ele já estava em cima de mim. Encostei-me aio máximo à direita, mas como havia os rails de protecção não pude fazer mais nada” conta, acrescentando que “por qualquer motivo saiu da mão dele, não sei se seria por excesso de velocidade ou se lhe deu alguma coisa antes. O primeiro senhor que apareceu no local e que lhe tomou o pulso disse-me que o senhor o tinha ultrapassado momentos antes”.Carlos Libório sofreu apenas algumas escoriações e de imediato ligou para o 112 que accionou a equipa da ambulância SIV de Mirandela, e os bombeiros voluntários de Vila Flor, bem como a GNR.“Mal saí do carro liguei para o 112 a dar conta do acidente e quando vi que não saía ninguém do carro aproximei-me e vi que o senhor estava deitado para trás. O INEM ainda demorou uns 25 minutos a chegar e eu não sabia o que fazer mas quando o outro senhor me disse que já estava morto também não havia nada a fazer” refere Carlos Libório.Foi também accionado o helicóptero do INEM, que aterrou no campo de futebol de Vila Flor, mas acabaria por não ser necessária a sua intervenção, dado que foi confirmado o óbito do homem de 37 anos. O corpo foi transportado para o gabinete de medicina legal do hospital de Mirandela para a respectiva autópsia.

Escrito por CIR


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Orçamento do Estado: Liga dos Bombeiros teme pelo fim das corporações

A Liga dos Bombeiros Portugueses manifestou esta quarta-feira receio que a actividade e missão dos corpos de bombeiros esteja em "risco" devido às medidas previstas no Orçamento do Estado para o próximo ano.
O presidente da Liga, Duarte Caldeira, afirma que as associações de corpos de bombeiros "estão em risco na sua globalidade", caso não seja tomada "qualquer medida compensatória ou correctiva dos efeitos" provocados pelas medidas prevista no Orçamento de Estado.
"A primeira abordagem às consequências de natureza económica e financeira deste orçamento não são apenas preocupantes, mas sem nenhuma medida adicional de compensação ou de minimização dos efeitos deste orçamento, só falta perguntar quando é o que o Governo começa a encerrar estas instituições", sustentou Duarte Caldeira.
Segundo o mesmo responsável, os corpos de bombeiros são responsáveis por 85 por cento dos actos de socorro prestados diariamente em Portugal e no próximo ano vão ser confrontados com agravamentos de IVA e retirada de benefícios fiscais "legalmente concebidos há muitos anos".
Duarte Caldeira adianta que também "estão em risco" os postos de trabalho ligados ao transporte de doentes não urgentes, tendo em conta o "agravar" da situação dos últimos meses.
Lamenta igualmente a "barreira de incompreensível silêncio" que estão a encontrar no Ministério da Saúde, que ainda não respondeu ao pedido de reunião feito há mais de três meses para analisar uma "área que ocupa uma parte muito significativa da missão dos bombeiros".
Cerca de 65 por cento do pessoal profissional remunerado nos bombeiros estão afectos às áreas da saúde e da emergência pré-hospital, estando os restantes 35 por cento ligados aos incêndios e ao resto do socorro.
As dificuldades financeiras podem retomar a "penosa situação" dos bombeiros realizarem peditórios nas estradas e localidades, lamentou Duarte Caldeira, sublinhando que "constitui um recuo ao processo de desenvolvimento das estruturas de bombeiros que sofreram ao longo da última década".
"Se não houver nenhuma medida que atenda à especificidade do serviço público da actividade dos bombeiros corremos esse sério e desagradável risco", sustentou.

Fonte: CM

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bombeiros levam água a trinta mil

Bragança: Abastecimento feito a partir da Albufeira do Azibo


Os trinta mil habitantes de Bragança correm sério risco de ficarem sem água devido à seca meteorológica. Alarmada, a autarquia activou um plano que consiste no abastecimento de água transportada em seis camiões--cisterna dos bombeiros da região desde a barragem do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, até à barragem da Serra Serrada, que abastece a cidade brigantina, num percurso de 45 quilómetros.
A situação é preocupante, e a autarquia admite que pode ser necessário aumentar o número de camiões diários. A operação de transporte custa por dia cerca de dez mil euros. "O plano vai vigorar até que comece a chover e aumentem as reservas do sistema de abastecimento. Vamos ter de fazer transportes todos os dias, para evitar que as torneiras fiquem secas. Há um sério risco de ruptura", explicou o vice-presidente da Câmara de Bragança, Rui Caseiro.
Uma outra medida poderá passar pelo racionamento da água à população. "Sabemos que a água é essencial, mas se for mesmo necessário vamos pedir um bocado de compreensão à população."

SECA SEVERA ATINGE UM TERÇO DO CONTINENTE

Na primeira quinzena deste mês não se registou precipitação em todo o território de Portugal continental, prolongando um período de ausência de precipitação que se havia iniciado em Setembro, mês em que a chuva foi de apenas 65% da média. Esta situação veio agravar a seca meteorológica no continente, que no final da quinzena atingia todo o território, sendo que um terço (distritos de Viana de Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra e Leiria) se encontra em situação de seca severa ou extrema.

Fonte: CM

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Militar dos GIPS sofre queimaduras em combate a incêndio

                                      Foto ilustrativa/bvtorrededonachama.blogspot.com

Um militar dos GIPS ficou ontem ferido durante o combate a um incêndio próximo da aldeia de Aveleda, em Bragança. O fogo consumia mato em pleno Parque Natural de Montesinho e atraiçoou o militar da equipa helitransportada do Centro de Meios Aéreos da Nogueira.O militar foi obrigado a refugiar-se numa zona já ardida na sequência de um reacendimento repentino. Ficou com queimaduras de primeiro e segundo grau nas pernas e foi transportado para o Hospital de Bragança pelo helicóptero que se encontrava a combater o fogo como conta o comandante do GIPS.
“A equipa helitransportada fazia o combate normal ao fogo com o apoio de um helicóptero, mas com as condições atmosféricas adversas, visto que o teor de humidade relativa é muito baixo, rondas os 5, 10 por cento, tem dificultado muito o combate e também fez com que uma área que já estava apagada reacende-se com muita intensidade. O militar que se feriu foi para uma zona de segurança que já tinha ardido, mas devido à irradiação sofreu queimaduras nas pernas, os restantes elementos conseguiram retirá-lo da área de perigo e teve que ser transportado para o Hospital de Bragança”, conta o tenente Barbosa. O tenente Jorge Barbosa garante que estavam a ser cumpridas todas as medidas de segurança, mas as condições atmosféricas adversas atraiçoaram a equipa de militares que combatiam o fogo numa zona com difíceis acessos.“Fomos atraiçoados pelo comportamento do fogo que não é de todo previsível, apesar dos cuidados que nós temos, em que fazemos uma análise precisa das condições diárias, mas são situações que podem acontecer a qualquer momento, derivadas de vários factores, como a orografia do terreno, as condições meteorológicas. São vários factores que não se dominam completamente”, afirma o tenente Barbosa.
O incêndio de Aveleda mobilizou cinco GIPS e 42 bombeiros, auxiliados por dois helicópteros e 10 veículos operacionais.
Durante o fim-de-semana também se registaram incêndios de grandes dimensões em Urros, Torre de Moncorvo, em S. Jomil, Vinhais, no Parque Natural Douro Internacional, na zona de Freixo de Espada à Cinta, e em Meirinhos, no concelho de Mogadouro.

Escrito por Brigantia

domingo, 16 de outubro de 2011

Bombeiro vive há dois anos no quartel

                                         Foto: Maria João Marques

Jorge Campos tem 23 anos e está a viver há dois no quartel dos Bombeiros Voluntários do Porto. O jovem bombeiro não tem condições financeiras para pagar um alojamento: está desempregado e recebe 189,52 euros de rendimento social de inserção (RSI). É o apoio dos colegas que o tem ajudado a sobreviver. "Comprometi-me a fazer voluntariado e serviços nos bombeiros em troca de estadia", explica Jorge.
Natural de uma família de Barcelos "ausente e problemática", Jorge andou em colégios internos desde os quatro anos. Em 2008, decidiu entrar para os bombeiros. Um ano depois, teve de sair do colégio que frequentava. "No centro de emprego havia pedidos de socorristas e motoristas para os bombeiros. Como já tinha o curso de bombeiro completo, fiquei aqui 11 meses como socorrista", explica.
Durante a semana, Jorge almoça num centro de dia da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso. À noite e ao fim-de-semana tem de pagar as refeições, muitas vezes com a ajuda dos colegas, como é o caso de Paula Silva. "Também recebo o RSI e o meu marido também é voluntário nos bombeiros, mas temos família que nos ajuda. O Jorge não tem ninguém, a não ser os bombeiros e a direcção", explica Paula.
As dificuldades de Jorge Campos aumentaram quando o contrato de trabalho nos bombeiros chegou ao fim, três meses antes do prazo. "Como ainda era dado como activo no sistema informático do centro de emprego, suspenderam-me o RSI", explica o jovem. "Aceito qualquer proposta de trabalho, mas tenho de garantir alojamento. Por exemplo, não posso fazer formação e depois vir para os bombeiros dormir à noite. Eles não me podem estar sempre a sustentar", diz.

Fonte: CM

Morre na ambulância após colisão violenta

                                                                 Foto: Helga Nobre

Um violento acidente, envolvendo uma ambulância dos Bombeiros de Odemira e uma viatura ligeira, provocou ontem a morte de uma doente que estava a ser transferido para o Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, e ferimentos graves à condutora do automóvel.
Natividade Queimada, a paciente, de 78 anos, residente em Odemira, não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer no local. O choque entre as duas viaturas, aconteceu, cerca das 12h00, junto ao cruzamento entre a barragem de Morgavél e Porto Covo, em Sines. As causas ainda estão a ser apuradas pelas autoridades.
"A ambulância saiu de Odemira com destino ao HLA para transportar uma mulher, de 78 anos, que sofria de várias patologias", adiantou o comandante de Odemira, Nazário Viana, visivelmente abalado pela tragédia que se abateu sobre a sua corporação, precisamente no dia de aniversário dos soldados da paz daquela localidade. O acidente acabou por levar ao cancelamento das cerimónias que estavam marcadas para assinalar a data.
No acidente, a condutora do veículo ligeiro, Fátima Marreiros, de 48 anos, residente em Ourique, " ficou ferida com gravidade e foi transportada de helicóptero para Lisboa", adiantou o comandante dos Bombeiros de Sines, Vítor Gonçalves. A mulher seguia sozinha na viatura e, apesar de trabalhar na Junta de Freguesia de Relíquias, também no concelho de Odemira, não tinha qualquer relação com a vítima mortal. Os dois bombeiros que tripulavam a ambulância – que também capotou várias vezes até se imobilizar – de 19 e 68 anos, receberam tratamento hospitalar mas, de acordo com Nazário Viana, foram "considerados feridos ligeiros e não inspiravam cuidados".

Fonte: CM

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Governo prorroga período crítico de fogos até 31 de Outubro

O Governo decidiu autorizar o reforço do dispositivo de combate a incêndios até 31 de Outubro, prorrogando até esta data o período crítico.

A decisão foi aprovada no Conselho de Ministros realizado na quinta-feira.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) divulgou quinta-feira que determinou o prolongamento do estado de alerta especial nível Amarelo, «considerando as previsões» do Instituto de Meteorologia, que apontam para a continuação de tempo quente e seco com permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais.
O prolongamento do estado de alerta nível amarelo foi determinado para todos os distritos do Continente, até às 20:00 horas de segunda-feira, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais, lê-se na informação da ANPC.
A 3 de Outubro, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, tinham divulgado a prorrogação do período crítico de incêndios florestais até 15 de Outubro.
O Ministério decidiu também reforçar até esta data o dispositivo de combate a incêndios florestais, com 360 bombeiros em 14 distritos, adiantando que este reforço custaria 180 mil euros.
De acordo com a Directiva Operacional Nacional, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, o período, de 1 Julho a 31 de Outubro estava classificado como "fase Charlie", sendo estes os meses com mais meios operacionais afectos no terreno para o combate às chamas.

Fonte: TSF

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A25: Acidente causa dois mortos


                                                                                    d.r.

Um acidente no nó das Talhadas na A25, em Sever do Vouga, causou esta quarta-feira dois mortos e cinco feridos graves. O despiste ocorreu pelas 17h45, ao quilómetro 44, no sentido Viseu-Aveiro.
Ao que o CM apurou, a carrinha de caixa aberta onde seguiam sete operários da construção civil, residentes na zona de Esposende, despistou-se no nó das Talhadas.
O segundo comandante dos bombeiros de Vouzela, Paulo Teixeira, explicou que foi um problema num pneu a originar o acidente. "Um pneu de trás, do lado esquerdo, ficou todo descascado. A viatura entrou em despiste e foi embater frontalmente na estrutura que indica a saída do nó de Talhadas", explicou, acrescentando que a estrutura tinha "três pilares muito fortes".
Segundo Paulo Teixeira, as vítimas mortais são o motorista, que ficou encarcerado, e um dos ocupantes, que foi projectado e bateu contra a estrutura, que teriam "entre 25 e 35 anos".
No local estiveram várias ambulâncias. Um dos feridos foi ser evacuado de helicóptero para o Hospital de Coimbra. Os restantes feridos e as duas vítimas mortais foram transportados para o Hospital de Aveiro.
A assistência foi prestada pelos bombeiros de Vouzela, Oliveira de Frades e Sever do Vouga.


Fonte: CM

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fogo posto ou reacendimentos?


Hoje mais dois incêndios deflagraram entre Vilar de Ouro e Vale das Fontes, curiosamente muito próximos um do outro, numa zona onde já ontem tinha ardido. Fica a dúvida se foi fogo posto, ou reacendimentos.  No local estiveram os bombeiros de Torre de Dona Chama, Vinhais, Mirandela, duas equipas dos GIP'S e o helicóptero ligeiro sedeado em Nogueira.







Por: bvtorrededonachama.blogspot.com
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bombeiro de Bragança teve de ser evacuado de helicóptero de um incêndio

 
 
Um bombeiro da corporação de Bragança teve de ser evacuado esta tarde de helicóptero depois de se ter sentido mal durante o combate a um incêndio, em Paradinha de Outeiro, Bragança.
De acordo com o comandante dos bombeiros de Bragança, José Fernandes, foi o próprio helicóptero que ajudava a combater as chamas que procedeu à evacuação.
“Um dos nossos bombeiros que andava a combater o fogo sentiu-se mal, os colegas aperceberam-se que era uma situação com alguma gravidade. O meio que melhor tínhamos para o transportar ao hospital era o helicóptero, que parou o combate ao fogo, pois a vida está primeiro”, adiantou.
José Fernandes explica que, apesar de ser um helicóptero de combate a incêndios, neste caso deu para fazer o transporte do doente.
“O helicóptero está preparado, a não ser que seja para transportar uma pessoa em maca. Neste caso, ele veio sentado e estabilizado. Se tivéssemos de mobilizar uma ambulância, demorava seguramente uns 45 minutos a deixá-lo no hospital. Assim, foram cinco minutos”, garante.
Recorde-se que o bombeiro, de 25 anos, ajudava no combate às chamas de um incêndio em Paradinha de Outeiro, junto à fronteira com Espanha.
Este tem sido uma zona bastante afectada por incêndios este ano. Ainda ontem se registou um incêndio no mesmo local. José Fernandes admite que haja suspeitas sobre a origem de tantas ocorrências.
“Sim, há uns tempos disse que era o ‘Mistério da Paradinha’ e está a verificar-se agora. Mesmo os nossos vizinhos espanhóis estão a ter muitas ocorrências. Há ali uma série de aldeias ao correr da fronteira que nos tem dado muitas preocupações. A GNR tem conhecimento e está a fazer o seu trabalho.”
Este incêndio deflagrou pouco depois do meio-dia e a meio da tarde já mobilizava 36 homens, apoiados por oito viaturas.
 
 
Escrito por Brigantia

Morreu a bebé que nasceu no IP6 após acidente que vitimou a mãe

Morreu a bebé de oito meses de gestação que sábado à noite nasceu no IP6, após uma cesariana de emergência, na sequência de um acidente de viação que vitimou a mãe, uma jovem de 23 anos.
A menina, que nasceu com 2,5 quilos, aos oito meses de gestação, estava internada na Maternidade Alfredo da Costa em Lisboa. Apesar de ser "constantemente acompanhada", não resistiu aos graves ferimentos que sofreu no acidente.
O óbito foi confirmado às 4.15 horas desta madrugada, revelou ao JN fonte médica. A bebé, cujo prognóstico era "muito reservado", tinha várias lesões, nomeadamente a nível cerebral, em consequência do acidente da mãe, no sábado.
A cesariana foi realizada após a morte da mãe, depois do despiste do automóvel em que seguia, pelas 20 horas de sábado, no IP6, mesmo à entrada de Peniche.
Apesar dos esforços os profissionais da equipa médica do INEM não conseguiram reanimar Isabel Homem, que já se encontrava em morte cerebral, tendo o óbito sido declarado no local.
O Destacamento de Trânsito da GNR de Torres Vedras está a investigar as causa do acidente.


Fonte: JN

domingo, 9 de outubro de 2011

Incêndio em Nuzedo de Baixo

Mais uma vez, os bombeiros de Torre de Dona Chama, responderam ao apelo do voluntariado e, compareceram num incêndio florestal em apoio aos bombeiros vizinhos de Vinhais. O incêndio, que lavrava em mato e pinho, na localidade de Nuzedo de Baixo, esteve a ser combatido pelos bombeiros de Vinhais, duas equipas dos GIP'S da GNR e pelos bombeiros de Torre de Dona Chama. Estes por volta das 20:30 horas, tiveram que ser desmobilizados pois tinham um incêndio nas Aguieiras. A este incêndio, os bombeiros de Torre de Dona Chama, compareceram com duas viaturas, mas ao chegarem ao teatro de operações, verificaram que os populares já tinham extinto as chamas. Graças a estes populares, o trabalho dos soldados da paz ficou mais facilitado.




Por: bvtorrededonachama.blogspot.com
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

Grávida morre em acidente e bebé é salvo por cesariana


                                                                  foto Joaquim Fialho/Global Imagens

O recém-nascido foi levado em helicóptero para a Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa


Um acidente rodoviário no IP6, perto de Peniche, obrigou , este sábado, os técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a efectuar uma cesariana à única ocupante, que ficou encarcerada no veículo e acabou por morrer.
Foi necessário transportar a recém-nascida para o hospital de Santa Maria, em Lisboa.
O "acidente ocorreu junto à primeira saída para Peniche, cerca das 20 horas, com uma mulher, de 23 anos, grávida ao volante, que ficou encarcerada e obrigou a uma cesariana no local, para salvar a bebé", contou fonte do INEM à Agência Lusa.
"A mulher entrou em paragem cardio-respiratória, pelo que os médicos resolveram fazer a cesariana ainda no local e transportar a bebé para a Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, por helicóptero", acrescentou a fonte. A mulher acabaria por morrer.
"A recém-nascida está em estado grave e vai ser acompanhada no serviço de neonatologia" daquela unidade de saúde, disse o responsável do INEM.
A comunicação de emergência chegou via 112, tendo sido enviados para o local várias viaturas de emergência e o helicóptero para transporte da recém-nascida, concluiu.


Fonte: JN

Reacendimentos em Vilar de Ouro


Vários foram os reacendimentos que ocorreram no dia de ontem, em Vilar de Ouro. Durante a manhã, esteve no teatro de operações um helicóptero ligeiro e ao longo do dia, estiveram a combater os reacendimentos, os bombeiros da Torre, Mirandela e Macedo de Cavaleiros. Esteve também no local uma máquina de rastos o que facilitou o trabalho dos bombeiros.


Foto: bvtorrededonachama.blogspot.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Incêndio em Vilar de Ouro (continuação)


Segundo a página da ANPC, estão neste momento 51 bombeiros a combater as chamas, num incêndio que lavra com duas frentes. Conseguimos apurar, que as duas equipas dos Gip's, depois de terem ido jantar, ofereceram-se para ir novamente para o teatro de operações, assim sendo estão neste momento 59 elementos no teatro de operações. De momento não existem habitações em perigo.









Por: bvtorrededonachama.blogspot.com/ANPC
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

Incêndio em Vilar de Ouro

Lavra desde as 16:05 horas, um incêndio na localidade de Vilar de Ouro, concelho de Mirandela. No local estão 41 elementos, dos bombeiros de Torre de Dona Chama, Mirandela, Sendim, Macedo de Cavaleiros e Gip's da GNR. Esteve no combate às chamas um helicóptero ligeiro durante a tarde. Ao que conseguimos apurar, o incêndio lavra com duas frentes, estando neste momento a ameaçar a aldeia de Vilar de Ouro. Arde pinho e mato com grande intensidade. Dirige-se para o teatro de operações um Grif. Curiosamente, este incêndio lavra há 4 horas e não consta na página da ANPC.

Por: bvtorrededonachama.blogspot.com

Fogo em Castanheira de Pera com maior intensidade desde o fim da manhã


O incêndio que lavra desde quarta-feira na Serra da Lousã, concelho de Castanheira de Pera, esteve hoje quase dominado, mas o vento agravou a situação desde o fim da manhã. A noite foi de medo por causa das chamas que ameaçaram três aldeias e que ainda não foi extinto. Um carro de bombeiros acabou por arder, tal como testemunhou a reportagem da SIC.Em declarações à agência Lusa, o comandante operacional da protecção civil do distrito de Leiria, José Manuel Moura, disse que se prevê um "dia difícil" no combate às chamas.
Devido às condições climatéricas, vento mais forte e subida da temperatura, registaram-se esta manhã novas deflagrações, tendo o fogo progredido com mais intensidade dos locais onde ainda não estava controlado, adiantou José Manuel Moura no posto de comando, instalado próximo da ermida do Santo António da Neve.




Fonte: Sic Notícias

Quinze incêndios mobilizam bombeiros


                                                        Foto: GLOBAL IMAGENS

 Viatura dos BV de Castanheira de Pêra ardeu mas não houve feridos.

O Norte do país é na madrugada desta quinta-feira a região mais fustigada pelos fogos, com quatro dos cinco casos considerados "mais significativos" pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, que às 1h30 registava 11 incêndios activos.
Entretanto, foi já dominado, às 00h30, o incêndio que lavrava desde o final da tarde de quarta-feira em São Barnabé, Tondela (distrito de Viseu) numa zona de mato. O fogo chegou a mobilizar mais de 100 operacionais.
No distrito de Braga, continuavam activos à 1h30 dois incêndios: o primeiro surgiu em Guimarães, por volta das 20h32 de quarta-feira, e estava a ser combatido por 65 bombeiros e 17 veículos. Cerca de uma hora depois de surgir este fogo, deflagrava outro incêndio em Vieira do Minho, que estava a ser combatido por 12 bombeiros e cinco veículos.
Às 20h35 de ontem, Fiães era palco de um fogo que ainda está a ser combatido por 15 bombeiros e três veículos. No distrito de Bragança continuava activo o incêndio que deflagrou às 14h13 de quarta-feira no distrito de Vinhais, onde se encontram 40 bombeiros e 10 veículos.
Todos estes incêndios estão activos com frentes de mato, de acordo com a informação disponibilizada no site da ANPC.
No centro do país, em Sarnadas, Castanheira de Pêra (distrito de Leiria), 351 operacionais, apoiados por mais de 100 veículos, continuavam a combater as chamas do fogo que começou às 13h30. O fogo, que se alastrou ao concelho de Pedrógão Grande, tinha duas frentes activas em povoamento florestal.
Desde as 00h00 a ANPC já combateu 15 incêndios, estando ainda em curso 11 situações. Destas, a autoridade considera existirem cinco incêndios "mais significativos", ou seja, com "mais de duas horas ou com mais de dez veículos operacionais ou com três ou mais meios aéreos pesados".

Fonte: CM

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Governo reforça combate a fogos até dia 15

O Ministério da Administração Interna (MAI) decidiu esta segunda-feira reforçar até 15 de Outubro o dispositivo de combate a incêndios florestais com mais 360 bombeiros em 14 distritos, disse à agência Lusa fonte oficial do MAI.
Segundo o MAI, o reforço é composto por 14 grupos, tendo cada um 26 operacionais, que vão actuar em 14 distritos, aqueles que têm "maior perigosidade florestal" e "um menor número de meios activos".

Fonte: CM

Onze incêndios activos em Portugal

Segundo dados da Protecção Civil, estavam nesta manhã de terça-feira 11 incêndios activos, nos concelhos de Vila Real, Braga e Coimbra. Doze concelhos de Portugal continental apresentam um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Os concelhos com risco máximo de incêndio são Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil (Coimbra), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu), Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Vila do Rei e Oleiros (Castelo Branco) e Mação e Sardoal (Santarém).
Os dados disponíveis no site de Internet do IM apontam também para um risco muito elevado de incêndio nos distritos de Viseu (16 concelhos), Guarda e Castelo Branco (oito) e Leiria e Santarém, com sete cada um. Igualmente com risco muito elevado de incêndio nos distritos de Portalegre e Setúbal (seis), Braga, Porto, Coimbra e Faro (três), Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, Aveiro, Évora e Beja (dois) e Beja (um).
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo". O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13horas, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção de Civil (ANPC) registou 245 incêndios, que foram combatidos por 2488 bombeiros com o auxílio de 654 veículos.
O IM prevê para quarta-feira em Portugal continental continuação do tempo quente com céu pouco nublado ou limpo. Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 33 graus Celsius, em Faro de 28 e no Porto de 29.

Fonte: CM

Incêndio em Lamas de Ouriço


Um incêndio lavra desde a manhã do dia 3 de Outubro, na localidade de Lamas de Ouriço. Neste momento, 77 bombeiros  apoiados por 20 viaturas, combatem as duas frentes que consomem mato e pinho. Apesar de fraca qualidade, as fotografias em baixo, foram tiradas ao anoitecer e dá para perceber a enorme dimensão do incêndio.









Fonte: ANPC
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

domingo, 2 de outubro de 2011

Sondagem

Informamos, que está a decorrer até ao dia 10 de Outubro, uma sondagem que se encontra no lado direito deste blog. Agradecemos a sua colaboração.

sábado, 1 de outubro de 2011

Incêndio em Couto de Ervededo


Lavra desde o inicio da tarde de hoje, um incêndio florestal na localidade de Couto de Ervededo, concelho de Chaves. Durante a tarde, como pudemos constatar, estavam no teatro de operações os bombeiros de Salvação Pública de Chaves. Desconhecemos se estão no local mais meios, ou se durante a tarde estiveram meios aéreos no local.










Por: bvtorrededonachama.blogspot.com
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

Incêndio em Torre de Dona Chama

Ontem, por volta das 14:00 horas, os bombeiros de Torre de Dona Chama, foram alertados para um incêndio, que lavrava num monte que encosta com o colégio da mesma localidade. A rápida intervenção dos bombeiros e o vento, contribuíram para que o incêndio fosse dado como extinto em poucos minutos. No local, estiveram os bombeiros locais com um VFCI e um VTTU. No teatro de operações esteve também a  GNR.







Por: bvtorrededonachama.blogspot.com
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com