domingo, 29 de maio de 2011

Nazaré: Chuva intensa inunda caves comerciais

Duas viaturas dos Bombeiros da Nazaré e diversas caves de estabelecimentos comerciais ficaram inundados devido a uma 'tromba de água' que se abateu pouco depois das 11h00 deste sábado.
Fonte dos bombeiros locais adiantou à Lusa que a inundação no quartel, além de danificar as duas viaturas da corporação também "deixou submersas" duas viaturas particulares de bombeiros.
"Várias caves" de estabelecimentos comerciais foram também inundadas, mas o comandante da corporação escusou-se a avançar pormenores, explicando que a situação ainda está em avaliação.
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Barroso, disse também ser ainda prematuro fazer uma avaliação dos prejuízos, frisando não se ter registado qualquer dano pessoal.
Na sua apreciação, foram inundadas "20 a 30 caves", algumas de estabelecimentos comerciais - de vestuário, alimentação, ou eletrónica - e outras de habitações.
Pelas 16h00 de hoje a situação encontrava-se já normalizada, mas no pico da ocorrência foram chamadas a intervir nove corporações com perto de oito dezenas de homens, revelou uma fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

 
Fonte: CM

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Despiste de ambulância mata bombeiro

Um bombeiro de 22 anos morreu, esta quinta-feira, na sequência do despiste de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo, que circulava na A12, cerca das 13h00. Outro elemento da corporação, que também seguia na viatura sinistrada, está sob observação no hospital de Setúbal.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, o jovem bombeiro foi dado inicialmente como ferido grave, mas não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer no local do acidente.
Na ambulância sinistrada - que circulava no sentido Setúbal/Pinhal Novo da auto-estrada 12 (que liga Setúbal a Lisboa, passando pela ponte Vasco da Gama) - seguia outro elemento da corporação, do sexo feminino, também com 22 anos, que, aparentemente, terá sofrido apenas ferimentos ligeiros, mas foi transportada para observação para o Hospital de São Bernardo.
O despiste ocorreu quando a viatura regressava ao quartel do Pinhal Novo, depois de efectuar um serviço em Setúbal.

 
Fonte: CM

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Despiste de automóvel provoca dois feridos


Ocorreu este domingo, cerca das 17:00 horas, na estrada que liga Torre de Dona Chama a Mirandela, próximo á localidade de Mascarenhas, o despiste de uma viatura ligeira na qual seguiam dois jovens. No local, esteve presente uma ambulância dos bombeiros de Mirandela, uma ambulância SIV e o Helicóptero do INEM. Um dos jovens foi evacuado de helicóptero para o hospital de Vila Real e, o outro foi transportado ao hospital de Mirandela pela ambulância dos bombeiros.









Escrito por: blognaooficialbvtdc
Fotos: blognaooficialbvtdc

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Funchal: Simulacro de Sismo no Shopping


Considerado «extremamente positivo» com a intervenção das duas corporações de bombeiros do Funchal e da PSP.

O diretor do Centro Comercial MadeiraShopping, Alberto Pereira, e o comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal, Nelson Bettencourt, um dos responsáveis pelos meios de intervenção, fizeram balanço «extremamente positivo» do exercício realizado, ontem de manhã, naquela grande superfície comercial.
O exercício teve como cenário uma situação de sismo, seguida de evacuação/emergência, passavam alguns minutos das 10 horas. Ficou concluída cerca de uma hora e meia depois, com a intervenção de três dezenas de bombeiros e uma dezena de veículos, de diversos tipos, das duas corporações do Funchal e um dispositivo da Polícia de Segurança Pública (PSP). A participação da PSP foi considerada importante, na medida em que « são os agentes da autoridade que abrem as vias de comunicação e que nos permitem fazer uma chegada rápida ao local». Os BVM participaram com 15 elementos, dois veículos de combate a incêndios, uma ambulância de emergência pré-hospitalar e um auto-comando, tomando conta da zona do tanque de gás, atuando na projeção de água para arrefecimento, constatando uma anomalia numa das bocas de incêndio, que revelou falta de água nesta área.
Alberto Pereira explica que foram acionados, de imediato, os meios de intervenção numa situação de sismo, o mais realista possível, num incidente que poderá ter algumas consequências graves. A articulação entre os diversos agentes envolvidos foi elogiada pelos responsáveis do exercício. «Isto é um exercício integrado na nossa política de segurança e que tem por objectivo testar os procedimentos das várias equipas internas e externas, em interligação com as diferentes forças de segurança», sustentou este responsável. Alberto Pereira prometeu para o próximo ano novos cenários, «com aperfeiçoamentos que se vai ganhando, de ano para ano, com estes exercícios», referiu, agradecendo, desde logo, a colaboração das corporações de bombeiros, da proteção civil municipal e regional, e da PSP.
Por seu lado, Nelson Bettencourt, agradeceu igualmente a todo o conselho de administração do MadeiraShopping este tipo de ações de prevenção, a ocorrer há já vários anos, como uma mais-valia na área do socorro «porque ao rotinar estes exercícios permitem-nos criar cenários diversos e termos as equipas sempre prontas para atuar». O comandante dos BMF frisou que uma das principais finalidades é testar a capacidade interna de reação para qualquer situação de emergência ou de acidente, pois desta forma «os trabalhos dos bombeiros são facilitados». A segunda situação considerada muito importante para este responsável foi «testar a nossa capacidade de coordenação, com todas as forças de proteção civil do concelho».
«O exercício consistiu em quatro situações reais, nas quais foi necessário deslocar meios de um lado para o outro, explicou o comandante, sendo de opinião que «há sempre aspectos a melhorar, como é o caso a averiguar nas bocas de incêndio, que registaram falta de água, mas no cômputo geral, sendo a primeira vez que se realiza um cenário do género (sismo), os resultados são satisfatórios».
O objectivo, segundo Nelson Bettencourt, passou por «testar o maior número de situações de incidentes, a multiplicidade de cenários ensaiados que possam ocorrer e, desta forma, ir rotinando todas as equipas numa grande área comercial, sobretudo a articulação entre as diversas entidades, que requer da nossa parte a melhor atenção», finalizou.


por Ferdinando Bettencourt
fonte: JM

terça-feira, 17 de maio de 2011

Protecção Civil registou 134 fogos no domingo

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou 134 ocorrências de fogo no domingo, primeiro dia da Fase Bravo de combate aos incêndios florestais.
Domingo foi o dia com mais fogos registados no mês de maio, que já totaliza 375 ocorrência, conforme os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) disponíveis no site.
A Protecção Civil divulga hoje que os 134 incêndios de domingo mobilizaram 1.261 homens, apoiados por 334 veículos, em território nacional.
Do total de ocorrências de fogo, ainda referentes a domingo, a ANPC divulga que 81 incêndios foram registados no período diurno e que foram utilizados cinco meios aéreos.
Este mês, a ANPC já registou 375 incêndios, que foram combatidos por mais de 2.848 operacionais apoiados por cerca de 785 viaturas, conforme os dados divulgados por aquela autoridade.
Este domingo teve início a Fase Bravo, de combate aos incêndios florestais, que se prolonga até 30 de Junho e que conta com 1.304 equipas de vigilância, combate e ataque inicial.
Na Fase Bravo estão envolvidos 5.467 homens, apoiados por 1.234 viaturas provenientes das corporações de bombeiros, Força Especial de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Autoridade Florestal Nacional, Instituto de Conservação da Natureza e vigilantes nos postos de vigia.


Fonte: JN

domingo, 15 de maio de 2011

B. V. Torre D. Chama apoiam II Passeio TT em Rebordelo

Decorreu este domingo, o II Passeio TT em Rebordelo. Este ano, contou com o apoio dos bombeiros de Torre de Dona Chama que, para o local, enviaram uma viatura com dois homens. Ficam aqui algumas fotos..











Fotos: Pedro Santos

Bombeiros combatem incêndio às portas de Viana do Castelo



 
O incêndio que lavra, desde a tarde de hoje, às portas da cidade de Viana do Castelo, está a ser combatido por quatro corporações do distrito tendo sido pedido o reforço de mais duas corporações.
A lavrar no monte Galeão, já alcançou as freguesias de Darque e Vila Nova de Anha.
Em declarações à agência Lusa, o comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, Paulo Esteves, explicou que o incêndio se desenvolve em duas frentes que não estão dominadas. No flanco esquerdo está a evoluir favoravelmente e no flanco direito estamos a posicionar meios para fazer o combate à cabeça do incêndio".
Às 20:00 estavam no terreno 29 bombeiros das corporações de Voluntários e Municipais da cidade de Viana, apoiados ainda por bombeiros de Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora. Foram ainda solicitados meios às corporações de Vila Nova de Cerveira e Caminha, bem como aos sapadores florestais.
Paulo Esteves confessou que “tem sido um combate complicado” e que, por isso, vão “reforçar os meios no terreno para tentar controlar a situação o quanto antes”.
Na sequência das chamas, na margem esquerda do rio Lima uma espessa camada de fumo faz-se sentir desde meio da tarde, numa zona intensamente habitada.
No distrito de Viana do Castelo os bombeiros combatiam as chamas também em Britelo, Ponte de Barca, onde se regista um outro incêndio ainda por dominar.

Fonte: CM

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Peregrinação ao Santuario da N.Sra da Cabeça (Nogueira) pelo João Pedro



João Pedro Múrias é filho de João Paulo Múrias, bombeiro de Bragança e elemento da Equipa de Intervenção Permanente do C.B. de Bragança, e desde o passado domingo que está internado em estado considerado grave no Hospital de S. João no Porto.
O João Pedro, de 2 anos, começou a ter sintomas anormais desde o dia 5 de Maio, e apesar de ter acorrodio ao serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Bragança, não lhe foi feito nenhum diagnóstico que acusasse alguma gravidade na sua saúde. No domingo, dia 8, pela manhã regressou mais uma vez á urgência da UHB, pela 3ª vez, e desta vez ficou internado na Pediatria. À noite, após exames complementares foi transferido de urgência para o Porto, através de uma ambulância pediátrica em estado grave e com sintomas/sinais de infecção cerebral.
A detecção tardia fez com que a transferência fosse de risco. Neste momento o estado de saúde do João Pedro é semelhante ao da altura em que foi transferido, e nem no Hospital de S. João apontam um diagnóstico concreto para o seu problema de saúde.
Por isso os colegas do João Múrias, amigos e familiares organizam assim uma peregrinação no próximo sábado, dia 14 de Maio, ao santuário da N. Sra da Cabeça, na aldeia de Nogueira, procurando a ajuda divina e crendo na fé, para que haja uma rápida melhoria no estado de saúde do João Pedro.
A concentração do grupo de peregrinação será pelas 08h00 em frente ao quartel dos Bombeiros, e partirá até as 08h30. Espera-se a chegada ao santuário pelas 10h30.
Se quiser participar basta comparecer. Não se esqueça de trazer o vestuário adequado para a caminhada.
Pelos colegas Bombeiros, aqui fica desde já o apelo.

Trabalhador ferido nas obras do IC5


Um homem de 33 anos ficou ferido com gravidade depois cair de uma altura de aproximadamente cinco metros, nas obras do IC5, junto à aldeia de Pinhal do Norte, em Carrazeda de Ansiães.O acidente deu-se ontem de manhã. Um trabalhador caiu quando laborava em cima de um dos pilares de um viaduto que servirá para desviar a actual estrada nacional por cima do IC5.Os bombeiros voluntários de Carrazeda de Ansiães foram imediatamente chamados ao local. O bombeiro Paulo César explica que ao chegar ao local “encontrámos o senhor deitado em cima de uma plataforma. Deparámos que ele tinha caído de uma altura de cinco metros”. “Imobilizámo-lo, prestámos os primeiros socorros, contactámos o CODU que decidiu evacuá-lo de helicóptero para Bragança” acrescenta, salientando que estava consciente, mas tinha dores lombares”. O acidente ocorreu mesmo junto à aldeia de Pinhal do Norte.“É junta a umas bombas que há lá, onde estão a fazer uma ponte do IC5 e foi num pilar onde ele andava a trabalhar. Essa ponte é para desviar o trânsito por cima do IC5” explica Paulo César.
A Autoridade para Condições de Trabalho enviou para o local uma equipa de inspectores para averiguação das circunstâncias da ocorrência do acidente.


Fonte: Brigantia


terça-feira, 10 de maio de 2011

VCI: Despiste de camião faz um morto



Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas sem gravidade na consequência do despiste de um camião que abalroou esta terça-feira vários automóveis que circulavam no sentido contrário na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto.
"Há duas vítimas, uma delas já cadáver", referiu fonte dos Sapadores Bombeiros do Porto à Lusa, acrescentando que há uma pessoa encarcerada num dos automóveis, que está virado ao contrário na via.
O morto é o condutor de um dos automóveis, de 72 anos, tendo sofrido traumatismo crânio-encefálico um outro homem, de 35 anos, que seguia ao lado.
O condutor do camião, aparentando entre 30 e 40 anos, sofreu "uma ferida na cabeça, nada grave", e foi inicialmente assistido no local por psicólogos do INEM, por ter ficado "bastante traumatizado com a situação".
O acidente ocorreu cerca das 15h25 junto ao complexo habitacional Foco, sob a Avenida da Boavista. Uma testemunha ocular relatou à Lusa que há vários automóveis acidentados, dois dos quais virados ao contrário.
O reboque do camião, com cerca de 12 metros, ficou atravessado no sentido Freixo-Arrábida, impedindo completamente a circulação em todas as faixas deste sentido. No sentido contrário, há também viaturas acidentadas, mas ainda se circula por uma das faixas.
O camião destruiu os blocos de betão dos separadores centrais e deixou um rasto de óleo no pavimento.

 
Fonte: CM
Foto: Estela Silva/Lusa
 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

“Vale a pena dar a vida por outros”

Gondomar - Bombeiros recordados como heróis




"A vida deles foi uma vida com sentido e é isso que os jovens devem compreender. Vale a pena dar a vida pelos outros. Só assim serão recordados como heróis." Foi Ramiro Vilar, coordenador do grupo de jovens Amizade, quem dedicou as palavras de homenagem a Josefa Santos, de 21 anos, e a Diamantino Sá, de 53, bombeiros da corporação de Lourosa, Feira, que perderam a vida na sequência de um incêndio florestal a 10 de Agosto de 2010, na Lomba, Gondomar.
Foi no local da tragédia que duas dezenas de jovens de S. João de Ver e familiares das vítimas se reuniram ontem numa sentida cerimónia. "Tentamos ser fortes, mas nos momentos mais críticos perdemos as forças", explica, ao Correio da Manhã, Glória Vendas, mãe da jovem bombeira, com o rosto lavado em lágrimas. "O tempo passa mas a dor não", confessa a mãe de Josefa. "Não há palavras para descrever esta dor que não passa, só peço a Deus que nos dê forças para vencermos mais esta provação na nossa vida", conta Maria Adelaide, mãe de Diamantino Sá, que morreu a 22 de Fevereiro, depois de mais de seis meses em coma induzido.
A iniciativa de ontem tinha também uma mensagem clara. "Viemos plantar pinheiros, carvalhos e azevinho, árvores que, se existissem aqui na altura da tragédia, podiam ter salvo a vida destes dois bombeiros", sublinha Ramiro Vilar, depois do momento de oração junto ao local onde hoje existe um crucifixo que assinala o local onde Josefa morreu.
"São momentos que nos marcam, mas que nos dão mais força", afirma José Oliveira, comandante dos bombeiros de Lourosa.

 
Fonte: CM
Foto:  Francisco Manuel

sábado, 7 de maio de 2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

LBP/INEM: Avança recertificação de TAS

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e o Instituo Nacional de Emergência Médica (INEM) acabam de acordar um programa de recertificação dos mais de 500 bombeiros-tripulantes de ambulância de socorro (TAS) nessa situação.
Para já, está garantida essa acção para 400 deles, a ser ministrada nas delegações regionais do INEM, no Porto, Lisboa, Coimbra e Faro. As datas vão ser conhecidas em breve.
Esta medida não concorre nem colide com a actividade normal da Escola Nacional de Bombeiros (ENB).
As acções de recertificação duram uma semana e abrangem 20 elementos de cada vez. No Porto serão ministradas 6, em Lisboa 6, em Coimbra 6 e em Faro duas.

Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dia Internacional do Bombeiro


O Dia Internacional do Bombeiro (em inglês, International Firefighters' Day (IFFD)) é comemorado em 4 de Maio.
Foi instituído após o recebimento de inúmeros e-mails de todo o mundo em 4 de Janeiro de 1999 devido a morte de cinco bombeiros em trágicas circunstâncias em um incêndio na Austrália.
O 4 de Maio é o dia tradicional dos bombeiros em vários países da Europa, porque é o dia de São Floriano, patrono dos bombeiros.








Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Uma nova viatura, mais oito bombeiros e um crachá de ouro

Os Bombeiros Voluntários da Feira celebraram ontem o 90.º aniversário e, para assinalar o dia, benzeram um tanque de grande capacidade e oito bombeiros, que terminaram o curso de 350 horas, foram promovidos a soldados da paz de terceira classe. O comandante Manuel Neto agradeceu os apoios que a corporação tem recebido. “Sem vocês, o comandante não é nada. Temos que estar todos unidos” - apelou.
Há 90 anos, quatro feirenses decidiram criar a corporação de bombeiros. “Chegámos a conhecer alguns deles e com eles aprendemos a amar a instituição” - referiu Artur Brandão, recordando uma fase da sua vida em que ainda não pensava sequer em ser presidente da instituição. Apesar das dificuldades, os compromissos não têm sido esquecidos. E numa altura em que se aproxima a época de incêndios, foram lembrados os bombeiros lourosenses que perderam a vida na sequência do combate de Monte de Mêda, em Gondomar.
António Gomes, representante da Federação aveirense dos Bombeiros, revelou que os 90 anos dos bombeiros farão, em breve, parte de um livro. “A juventude começa a entender os valores praticados pelos bombeiros” – sustentou. Gomes da Costa comungou do teor dos discursos do dia e destacou o voluntariado com um exemplo: o crachá de ouro atribuído a Augusto Campos Pais, pelos 30 anos de dedicação ao voluntariado.


Fonte: Jornal Terras da Feira