quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alguns não pensam assim!!!

Extinto incêndio na Ervideira


Por motivos de força maior, não foi possível acompanhar o incêndio que deflagrou terça feira por volta das 14:30 horas, na localidade de Ervideira, freguesia de São Pedro Velho, concelho de Mirandela. O incêndio, só ontem por volta das 16 horas, é que foi dado como extinto. No combate às chamas, estiveram os bombeiros de Torre de Dona Chama, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Izeda, Vila Flor, Bragança, Alfândega da Fé, um helicóptero ligeiro e um helicóptero bombardeiro pesado. Aqui ficam algumas fotos cedidas gentilmente por alguns dos nossos leitores.




                           

 




Por: bvtorrededonachama.blogspot.com
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fanfarras animam Cascais

                                                                             Duarte Roriz

O som de 24 fanfarras de Bombeiros ecoou esta tarde pelo centro de Cascais, para assinalar os 125 anos dos Bombeiros Voluntários da vila.
Esta foi a terceira vez que a corporação de bombeiros organizou, em parceria com a Câmara Municipal, o Encontro de Fanfarras de Bombeiros, que este ano contou com cerca de mil participantes. A vila encheu-se de centenas de pessoas que quiseram assistir ao desfile das fanfarras, cada uma com cerca de 40 elementos, provenientes de várias zonas do país.
O comandante dos Bombeiros de Cascais, João Loureiro, assistiu da tribuna, colocada no Largo Cidade Vitória. "Eventos como este servem para não perdermos as ligações com o passado e as tradições. Temos de manter vivo o espírito do voluntariado em Portugal", afirmou.
Em representação da Câmara de Cascais, esteve o vereador Miguel Pinto Luz, que, no final dos desfiles, ofereceu uma lembrança a cada uma das fanfarras. "Os 125 anos desta corporação significam muito para Cascais. Valorizamos muito as associações humanitárias e continuamos a apostar em iniciativas como esta, o investimento é sobretudo de pessoas", garantiu.
O trânsito esteve cortado desde as 15h30 até as 17h30 entre a Avenida D.Carlos I e a Praça Sá Carneiro, o que causou alguns condicionamentos nos acessos à vila.

Fonte: CM

domingo, 25 de setembro de 2011

Despiste de automóvel provoca um morto em Chaves

                                                                                                                  foto DR
O despiste de um veículo ligeiro na estrada entre Seixo e Loivos, em Chaves, provocou, este domingo, a morte "imediata" ao condutor de 23 anos, avançou fonte dos bombeiros de Vidago.
Segundo a mesma fonte, em declarações à Lusa, o automobilista, natural e residente em Loivos, ter-se-á despistado ao fazer uma curva e embateu "violentamente" numa árvore, junto à berma da estrada, e posteriormente, num poste de iluminação eléctrica tendo tido morte "imediata".
A colisão, disse a fonte, foi "tão violenta" que parte das peças do automóvel ficaram espalhadas a "cerca de 200 metros" do local onde o carro embateu.
As causas do acidente ainda não foram apuradas, mas a "velocidade excessiva" é apontada como a razão do despiste.
O trânsito, segundo a divisão de trânsito da polícia de Chaves, esteve condicionado para remoção dos destroços e limpeza da via.


Fonte:JN

Incêndio em Vale de Armeiro

Ontem, por volta das 15:30 horas, os bombeiros de Torre de Dona Chama, foram apoiar os bombeiros de Vinhais para um incêndio florestal em Vale de Armeiro. No local estiveram também os bombeiros de Mirandela, um helicóptero ligeiro e a GNR. Os bombeiros de Vinhais, não estiveram presentes devido a terem mais incêndios na sua área de intervenção.




 
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Incêndios


Fotografias do incêndio que deflagrou ontem à noite na Soutilha das Aguieiras, onde estiveram presentes os bombeiros de Torre de Dona Chama, Mirandela, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.




Fotografias do incêndio que deflagrou hoje, por volta das 12 horas, na localidade de São Pedro Velho, onde no combate às chamas, estiveram os bombeiros de Torre de Dona Chama, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e um helicóptero ligeiro.







Por: bvtorrededonachama.blogspot.com
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

Incêndio na Abobeleira


Deflagrou esta tarde, um incêndio florestal na localidade da Abobeleira, concelho de Chaves. Segundo conseguimos apurar, o incêndio lavrava em direcção à aldeia estando muito próximo das casas. No local, esteve um helicóptero ligeiro, os bombeiros Flavienses, Peso da Régua, Mesão Frio, Ribeira de Pena, Mondim de Basto e Salto. Desconhecemos se no teatro de operações estiveram mais corporações de bombeiros.





Por: bvtorrededonachama.blogspot.com
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Acidente em Felgueiras faz um morto e três feridos

Um acidente de viação, envolvendo dois automóveis e um ciclomotor, em Felgueiras, provocou , esta terça-feira, uma vítima mortal, do sexo feminino, e três feridos, um dos quais em estado grave.
Os feridos foram transportados de ambulância para o hospital de Guimarães.
Segundo fonte dos bombeiros locais, a vítima mortal, de 56 anos, viajava no motociclo e residia em Sernande, Felgueiras.
O ferido grave também seguia no veículo de duas rodas.
O acidente ocorreu cerca das 14.15 horas, no lugar da Estradinha, freguesia de Sendim, na estrada nacional que liga Felgueiras a Fafe.


Fonte: JN

Dificuldade para combater fogos


                                                                       Miguel Veterano

Os bombeiros de Portimão estão preocupados com as dificuldades de acesso à zona antiga da cidade caso lá ocorram incêndios. É que os carros estacionados nas ruas estreitas funcionam como obstáculos à circulação das viaturas de combate às chamas.
O caso mais recente deu-se na madrugada de sábado. Os bombeiros foram alertados para um fogo na arrecadação de um snack-bar, que teve origem numa arca frigorífica, na rua do Craveiro.
"Apesar de termos feitos deslocar para o local um veículo pequeno, mesmo assim enfrentámos dificuldades", revela José Mestre, comandante da corporação, adiantando que "felizmente foi possível circunscrever o incêndio e não houve consequências de maior".
Este responsável diz que, além dos fogos, os bombeiros também se deparam diariamente com grandes problemas para efectuar o transporte de doentes em ambulâncias.
O comandante José Mestre salienta que os bombeiros vão "solicitar à câmara e à PSP que seja dada atenção a esta questão", de forma a prevenir qualquer situação grave no futuro.
Esta zona da cidade é essencialmente habitada por pessoas idosas, que vivem em casas antigas e com poucas condições.

Fonte: CM

domingo, 18 de setembro de 2011

Acidente em Desvio do IP4 - Sta Comba de Rossas, Faz 3 Feridos




Ocorreu esta manhã, pelas 07h00, um despiste de um veiculo ligeiro, num dos desvios ás obras do IP4, no sentido Bragança-Macedo, junto á aldeia de Sta Comba de Rossas..
Um veiculo com três ocupantes, saiu de estrada numa curva, tendo abalroado o rail de protecção e posteriormente capotado fora da via.
No alerta dado para os Bombeiros de Bragança foi apenas referida a existência de uma vitima encarcerada, mas na chegada das equipas de socorro encontraram mais 2 feridos já fora da viatura.
O ferido mais preocupante foi o ocupante encarcerado, mas acabaram por ser transportados os 3 ocupantes da viatura para a Unidade Hospitalar de Bragança.
No local estiveram 2 ambulâncias de socorro dos Bombeiros de Bragança e um veiculo de desencarceramento. Também dos Bombeiros de Macedo deslocou-se uma viatura de desencarceramento e uma ambulância. A VMER de Bragança também também prestou assistência aos feridos.
A GNR - UNT também esteve presente e tomou conta da ocorrência.

 
Fonte e fotos: cbbraganca.blogspot.com

Montalegre: Corpo encontrado dentro de um carro numa barragem

Um carro com um corpo no interior foi encontrado este sábado na barragem dos Pisões, em Montalegre, e tudo indica ser de um motorista da câmara desaparecido em 2006.
O comandante dos bombeiros de Montalegre, David Teixeira, disse à Lusa que o alerta foi dado por volta das 12h30 por dois pescadores, que estariam a pescar na barragem e avistaram parte de uma viatura submersa na água.
O veículo, segundo o dirigente, foi "imediatamente" retirado da água pelos bombeiros e, pelas características, confirma-se ser o automóvel de um motorista da câmara de Montalegre desaparecido em 2006.
Existindo suspeitas de crime, os bombeiros não puderam abrir o veículo, pelo que quando a Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real chegou ao local o carro foi aberto e, no seu interior, estava a "estrutura de um corpo".
Além da PJ, a Polícia Científica do Porto também foi solicitada a ir ao local recolher indícios.
O motorista da Câmara de Montalegre João Fortunas, de 51 anos, desapareceu a 22 de Outubro de 2006 e, apesar das buscas realizadas desde então, nunca houve pistas do que terá acontecido.
O homem terá sido visto pela última vez num café em Côvelo, uma aldeia próxima da localidade onde residia, Paradela.
No dia do desaparecimento, segundo algumas testemunhas, o homem trazia consigo um cheque no valor de 7500 euros, resultante de um negócio relacionado com a troca de um carro.
O comandante da associação ressalvou que, após o desaparecimento do motorista, os bombeiros de Montalegre e familiares mais próximos realizaram, durante "cerca de um mês", buscas pelos estradões que dão acesso à localidade onde morava, mas sem sucesso.

Fonte: CM

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dois feridos em acidente aparatoso




Um aparatoso acidente que aconteceu por volta das 15 horas de hoje junto à ponte do Sabor, junto a Bragança, levou ao corte da via nos dois sentidos.
O trânsito foi entretanto desviado para um acesso ao loteamento do Sabor. Do choque frontal resultaram dois feridos com pouca gravidade, que tiveram que ser desencarcerados pelos Bombeiros de Bragança.
No socorro às vítimas estiveram 12 bombeiros, auxiliados por uma viatura de desencarceramento e duas ambulâncias, e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
As causas do acidente são para já desconhecidas. A polícia esteve no local a efectuar diligências para apurar o que terá estado na origem do embate das duas viaturas.
O trânsito foi cortado junto à ponte do Sabor enquanto a PSP recolheu indícios do acidente com as viaturas em plena via.


Foto e fonte: Rádio Brigantia

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Incêndio urbano em Vale de Gouvinhas


Hoje, por volta das 15:00 horas, os bombeiros de Torre de Dona Chama, foram alertados para um incêndio urbano na localidade de Vale de Gouvinhas. Para o local, deslocou-se uma viatura com cinco homens e de seguida um VTTU. Os bombeiros de Mirandela e a GNR de Torre de Dona Chama também estiveram no local. Como se pode verificar nas fotografias, ardeu um barracão que servia para guardar lenha.






Por: bvtorrededonachama.blogspot.com
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

Chamas podem durar três dias

                                                                   Foto: Luis Costa

O incêndio que deflagrou num terreno da empresa de reciclagem Inertegarve, na madrugada de ontem, no Ludo, à entrada de Faro, poderá demorar até três dias a ser extinto, devido à quantidade de material combustível no local. A Judiciária está a investigar possível mão criminosa na origem das chamas.
O alerta foi dado cerca das 02h40 de ontem. Mais de três hectares de um terreno na mata do Ludo estavam a arder. Apesar de deflagrar numa zona de floresta, e perto das habitações dos proprietários da Inertegarve, os bombeiros conseguiram circunscrever as chamas antes de alastrarem. Mas situação complicou-se por, no local, estarem acumulados resíduos de obras para reciclar. As largas toneladas de madeira e plástico ficaram em combustão.
"É algo que poderá demorar até três dias a ser totalmente extinto, devido ao material combustível", explicou Abel Gomes, da Protecção Civil de Faro. "Há perigo de as chamas alastrarem para a mata, mas temos meios de prevenção", que se vão manter enquanto durar o incêndio.
Por as chamas terem começado de madrugada, há suspeitas de mão criminosa e a PJ esteve no local. "Aqui nunca ardeu nada e acho muito estranho ter acontecido àquelas horas da noite, acredito que tenha sido fogo posto", referiu José Manuel Viegas, 62 anos, familiar do proprietário. O dono da Inertegarve não quis prestar declarações.
No local estiveram 39 homens de seis corporações, apoiados por 11 veículos e um helicóptero, além da GNR.

 
Fonte: CM

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Homem gravemente ferido numa explosão em S. Pedro do Sul

Um trabalhador de 26 anos ficou, na tarde desta segunda-feira, gravemente ferido durante uma explosão ocorrida num Posto de Transformação de electricidade, em S. Pedro do Sul, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais.
"O homem estava junto do osto de transformação a substituir as baterias do condensador e deu-se uma explosão nos cabos", explicou Mário Pereira.
O trabalhador ficou "com queimaduras de segundo e terceiro graus em quase cem por cento do corpo, só escaparam os pés", tendo sido transferido às 16.20 horas de helicóptero para a Unidade de Queimados de Coimbra, acrescentou.
Segundo Mário Pereira, a trabalhar no mesmo sítio estava um outro homem que, "com a aflição, deitou as mãos à roupa do colega, tendo ficado com queimaduras de primeiro grau nos dedos", acrescentou.


Fonte: JN

domingo, 11 de setembro de 2011

Contenção orçamental "não impede" investimento na protecção civil


O ministro da Administração Interna assegurou, este domingo, que a contenção orçamental "não impede" o investimento na protecção civil, e anunciou a assinatura, este mês, de contratos de financiamento superiores a 21 milhões de euros para 37 corporações de bombeiros.
"Outros investimentos se seguirão, tendo em conta as prioridades e os meios financeiros disponíveis", disse Miguel Macedo, que presidiu à sessão solene comemorativa do Dia Nacional do Bombeiro Profissional, que decorreu em Loulé.
O ministro reconheceu que "a dotação de mais e melhores meios" é uma aspiração de todas as corporações de bombeiros, mas alertou para a "necessidade de potenciar os recursos e garantir uma justa e racional aplicação dos dinheiros públicos".
"A situação económica exige o maior rigor e transparência na aplicação dos meios", observou Miguel Macedo, acrescentando que "é possível obter melhores resultados, caso se saiba gerir prioridades, evitar o desperdício e controlar a execução".
O governante assegurou que a segurança das populações "nunca será subestimada, mesmo neste período de forte contenção orçamental que o país atravessa".
"Queremos, com todo o rigor, continuar a reforçar e a reformar o sistema de protecção civil em várias frentes", disse o ministro, recordando no mês de Julho "foram assinados contratos de financiamento com corporações de bombeiros do distrito do Porto, no valor de 13 milhões de euros".
"São verbas destinadas a reforço de material de combate aos incêndios urbanos e florestais e em equipamento operacional de limpeza de neve", observou.
O governante recordou ainda que, "nos últimos anos têm sido feitas reformas ao nível da protecção civil para agilizar a capacidade de intervenção e prevenção", apontando a "diminuição de ocorrências" registadas até ao dia 29 de Agosto, comparativamente com 2010.
"Este ano registaram-se 15181 ignições, tendo ardido cerca de 34.006 hectares, menos 2232 ignições que em 2010 e uma redução de 91219 hectares de área ardida", disse Miguel Macedo.
O ministro evocou os acontecimentos "trágicos" do 11 de Setembro para saudar a "dedicação e a coragem dos bombeiros à causa pública".


Fonte: JN

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Acidente de tractor em Valverde da Gestosa

Ocorreu, esta tarde por volta das 13:45 horas, um acidente de tactor em Valverde da Gestosa, concelho de Mirandela. Segundo conseguimos apurar, o acidente deveu-se a um despiste num caminho que liga Valverde a São Pedro Vale do Conde. O tractor acabou por tombar e ir parar a um terreno agrícola, ficando o condutor debaixo do tractor. Do acidente, resultou uma vitíma mortal do sexo masculino de 80 anos aproximadamente. Quando os meios de socorro chegaram ao local, já não havia nada a fazer. Estiveram presentes no acidente, os bombeiros de Mirandela com uma viatura de desencarceramento, a ambulância SIV do INEM sedeada em Mirandela e a GNR de Mirandela.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Acidente em Gondomar faz 13 feridos ligeiros


                                                                             foto Pedro IVO CArvalho/JN
 Um autocarro da STCP e um veículo ligeiro de mercadorias colidiram, esta quarta-feira, em Fânzeres, Gondomar, por volta das 15.05 horas. Segundo uma fonte do Comando Distrital de Operações do Porto, do acidente resultaram 13 feridos ligeiros.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), confirmou à agência Lusa a assistência feita a 11 pessoas, de idades compreendidas entre os 16 e os 59 anos, não excluindo que outros passageiros possam ter sido assistidos por outros meios.
A mesma fontes especificou que todos os feridos, três homens e oito mulheres, não estão em estado grave, tendo sido distribuídos pelos hospitais de Santo António e S. João.
Ao local do acidente acorreram seis ambulâncias de suporte básico de vida (duas do INEM e as restantes dos bombeiros voluntários de Gondomar, S. Pedro da Cova e Valbom), uma de suporte imediato de vida (INEM) e uma viatura médica de emergência (Hospital de S. João).
A GNR de Fânzeres não especificou as circunstâncias do embate.


Fonte: JN

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dirigentes dão bens pessoais à Banca para pagar salários

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, alertou hoje que há dirigentes das associações de bombeiros que estão a pedir empréstimos à banca e a dar como garantia os seus bens pessoais para pagar salários.
Duarte Caldeira caraterizou a situação como "inaceitável" e explicou que este recurso se deve às dificuldades financeiras vividas nas associações, motivadas por dívidas tanto da administração central como das autarquias.
O presidente da LBP disse que, neste cenário, "é cada vez mais difícil recrutar dirigentes para as associações humanitárias" e que se está a assistir "a uma espiral de endividamento perigoso".
Para ilustrar "o sufoco em que vivem os bombeiros", Duarte Caldeira revelou que "em Mourão, Évora, viram-se obrigados a dispensar bombeiros e em Aguiar da Beira, Guarda, três ambulâncias foram colocadas à venda".
Um dos casos em que uma associação teve de bater à porta dos bancos sucedeu em Leiria.
O comandante dos bombeiros voluntários, Almeida Lopes, confirmou à Lusa que "existem diretores que recorreram à banca e deram os seus bens pessoais como garantia para poderem pagar os ordenados".
Almeida Lopes disse que muitas vezes não há dinheiro para o combustível das viaturas de emergência e que é recorrente algumas delas ficarem paradas à espera de verbas que assegurem a sua manutenção.
A corporação, sublinhou, "está nas mãos da boa vontade dos fornecedores" - revendedores de combustível e oficinas - a quem ficam a dever dinheiro.
Na sexta-feira, seis deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria apresentaram no Parlamento um requerimento solicitando esclarecimento ao Governo sobre "atrasos significativos" na transferência de verbas oriundas do setor da saúde.
Dias antes, o presidente da federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Nélio Gomes, afirmara à Lusa que as dívidas do Ministério da Saúde às associações podiam levar a despedimentos e ter consequências no socorro às populações.
Segundo este responsável, existem dívidas que já têm um ano, no que respeita ao transporte de doentes não urgentes, e sublinhou que só no distrito de Leiria a dívida "não andará muito longe do meio milhão de euros".


Fonte: DN

domingo, 4 de setembro de 2011

Idoso morre atropelado em passadeira



Francisco Claro, de 94 anos, morreu ontem vítima de atropelamento numa passadeira, junto à rotunda do monumento aos mortos, na cidade de Chaves. Ao seu lado, estava a mulher, Maria Nazaré, de 66 anos, que também foi atingida pelo automóvel, sofrendo ferimentos ligeiros.
O acidente aconteceu quando o condutor, de 54 anos, estava a sair daquela rotunda para a avenida Xavier Teixeira e não se terá apercebido de que o casal estava a atravessar a passadeira. Após o embate, o condutor ficou no local e foi ele quem chamou por socorro. Acabou por ter de ser hospitalizado em estado de choque, tendo o teste de alcoolemia que realizou dado negativo. Francisco Claro ainda foi assistido pelo INEM e transportado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Fonte da PSP disse ao Correio da Manhã que os caixotes do lixo colocados junto à rotunda, assim como a luz solar, poderão ter diminuído a visibilidade do condutor.

Fonte: CM

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Choque frontal em Mogadouro deixa órfãs duas meninas menores (atualizada)


Um choque frontal, cerca das 19 horas de quinta-feira, entre um carro e uma carrinha de caixa aberta, matou um casal de Freixo de Espada à Cinta, que deixa órfãs duas meninas, uma de quatro anos e outra com cerca de dois meses, que também ficaram feridas, mas sem gravidade. Do sinistro resultaram ainda mais três feridos, uma mulher e dois filhos, segundo a GNR de Mogadouro.


                                                                                             foto Glória Lopes
Na carrinha seguia a família de Anabela Branco, 36 anos, residente em Sanhoane, Mogadouro, acompanhada dos filhos, Tiago Fernandes, de seis anos, e Raquel Fernandes, de 13. Mãe e filho ficaram feridos com gravidade e seguiram para o Hospital de Bragança de ambulância. A jovem foi assistida na Urgência Básica de Mogadouro e já teve alta.
O carro era conduzido por António Cruz, de 35 anos, de Freixo de Espada à Cinta, que foi transportado no helicóptero do INEM para o Hospital de Bragança, onde chegou já sem vida. No automóvel ia também a esposa, Liliana Cruz, 28 anos, que morreu no local do acidente. A filha, Andreia Cruz, 4 anos, sofreu ferimentos ligeiros, tal como a irmã Maria Vitória, de dois meses - iam nas cadeirinhas e de cinto posto. Assistidas no centro de saúde de Mogadouro, tiveram alta.
António Cruz, funcionário da Câmara daquela vila, estava a recuperar de um tiro acidental que havia sofrido em Novembro, durante a caça. A mulher era funcionária da Estalagem de Idosos da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta, cujas colegas ficaram "profundamente chocadas".
O acidente muito aparatoso mobilizou vários recursos humanos e materiais: cinco ambulâncias, um veículo de desencarceramento da corporação de Mogadouro, cerca de duas dezenas de bombeiros, apoiados por seis militares da GNR, e ainda a equipa da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação). O trânsito foi cortado várias horas.
As causas do acidente ainda estão a ser apuradas, mas as autoridades consideram que o facto de o piso estar escorregadio, devido à chuva, pode ter contribuído para o despiste de uma das viaturas que entrou em derrapagem e se enfaixou na outra que seguia em sentido contrário.


Fonte: Jn

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Acidente faz um morto e seis feridos em Mogadouro


                                                                                          Foto: Arquivo Bbvtdc
 Colisão envolveu automóvel e um ligeiro de caixa aberta


Um acidente de viação ocorrido esta quinta-feira, ao final da tarde, em Mogadouro provocou a morte de uma mulher de 36 anos e seis feridos, cinco dos quais são considerados pelos socorristas como graves, noticia a Lusa.
«O piso está muito escorregadio. Uma das viaturas entrou em derrapagem e colidiu frontalmente com outra que seguia em sentido contrário. Foi um acidente aparatoso tendo em conta o estado em que ficaram os dois veículos», disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, António Salgado, à Agência Lusa.
Os feridos do acidente têm idades compreendidas entre os dois meses de idade e 76 idade.

Fonte: TVI 24

Reportagem - Nuvens Negras