domingo, 31 de julho de 2011

Incêndio em Rebordelo (continuação)

Segundo uma fonte no teatro de operações, o incêndio que lavrava desde esta manhã, encontra-se neste momento em fase de rescaldo.
Aqui ficam algumas fotografias do incêndio ao inicio da noite..






Fotos: Bbvtdc

Incêndio florestal em Rebordelo


Lavra desde as 10:17 horas um incêndio florestal em Rebordelo. Segundo a página da ANPC, neste momento o incêndio tem uma frente activa, com o combate a evoluir favoravelmente. Estão no local 62 bombeiros apoiados por 15 veículos, dos bombeiros de Vinhais, Torre de Dona Chama, Bragança, Izeda, Macedo de Cavaleiros, Mirandela,  e  um helicóptero bombardeiro pesado Kamov.








Fotos: Pedro Teixeira

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Morreu bombeiro da Pampilhosa ferido em acidente na quarta-feira


Um bombeiro voluntário da Pampilhosa, concelho da Mealhada, morreu esta sexta-feira nos Hospitais da Universidade de Coimbra, na sequência de um acidente ocorrido na quarta-feira em que ficaram feridos mais três colegas

Despiste da viatura provocou ferimentos em quatro bombeiros

Uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro disse à agência Lusa que "infelizmente se confirma" o falecimento do bombeiro Sérgio Ferreira, de 28 anos.
A informação foi reiterada por uma fonte dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, que não dispunha ainda de dados sobre o funeral.
Nos Hospitais da Universidade de Coimbra encontra-se ainda internado um colega de Sérgio Ferreira, que também ficou ferido há dois dias no acidente.
Quatro bombeiros da corporação da Pampilhosa, dois homens e duas mulheres, ficaram feridos na quarta-feira de manhã quando a viatura em que seguiam se despistou na estrada que liga aquela vila à EN1/IC2.
O autotanque de combate a incêndios acidentado dirigia-se para a zona de Pisão, freguesia de Barcouço (Mealhada), para combater um incêndio florestal.
As duas bombeiras feridas tiveram alta pouco depois de terem sido assistidas nos Hospitais da Universidade de Coimbra.


Fonte: JN

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Incêndio em Corujas

Deflagrou esta tarde, um incêndio florestal  perto da localidade de Corujas, Macedo de Cavaleiros. No incêndio, estiveram envolvidos os bombeiros locais, o héli sedeado na serra de Nogueira, os bombeiros de Torre de Dona Chama e uma máquina de rastos dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros.









Fotos: Pedro Santos

Fogo de Torre de Moncorvo durou 40 horas

Chamas na Quinta da Nogueirinha dominadas



                                                                                    Foto: arquivo bbvtdc

O incêndio que lavrou desde as 12h00 de terça-feira na Quinta da Nogueirinha, em Torre de Moncorvo, já foi dado como dominado pelos bombeiros, mas continuam no terreno 50 homens e 12 veículos, disse o Comandante Distrital de Operações.
Foram precisas mais de 40 horas para dominar as chamas que consumiram essencialmente mato rasteiro, pinhal e eucaliptos, disse, adiantando que o vento e os difíceis acessos foram "os principais inimigos" no combate às chamas.
O fogo chegou a ser dado como dominado às 11h50 de quarta feira, tendo-se verificado um reacendimento ao início da tarde. Foi novamente dado como dominado depois das 04h00 desta quinta-feira.

 
Fonte: CM

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Incêndio na Quinta do Seixo


Ocorreu esta tarde um incêndio florestal na quinta do Seixo, Vilares da Torre. No Teatro de Operações, estiveram os bombeiros da Torre com uma Ecin e um VTTU. Estiveram também os bombeiros de Macedo de Cavaleiros com uma Ecin, assim como os bombeiros de Mirandela com duas Ecin. Um heli ligeiro sedeado em Nogueira e um heli médio sedeado em Vidago também estiveram presentes e, no final esteve também presente o comando dos bombeiros de Mirandela.







Fotos: Ana Lopes/Rui Fontoura

terça-feira, 19 de julho de 2011

Três feridos graves e um ligeiro na nacional 213



Perto de Valpaços colisão entre ambulância do INEM e carrinha comercial


Uma colisão entre uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e uma carrinha comercial, na estrada nacional 213, sentido Chaves - Valpaços, provocou esta terça-feira três feridos graves e um ligeiro, informou à Lusa fonte dos Bombeiros.
Fonte policial adiantou à Agência Lusa que a ambulância do INEM de Chaves seguia no sentido Chaves - Valpaços, tal como a carrinha comercial, e ao ultrapassar o automóvel, numa recta com boa visibilidade, o veículo terá feito sinal para virar à esquerda para um posto de combustível não se apercebendo da ultrapassagem da ambulância e acabaram por colidir.
Com o embate, segundo a fonte, a carrinha comercial foi arrastada pela ambulância ao longo de "cerca de 40 metros" tendo abalroado a placa identificativa dos preços dos combustíveis e estabilizado junto a um muro do posto de abastecimento.
A ambulância acabou por sair fora da faixa de rodagem e cair num terreno. O condutor da carrinha comercial, de 63 anos, e o filho, de 36, ambos construtores civis, tiveram de ser transportados para o hospital de Chaves pelo helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros, avançou fonte dos bombeiros.
O homem de 63 anos teve de ser desencarcerado e queixava-se, segundo a mesma fonte, de dores na coluna, o filho apresentava lesões nos membros inferiores.
Outro dos feridos graves, a socorrista do INEM, de 27 anos, apresentava queixas nos joelhos e sofreu uma hemorragia nasal, tendo sido transportada para o hospital de Chaves, tal como o condutor da ambulância, de 61 anos, que sofreu apenas ferimentos ligeiros.
A ambulância do INEM ia em situação de emergência para Fornos do Pinhal, em Valpaços, mas dado o acidente tiverem de ser os Bombeiros de Chaves a tomar conta da ocorrência.
No local do acidente estiveram os Bombeiros de Valpaços, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Mirandela, o helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros e a GNR local.

 
Fonte: CM

sábado, 16 de julho de 2011

Última hora

Na zona de Pópulo, Alijó


Quatro mortos em acidente no IP4


Dois homens e duas mulheres morreram, esta tarde, num acidente no Itinerário Principal nº 4 (IP4), na zona de Pópulo, Alijó. Há ainda um ferido ligeiro. O IP4 encontra-se cortado, na zona do acidente, estando, neste momento, os bombeiros a proceder à limpeza da via. Prevê-se que a reabertura ao trânsito ocorra pelas 18h.
O alerta chegou aos bombeiros de Murça pelas 14h25. Ao que foi possível apurar, o acidente ocorreu quando o Pólo, em que seguiam as vítimas mortais – todas adultas e, aparentemente, com idades compreendidas entre os 24 e os 45 anos – se despistou, indo embater num camião que seguia em sentido contrário. O veículo ligeiro foi arrastado “uns 30 metros”, disse ao PÚBLICO o segundo comandante Graciano Gouveia, dos bombeiros de Murça.
A mesma fonte refere que o IP4 não se encontra em obras na zona do acidente, existindo duas faixas no sentido Vila Real – Murça (aquele em que seguia o Pólo) e uma faixa no sentido contrário. O estado de destruição do veículo ligeiro leva o responsável dos bombeiros a admitir que o excesso de velocidade possa ter estado na origem do acidente.
Além dos quatro mortos, o acidente provocou ainda ferimentos ligeiros no condutor do camião. Os veículos têm matrícula portuguesa, mas até ao momento não tinha sido possível verificar se as vítimas eram da região transmontana.
Os bombeiros deslocaram para o local 16 homens e quatro ambulâncias. O óbito das quatro vítimas mortais foi confirmado no local.


Fonte: Público

Incêndio Rural nas Aguieiras




Estiveram presentes os bombeiros de Torre D. Chama, Vinhais e o heli sedeado em Nogueira.

Fotos: António Pires

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Incêndio em Vilarinho do Monte




Deflagrou esta madrugada um incêndio florestal na localidade de Vilarinho do Monte. No local estiveram os bombeiros de Torre de Dona Chama e de Macedo de Cavaleiros.


Fotos: Nuno Nogueira

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Voluntários de Pernes choram morte de jovem bombeiro



Os bombeiros voluntários de Pernes estão de luto pela morte de Filipe Miguel Macedo Nunes, de 22 anos, que faleceu na quarta-feira, 13 de Julho, na sequência de um presumível ataque de coração.
Segundo o comandante da corporação, José Viegas, o jovem bombeiro de 3ª classe sofria de problemas cardíacos e tinha mesmo sido submetido a uma intervenção cirúrgica há poucos meses, em Lisboa.
“Ele apareceu no quartel a meio da manhã, com uma forte dor no peito, e começou a vomitar sangue quando começámos a avaliá-lo. Foi de imediato transportado para o Hospital de Santarém, mas já não foi possível salvar-lhe a vida”, explicou José Viegas ao nosso jornal.
O jovem “praticamente cresceu no quartel. Estava cá desde a escola de infantes”, adiantou José Viegas, dando conta da enorme consternação que se apoderou de todos os que o conheciam.
Filipe Nunes, que pertencia à Força Aérea Portuguesa (estava de baixa devido aos problemas de saúde), deixa pais e dois irmãos mais novos, de 18 e 20 anos, também bombeiros nos voluntários de Pernes.
O funeral realiza-se na quinta-feira, 14 de Julho, às 17h30, para o cemitério de Pernes.
O corpo estará em câmara ardente no quartel a partir das 11 horas.


Fonte: O Ribatejo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bombeiro morre após colisão com veículo ligeiro





Um bombeiro de Grândola morreu na madrugada desta segunda-feira, pelas 02h00, em Setúbal após a colisão entre um veículo ligeiro e a ambulância que conduzia. O acidente causou ferimentos em três pessoas, entre as quais um bebé acabado de nascer no veículo, disse fonte da corporação.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Grândola, Ricardo Ribeiro, contou à Lusa que a ambulância saiu de Grândola com dois bombeiros e uma grávida com destino ao hospital de Setúbal.
"Os bombeiros tiveram de parar na estação de serviço de Alcácer do Sal onde tiveram de proceder ao parto que correu bem mas, à entrada de Setúbal, junto ao cruzamento do hipermercado Jumbo um veículo ligeiro colidiu com a ambulância", contou.
No acidente, o "bombeiro que conduzia a ambulância morreu, a bombeira sofreu vários traumatismos na face enquanto a mãe e o bebé ficaram com algumas escoriações ligeiras", adiantou ainda Ricardo Ribeiro.
As causas do acidente estão ainda por apurar.

 
Fonte: CM

domingo, 10 de julho de 2011

Bombeiros alvo de investigação

O comandante dos bombeiros de Lourosa, Santa Maria da Feira, instaurou um processo disciplinar ao 2º comandante e a um chefe da corporação por causa da morte de dois colegas num incêndio a 10 de Agosto de 2010, na Lomba, Gondomar.
José Oliveira afirma que foi a Protecção Civil que o notificou para instaurar o processo a José Carlos Baptista e Carlos Castanheira, pela morte de Josefa Santos, de 21 anos, e Diamantino Sá, de 53.
O responsável falou com dez outros comandantes do distrito, para serem instrutores do processo, mas todos acabaram por recusar. Ao lado dos dois bombeiros estão 91 dos 100 colegas, inclusive o filho de uma das vítimas, que subscreveram um abaixo-assinado onde sublinham a confiança naqueles.
Também o presidente da direcção dos bombeiros de Lourosa, Joaquim Cardoso, está com os dois homens e acusa o comandante, que termina o seu mandato amanhã, de trair os seus elementos para tentar ser reconduzido no posto. "Isto não passa de uma tentativa para continuar no lugar", afirma.

Fonte: CM

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Embate entre três carros faz um morto no IP4

Um despiste seguido de colisão provocou, no IP4, na noite deste domingo, um morto, um ferido grave e três feridos ligeiros. Ao que o JN apurou, o acidente aconteceu na zona de Franco, em Mirandela, por volta das 21 horas.
Quando efectuava uma ultrapassagem, o condutor de uma das viaturas perdeu o controlo e embateu num rail, apurou o JN.
Com o carro atravessado na via, outros dois condutores não conseguiram desviar-se a tempo e embateram no veículo imobilizado.
A vítima mortal é um homem, tal como o ferido grave.



 

Fonte: JN
Fotos: Brigantia

Helicóptero de combate a incêndios não chegou à Serra de Nogueira



Ainda não chegou o helicóptero de combate a incêndios que vai ficar instalado na serra da Nogueira. O meio aéreo deveria ter aterrado no início da fase charlie, que arrancou na passada sexta-feira, mas um problema com a empresa que venceu o concurso a nível nacional atrasou a colocação dos helicópteros em vários pontos do País. A época mais crítica no combate a incêndios arrancou com dois grandes incêndios no distrito de Bragança, que deflagraram já ao final da tarde da passada sexta-feira. O primeiro incêndio foi registado em Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montesinho, onde 22 bombeiros, auxiliados por dois meios aéreos, combateram as chamas. O helicóptero e o avião de ataque inicial que estiveram no terreno eram espanhóis, ao abrigo do protocolo entre os dois países que prevê o intercâmbio de meios em zonas de fronteira.
O segundo incêndio foi registado em Milhais, no concelho de Mirandela, onde o combate às chamas mobilizou 61 bombeiros, que contaram com o apoio de 15 veículos operacionais.


Escrito por Brigantia

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Acidente em Torre de Dona Chama faz um ferido ligeiro

Por volta das 11 horas de hoje, a central telefónica dos bombeiros da Torre, recebeu um alerta para um acidente na estrada nacional 206 que, liga Torre D. Chama a Bragança. O despiste da viatura, ocorreu junto à antiga discoteca de Torre de Dona Chama. Ao local, acorreram os bombeiros da Torre com uma ambulância e três homens. Do acidente, resultou um ferido ligeiro que foi evacuado para o hospital de Mirandela.






Fotos: Pedro Santos