quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jovem de 18 anos despista-se e abandona bebé ferida no local

                                                           Foto: Paulo Silva Reis


Um automóvel ligeiro despistou-se esta quarta-feira na A24 e a condutora, alegadamente sem carta de condução, abandonou o local, a irmã de um ano e a ama da criança.
A Brigada de Trânsito (BT) da GNR de Chaves acrescentou que o carro terá entrado em despiste ao quilómetro 30 da A24, no sentido Pedras Salgadas-Vidago, presumivelmente por excesso de velocidade, embateu num «rail» de segurança, subiu o morro e capotou.
Duas das ocupantes do automóvel, a irmã da condutora, de um ano de idade, e a ama da criança, de 40 anos, de nacionalidade ucraniana, terão sido projetadas para o exterior do veículo com o embate.
A condutora, alegadamente com 18 anos, terá fugido, abandonando a irmã e a ama, que vinha a dormir e só se terá apercebido do despiste quando o carro embateu no «rail», disse à Lusa fonte policial.
Em relato aos bombeiros, a mulher afirmou que a condutora, com ferimentos ligeiros, terá telefonado a uma pessoa que a veio buscar ao local do acidente e a transportou ao Hospital de Vila Real.
A bebé, de acordo com fonte dos Bombeiros de Vidago, foi transportada para o hospital de Chaves com um traumatismo craniano. Posteriormente, foi encaminhada para um hospital do Porto.
A ama, de 40 anos, também levada para o hospital de Chaves, "sofreu apenas ferimentos ligeiros", disse a mesma fonte.
No local do acidente estiveram nove elementos dos bombeiros de Vidago, apoiados por duas viaturas de emergência e um carro de lavagem de estrada.


Fonte: JN

domingo, 26 de junho de 2011

Incêncio nos Vilares da Torre

Ontem por volta das 15:30 horas, foi dado um alerta para os bombeiros de Torre de Dona Chama, sobre um incêndio rural na freguesia da Torre, mais concretamente nos Vilares. O incêndio terá sido provocado por uma máquina agrícola. No local, estiveram os bombeiros da Torre, com duas viaturas e sete homens.




Fotos: Pedro Santos 

Incêncio em Mirandela

Deflagrou ontem à tarde um incêncio rural na cidade de Mirandela, perto do bairro de S. João. Desconhecemos mais pormenores.


Foto: Nuno Baía

quinta-feira, 23 de junho de 2011

PREVISÃO DE CALOR INTENSO PARA O PRÓXIMO FIM DE SEMANA


 
A ANPC realizou hoje, dia 22 de Junho, uma reunião de trabalho com a Direcção-Geral da Saúde e com o Instituto de Meteorologia, na sequência da previsão de aumento acentuado da temperatura para o período compreendido entre o próximo dia 24 de Junho (sexta-feira) e 27 de Junho (segunda-feira) cujas máximas poderão situar-se entre os 35ºc e os 40ºc, particularmente nas Regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
A esse aumento da temperatura estará também associado um aumento dos níveis de radiação ultravioleta.
Assim, de acordo com estas previsões, são esperados impactos na saúde, especialmente nos grupos populacionais mais vulneráveis, como é o caso das crianças, dos idosos e das pessoas portadoras de patologias crónicas, pelo que recomenda a adopção das seguintes medidas de prevenção:

População em geral:

• Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitando as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar;

• Nos períodos de maior calor procurar permanecer em ambientes frescos;

• Evitar, sempre que possível, actividades que exijam esforços físicos, nomeadamente actividades desportivas e de lazer;

• Evitar a exposição directa ao sol entre as 11 e as 17 horas.

• Fora de casa, utilizar roupa solta, opaca, cobrindo a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com protecção contra radiação UVA e UVB e protector solar com factor igual ou superior a 30.

Situações específicas:

• Os idosos que vivem sozinhos são particularmente vulneráveis, sendo importante que os familiares e vizinhos estejam atentos às suas necessidades de ingestão de líquidos, particularmente água, e de arrefecimento corporal;

• Os trabalhadores no exterior devem procurar proteger-se de forma adequada, não descurando o perigo quer das temperaturas elevadas quer da radiação UV, nomeadamente fazendo uma boa hidratação e pausas regulares em locais mais frescos;

• A utilização das praias e piscinas apenas deverá ocorrer antes das 11 horas ou após as 17 horas, renovando a aplicação de protector solar de 2 em 2 horas e após os banhos;

• As crianças com menos de 6 meses não devem ser sujeitos a exposição solar, e deve-se evitar a exposição directa de crianças com menos de 3 anos;

• As pessoas que sofram de doença crónica ou estejam a fazer uma dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se e seguir as recomendações específicas do seu médico;

• Se viajar de carro escolha horas de menor calor. Não permita a permanência de pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente crianças e idosos.

É também expectável que o perigo de incêndio florestal e o número de ocorrências relacionadas tenha tendência para aumentar, pelo que se recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face a esta situação.
A ANPC acompanhará em permanência esta situação e activará o alerta especial Nível Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais entre as 12h00 de 23 de Junho e as 20h00 de 27 de Junho.

Para mais informações, consulte os sítios na internet da ANPC (www.prociv.pt), Instituto de Meteorologia (www.meteo.pt) e DGS (www.dgs.pt).

Através da Linha Saúde 24 (808 24 24 24) poderão os cidadãos obter esclarecimentos sobre efeitos do calor na saúde.
A prevenção começa em cada um de nós.


Autoridade Nacional de Protecção Civil

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bombeiros treinam mergulho no Azibo


120 bombeiros participaram ontem no segundo encontro de bombeiros mergulhadores que decorreu no Azibo, em Macedo de Cavaleiros.Este ano o encontro foi aberto à participação de corporações de todo o país. Tendo em conta a escassez de ocorrências que requerem o mergulho, esta iniciativa serve também para promover o treino, para além do convívio entre bombeiros.“Também promovemos este encontro por causa da prática, para haver mais troca experiencia, com este tipo de treino” refere Rómulo Pinto, dos bombeiros de Macedo, que organizaram este encontro.Além disso, salienta que “nós temos treinos todos os meses mas mais no Verão em albufeiras e rios” explica, acrescentando que excepcionalmente vamos ao mar para se ser a diferença por causa das correntes”. Rómulo Pinto diz ainda que as maiores dificuldades encontradas na albufeira do Azibo se prendem com “as algas que há por baixo. Um mergulhador ao afundar, se toca no chão levanta muita poalha e a visibilidade é nula para lá dos 14 ou 16 metros de profundidade”.Paula Monteiro, uma das participantes que veio do Porto diz que “já cá estive no ano passado, foi uma experiencia muito agradável porque aprendemos bastante, pois quantio mais treinos e aprendizagem mais adaptados nos sentimos em verdadeiras situações de risco”.Manuel Fidalgo, que veio de Zamora, diz que veio participar porque “para nós aqui é mais perto. Em Espanha só o podemos fazer em Murcia ou Valencia e são cerca de 700 quilómetros” e salienta que “é importante porque sempre aprendemos coisas novas”.
No distrito de Bragança existem cerca de 50 bombeiros mergulhadores.

Escrito por Brigantia

terça-feira, 14 de junho de 2011

Mais um simulacro no Colégio de Torre de Dona Chama

Realizou-se esta terça-feira, mais um simulacro no Colégio de Torre de Dona Chama. No local estiveram os bombeiros locais, com uma ABSC com 2 homens, um VECI com 5 homens, 1 VFCI com 6 homens e um VCOT com um homem. A GNR também esteve presente. Ficam aqui algumas fotografias...













Fotos: Pedro Santos


domingo, 12 de junho de 2011

Bombeiros feridos em acidente já tiveram alta do Hospital de S. José

                                                                         foto pedro aperta/global imagens

Os três bombeiros que ficaram feridos num acidente no sábado quando iam apagar um incêndio num prédio nos Olivais Sul tiveram alta ainda no sábado, disse fonte do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Em declarações anteriores à Lusa, fonte dos bombeiros disse que o acidente ocorreu quando um dos quatro carros de bombeiros que seguiam na direcção dos Olivais para apagar um incêndio se virou.
Os bombeiros foram então encaminhados para o Hospital de S. José, mas saíram no mesmo dia. Dois foram apenas observados, o terceiro recebeu tratamento devido a um corte no joelho e dores abdominais e na coluna.


Fonte: JN


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Missa Pelo Joao Pedro

                                            

                                             


Caros amigos, colegas e familiares do João Pedro, o grupo de amigos que têm realizado várias actividades de solidariedade pelo João Pedro, vai novamente agradecer ao Poder Divino o estado de saúde do menino.
No próximo domingo, dia 12 de Junho, pelas 18h00 vai ser realizada na Igreja da Sé, Praça da Sé, uma missa de agradecimento pelos fieis que têm acompanhado o menino em todas as horas difíceis, e agora também nas menos difíceis.
Esta missa surge pelo motivo de o menino já ter tido alta médica e se encontrar agora em casa a recuperar. O seu estado de saúde já melhorou siginificativamente e agora irá iniciar os tratamentos de reabilitação.

Fonte: cbbraganca.blogspot.com

Ordem do Mérito para bombeiro centenário


Henrique Amaro é o bombeiro mais velho do país e vai ser condecorado, no dia 10 de Junho, como oficial da Ordem do Mérito. Aos 100 anos, recorda como era ser bombeiro voluntário noutro tempos, quando dividia as horas entre o serviço na corporação de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém e o emprego como mecânico da CP, em Lisboa. Uma paixão que nasceu aos 23 anos e que nunca mais o largou.
 
Fonte: JN

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Incêndio destrói armazém agrícola

Um curto-circuito poderá ter estado na origem do incêndio que ontem de manhã destruiu uma parte de um estábulo situado em Variz, concelho de Mogadouro. Pelas contas do proprietário, as chamas destruíram cerca de 250 grandes fardos de palha de cereal e a estrutura do telhado, mas não colocaram em perigo os animais. Numa análise superficial, estima que os prejuízos rondem entre 10 a 20 mil euros.Os Bombeiros Voluntários de Mogadouro desconfiam que o incêndio terá começado num curto-circuito.Os bombeiros ajudaram a remover os fardos de palha e a controlar o fogo mas não foi possível evitar grandes danos na estrutura do telhado e na parte eléctrica do estábulo.
Os tractores estavam guardados noutro armazém, que não chegou a ser atingido pelo fogo.

Escrito por CIR

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Doentes passam a poder ser acompanhados nas ambulâncias do INEM




As ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) passaram a poder transportar um familiar ou uma pessoa da relação dos doentes que recolherem. Em nome da humanização dos cuidados de emergência médica, anuncia o INEM numa nota distribuída esta tarde aos órgãos de comunicação social.
Esta norma entrou em vigor no passado dia 1, acrescentando-se à lei (Lei n.º 33/2009) que estabelece o direito a acompanhantes de “todo o cidadão admitido, num serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde”.
Esta nova medida tem em conta a “necessidade de aumentar o acesso à informação, poder de decisão e capacidade de participação na gestão da doença dos utentes e seus acompanhantes”, refere o comunicado, notando que de forma a que “os cuidados de emergência médica sejam eficazes, o acompanhamento não deverá comprometer as condições e requisitos técnicos da sua prestação”.
A nota esclarece ainda que “será solicitado” ao acompanhante “que mantenha uma conduta com urbanidade e que respeite e acate as instruções e indicações da tripulação de serviço”. Especifica ainda que, em determinados casos, “compete ao chefe de equipa decidir, informar e explicar ao doente e acompanhante os motivos que legitimam ou impedem o respectivo acompanhamento e a sua manutenção”
A decisão de admitir os acompanhantes dos doentes nas ambulâncias já foi comunicada à Liga dos Bombeiros Portugueses e à Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), tendo em conta que 243 ambulâncias do INEM são operadas por corpos de bombeiros e delegação de Faro da CVP, esclarece o mesmo comunicado.


Fonte: Público

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bombeiros Voluntários de Mirandela Queixam-se da Falta de Pagamentos

Esta associação passa por algumas dificuldades, pois até o voluntariado tem os seus custos, como referiu o presidente da Associação Humanitária, Marcelo Lago “continuamos com o constrangimento dos pagamentos dos centros hospitalares, nomeadamente o Centro Hospitalar do Nordeste que, pelo menos à nossa associação, é a que tem os pagamentos mais atrasados, na ordem dos 180 mil euros. O Governo Civil tem-nos apoiado bastante, mesmo financeiramente, o município também dentro do possível”, referiu Marcelo Lago, presidente da Direcção dos Bombeiros.
O responsável garante que tem uma equipa de profissionais “felizmente temos homens e mulheres que além de serem profissionais também dão muitas horas de voluntariado, em média cerca de 500 horas por ano cada um deles. Felizmente, conseguimos dar resposta às situações que se vão deparando no dia à dia.”
Com o aproximar da época dos incêndios, há que estar preparados, em meios de combate e humanos. ”Tem de haver, sobretudo, prevenção mas também aí temos uma estratégia que foi preparada através do Município de Mirandela com a Protecção Civil, neste caso o Engenheiro Branco, e com o Centro de Emprego, em que temos mais cinco homens que vão fazer vigilância”, tranquilizou o responsável.
A bênção de duas ambulâncias, com o orçamento de 160 mil euros, foi a prenda de aniversário. Vieram em Setembro de 2010 para a corporação e já se encontram em serviço, mas esperaram pelas comemorações deste ano, pelo seu simbolismo. Uma das ambulâncias é do INEM e a outra é um veículo especial (VCI), que só em equipamento custou 35 mil euros.
Após a celebração eucarística ocorreu a marcha dos Bombeiros e da Banda Musical de Mirandela até ao quartel dos bombeiros onde foi servido um almoço.


por Imprensa Regional