sábado, 30 de abril de 2011

Formação com ARICAS

Aqui ficam algumas fotografias de mais uma formação. Agradecemos desde já a presença do formador externo da ENB que, a título pessoal, esteve presente de forma gratuita nesta formação.







Fotos: Pedro Santos

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Voluntário de Freamunde é o "Bombeiro de Mérito 2010"

Maximino Pacheco, de 29 anos, dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, foi o escolhido hoje pelo júri para receber o Prémio "Bombeiro de Mérito 2010" da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), entre cinco candidaturas apresentadas.
"O bombeiro de Freamunde salvou uma idosa de morrer queimada no incêndio que destruiu a sua habitação em 20 de Outubro de 2010. A idosa, de 83 anos, encontrava-se encurralada pelas chamas no primeiro andar da habitação quando Maximino Pacheco, ao aperceber-se do facto, a resgatou cobrindo-a com o seu fato de protecção e com o capacete", relata a LBP em comunicado.
O marido da idosa, igualmente octogenário, "foi também resgatado do piso térreo da residência pela mesma equipa de bombeiros. O voluntário de Freamunde ficou ferido durante a operação mas, depois de conduzir a idosa até à ambulância, voltou ao teatro de operações para prosseguir o combate às chamas com os colegas", acrescenta a LBP.
Freamunde é uma freguesia do concelho de Paços de Ferreira.
O Prémio "Bombeiro de Mérito 2010" e as Menções Honrosas serão entregues numa cerimónia integrada no Dia do Bombeiro Português, que se realizará a 29 de maio, na Praça Marquês de Pombal, em Aveiro.
A Fundação Montepio patrocina o Prémio "Bombeiro de Mérito".


Fonte: Público

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Choque entre mota e tractor faz dois feridos graves

Dois feridos em estado grave, evacuados por via aérea, foi o resultado de uma colisão entre uma motorizada e um tractor agrícola ocorrido esta quarta-feira na freguesia de Pias, Monção, disse à Lusa fonte dos Bombeiros.
O acidente deu-se no lugar da Lapa, cerca das 14h00, numa estrada municipal da freguesia de Pias.
"O homem da motorizada ia a virar e foi apanhado de frente pelo tractor. Os dois tinham ferimentos graves, vários traumatismos, mas o condutor do tractor estava em piores condições", explicou à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Monção.
Segundo José Passos, além dos meios dos bombeiros, foram mobilizados para o local equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), nomeadamente uma viatura SIV (Suporte Imediato de Vida). Cerca das 14h30 aterrava num campo agrícola da aldeia um helicóptero do INEM, que transportou os dois feridos graves para o Centro Hospitalar do Alto Minho, em Viana do Castelo.
Desconhecem-se as causas deste acidente.

 
Fonte: CM

terça-feira, 26 de abril de 2011

Criança atropelada em Macedo de Cavaleiros

Uma criança ficou ferida com gravidade na sequência de um atropelamento, este sábado, na cidade de Macedo de Cavaleiros.Ao que conseguimos apurar, a criança andava de bicicleta, por volta das nove da noite, e terá saído de uma artéria sem prioridade sendo colhida por um automóvel. Segundo fonte dos bombeiros voluntários de Macedo de Cavaleiros, que prestaram os primeiros socorros no local, a criança apresentava fracturas ao nível dos membros inferiores. Foi imobilizada e estabilizada, com a ajuda de um enfermeiro do INEM, que reside perto do local do acidente, tendo sido depois transportada para o Hospital de Bragança.No entanto, a meio do caminho, terá entrado em paragem cárdio-respiratória, tendo sido submetida a manobras de reanimação.
Foi activado o helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros e a vítima acabou por se transferida para o Hospital de Vila Real.


Fonte: Brigantia

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bombeiros resgataram 14 pessoas do Teleférico da Penha

Um total de 40 pessoas ficaram retidas ao final da tarde deste domingo no Teleférico da Penha, em Guimarães. Equipas de resgate em altura dos bombeiros da região retiraram 14 passageiros. Os restantes 26 sairam pelos seus próprios meios, quando o teleférico retomou o funcionamento em modo de segurança, duas horas mais tarde. Veja o vídeo

Bombeiros acederam a algumas cabines através dos postes de sustentação .


Bombeiros resgataram 14 pessoas do Teleférico da Penha
                                                                                           foto Daniel Rodrigues/Global Imagens


Presume-se que a paragem do teleférico, ocorrida às 17 horas deste domingo, se deva a uma descarga durante uma trovoada que terá afectado o sistema eléctrico.
O Teleférico da Penha tem uma extensão de 1800 metros e uma altura ao solo de 600 metros, ligando o Alto da Penha a Guimarães.
Equipas de resgate de cinco corporações da região iniciaram as operações de socorro e retiraram 14 pessoas, utilizando os postes de sustentação e os cabos do teleférico.
As restantes 26 (estavam um total de 40 passageiros nas cabines do teleférico) acabaram por sair pelos seus próprios meios quando, cerca das 19 horas, foi retomado o funcionamento em modo de segurança.

 
Fonte: JN

sábado, 23 de abril de 2011

Automóvel abalroou procissão e matou duas pessoas e feriu oito

Automóvel abalroou procissão e matou duas pessoas e feriu oito
                                                                                                foto Carlos Manuel Ribeiro Moura


 Um atropelamento numa estrada local na freguesia de Vila Chã do Marão, concelho de Amarante, provocou dois mortos e oito feridos, quatro dos quais em estado grave. O acidente ocorreu esta sexta-feira à noite quando um veículo se despistou e atingiu diversas pessoas que integravam uma procissão religiosa.
O número de vítimas, dois mortos e oito feridos, foi já confirmado pelo comandante dos Bombeiros de Amarante. De acordo com o responsável dos bombeiros, Jorge Rocha, tudo indica que o condutor não se tenha apercebido da presença do grupo de pessoas na estrada, atropelando-as, cerca das 21.30 desta sexta-feira.
As vítimas são duas mulheres. Trata-se de Maria dos Prazeres Jesus Ribeiro, de 70 anos, mãe do presidente da junta de freguesia local, Rui Luís Coelho, e de Emília Silva, também de 70 anos.
Uma mulher de 56 anos que foi transportada, juntamente com outra mulher ferida gravemente, para o Hospital de S. João, no Porto, terá ficado sem as duas pernas, amputadas na sequência do embate, que ocorreu na recta do Outeiro.
De acordo com alguns relatos obtidos pelo JN, o veículo iniciava uma subida no final da recta, desviou-se da viatura que sinalizava a procissão e acabou por embater de frente nas pessoas que participavam na cerimónia, em que participavam cerca de 300 pessoas, maioritariamente mulheres.
As primeiras pessoas que compunham o cortejo, entre as quais o pároco da freguesia, padre Manuel Santos, conseguiram desviar-se.
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã do Marão, Rui Coelho, afirmou à Lusa que o automóvel era conduzido por um jovem habitante da freguesia, que, entretanto, se entregou às autoridades. Trata-se de Artur Jorge Gonçalves, um mecânico de 25 anos.
No seguimento do acidente, deslocaram-se ambulâncias de Amarante, Penafiel e Vila Meã e outros dispositivos de socorro para o local, com alguns dos feridos a serem assistidos no local. Para além das duas mulheres internadas no Hospital de S, João, quatro foram transportados para o Hospital Padre Américo, em Penafiel, e outros dois para o Hospital de Amarante.


Fonte: JN

terça-feira, 19 de abril de 2011

5 Fire Shelter para os B. V. Torre D. Chama


Aqui fica uma fotografia dos cinco Fire Shelter atribuídos aos bombeiros de Torre de D. Chama pela marca CIN.


 

domingo, 17 de abril de 2011

Descuido de condutor fez carrinha cair ao rio Tâmega





O incidente aconteceu este sábado, dia 16 de Abril, junto à Ponte Romana, quando o condutor da carrinha a deixou destravada fazendo com que descaísse até ao rio.
O veículo acabou por não ficar totalmente na água, pois as rodas dianteiras ficaram presas.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Salvação Pública Flaviense, PSP e a Protecção Cívil de Chaves, mas acabou por ser uma empresa de reboques a retirar a carrinha.
A tarefa de não danificar o veículo fez com que a operação foi mais demorada e a carrinha acabou por ser retirada perto das 21 horas.


Fonte: Diário @tual

sábado, 16 de abril de 2011

Cortes drásticos na ENB: Formação pode estar em causa

A notícia caiu que nem uma ‘bomba’. A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) viu reduzida a um quarto as verbas para formação. O presidente já afirmou que “nem admite” que a decisão não seja revista. Ao “BP”, o Secretário de Estado da Protecção Civil garantiu que “tudo está a ser feito” para inverter este cenário.
A Escola Nacional de Bombeiros está já a elaborar uma reclamação a enviar à Comissão Directiva do POPH (Programa Operacional Potencial Humano), a principal fonte de apoio financeiro à formação ministrada pela ENB ao sector dos bombeiros portugueses. “Indignado” e “surpreso”, José Augusto Carvalho, o presidente da Escola, explica a reclamação com o facto de, alegadamente, os responsáveis pela gestão dos fundos comunitários calcularem o montante de verbas a atribuir com base no “histórico dos financiamentos anteriores”. A questão que se coloca, explica o responsável, é que na vigência do actual Quadro Comunitário – 2007/2013 – a ENB apenas obteve um financiamento em 2008, para esse ano e 2009.
“Estamos em 2011 e nestes três anos o mundo mudou e a formação dos bombeiros também”, lembra José Augusto Carvalho. E afinal o que mudou? Numa primeira linha, em Agosto de 2008, e já depois da ENB ter obtido esse financiamento, foi publicado um Despacho pela ANPC que alargou em muito a formação dos bombeiros.
Depois, em finais de 2009, sublinha o presidente, deveria ter sido aceite “nova candidatura”, sendo que a anterior direcção viu-se impossibilitada de a apresentar, já que os gestores do POPH comunicaram por escrito que a formação dada aos bombeiros não era elegível para efeitos de fundos comunitários: “Não pode ser considerada elegível a formação de bombeiros que não exerçam ou não pretendam vir a exercer essa actividade como profissão”.
Os momentos que se seguiram a esta decisão foram algo dramáticos, já que, como é sabido, actualmente. a principal fonte de financiamento da escola provem de fundos comunitários.
Depois de uma luta incessante, já partilhada pela actual direcção, foram desenvolvidas uma série de diligências que, recorda José Augusto Carvalho, chegaram a gerar alguma “tensão” junto dos responsáveis do POPH. Em resultado, a ENB recebeu a 31 de Julho outro ofício, contrariando este último a versão inicial. Afinal, “devem ser tidos como elegíveis os bombeiros voluntários que participem em acções de formação apoiadas pelo POPH”. Como consequência, foi aberto um período extraordinário para a apresentação de uma candidatura que, sabe-se agora. se reflecte num corte de cerca de 75 por cento das verbas consideradas necessárias à formação ministrada pela ENB.
A decisão dos gestores do QREN surge num momento em que a realidade formativa da ENB, em “muito se alterou”, recorda José Augusto Carvalho.
As acções de formação, para serem financiadas, têm, obrigatoriamente, de constar dos referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações. Só que hoje em dia, esses mesmos referenciais incluem um acréscimo de módulos/cursos de 7 para 17 em termos de resposta formativa, um “cenário bem diferente quando comparado com o ano de 2008”. Ou seja, os cortes do POPH põem em causa a manutenção do actual modelo formativo da ENB.
Por último, esta realidade é tanto ou mais “preocupante”, lembra o responsável máximo da ENB, se pensarmos que a escola tem em marcha o projecto das Unidades Locais de Formação (ULF). Acresce a este projecto, e com custos inerentes, a formação que está a ser dada aos elementos da carreira de oficial bombeiro.
Neste sentido, José Augusto Carvalho deixa a pergunta no ar: “Descentralização e acessibilidade à formação foram a orientação. E as verbas correspondentes?”.
Questionado sobre as verbas que a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) transfere para a ENB, o presidente explica que são “totalmente absorvidas” para a formação não financiável pelos fundos comunitários e para o pagamento de remunerações aos funcionários.
Sublinhe-se que a maioria da formação é ministrada por formadores externos, remunerados em função das horas de serviço prestado.
Para demonstrar que o dinheiro é pouco, José Augusto Carvalho lembra que a transferência da ANPC foi fixada em 2005, e desde essa altura não “houve qualquer actualização” deste montante, sendo que a formação “aumentou”. Acrescenta este responsável que os custos administrativos decorrentes de 600 funcionários contratados pela ENB para prestar serviço na ANPC são suportados pela escola, através dos salários de três funcionários que trabalham “em exclusivo” nesta tarefa.
A ENB já reuniu com o Secretário de Estado Vasco Franco e com a ANPC para tentar encontrar uma solução que possa garantir os actuais níveis de formação da escola.


Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bombeiros da Torre ajudam corporação vizinha

Aqui ficam algumas fotos do incêndio que deflagrou esta quinta-feira na freguesia de Ervedosa. No local estiveram os bombeiros da Torre, Mirandela, Macedo e Vinhais.








Fotos: Pedro Santos

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Socorro: Helicópteros da EMA voaram em 4 anos 7.551 horas




Os helicópteros da EMA, desde a sua criação em 2007, já voaram 7.551 horas (5.152 de Kamov e 2.399 de Ecureuil), em diversas missões de socorro como o combate aos incêndios florestais, anunciou hoje a Empresa de Meios Aéreos.
As 7.551 horas foram gastas em «317 voos em missões de vigilância de trânsito, 39 voos em missões de transporte de órgãos para transplante, 2.711 voos em combate a incêndios florestais, 123 voos em missões de busca e salvamento, 209 voos em missões de segurança interna, 100 voos em missões de vigilância de fronteiras, 46 voos em missões de evacuações aero-médicas, 33 voos em missões de transporte de operacionais e 189 voos de reconhecimento visual e vigilância aérea», refere a EMA em comunicado.
Foram também «realizados inúmeros voos de formação e treino que garantiram elevados níveis de proficiência às tripulações», adianta a EMA-Empresa de Meios Aéreos, S.A., que foi criada a 13 de abril de 2007, depois de o Governo ter decidido dotar o Estado Português de um dispositivo permanente de meios aéreos que trabalhasse diretamente com as forças e serviços do Ministério da Administração Interna (MAI).

Fonte: Lusa

terça-feira, 12 de abril de 2011

Incêndios florestais: Período crítico começa dia 1 de Julho e tremina a 30 de Setembro

O Governo indicou já qual o período critico em matéria de incêndios florestais. Assim, entre os dias 1 de Julho e 30 de Setembro haverá medidas especiais de prevenção.
Foi já publicada a portaria do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas que estabelece o período crítico de incêndios florestais para este ano. Neste âmbito, entre 1 de Julho e 30 de Setembro deste ano, haverá medidas especiais de prevenção de incêndios florestais. De acordo com a referida regulamentação, durante o período crítico há uma série de restrições, por exemplo, na floresta. A saber: «Não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo no seu interior ou nas vias que os delimitam ou os atravessam;
Não é permitido realizar queimadas; Não é permitido lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes». Para os espaços rurais há também algumas restrições: «A utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos está sujeita a autorização prévia da respectiva câmara municipal;
Não é permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, excepto em espaços não inseridos em zonas criticas ou em parques de lazer e recreio ou outros desde que devidamente infra-estruturados e identificados como tal».


Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal

domingo, 10 de abril de 2011

B. V. Torre D. Chama apoiam IV Passeio TT em Grijó de Parada

Decorreu este domingo o IV Passeio TT em Grijó de Parada, Bragança. Desta vez, contou com o apoio dos B. V. de Torre de Dona Chama, que enviaram para o local uma viatura 4x4 com material de primeiros socorros e dois homens.












Fotos: Pedro Santos

sábado, 9 de abril de 2011

Acidente provoca vítima mortal e um ferido grave







Um despiste de automóvel, em Chaves, vitima mortalmente um jovem de 19 anos, e deixa outro em estado grave.
Um despiste de automóvel, em Chaves, vitima mortalmente um jovem de 19 anos, Hugo Cabugueira, condutor do veículo, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O outro ocupante da viatura, o jovem Afonso Ramos, depois dos primeiros socorros no local, deu entrada no Hospital de Chaves em estado considerado grave.
Pouco passava da meia-noite de sexta-feira, quando o carro, que seguia na Rua de Santa Ana na direcção, Chaves-Outeiro Seco, terá entrado em despiste e, embatendo numa pedregulho, que se encontrava a cerca de três metros da estrada, levantou voo, acabando por embater nos pinheiros, tendo sido derrubado dois. A violência do impacto, e as marcas deixadas a cerca de três metros de altura, nas árvores, deixa antever que o excesso de velocidade terá sido a causa do acidente.
Ao local rapidamente chegaram os meios de socorro, uma ambulância do INEM e a VMER, assim como os Bombeiros de Salvação Pública de Chaves. Iniciados os trabalhos de desencarceramento, Hugo foi retirado já sem vida, enquanto Afonso, cerca de uma hora depois de iniciados os procedimentos de socorro e desencarceramento, foi levado para o Hospital de Chaves, em estado considerado grave.
A GNR de Chaves, assim como a BT, esteve no local, tomando conta da ocorrência.


Fonte: Diário @tual
Fotos: Diário @tual

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dois acidentes com tractores fazem um morto e um ferido grave

Um agricultor de 72 anos morreu, ontem, em Vilarinho da Castanheira, Carrazeda de Ansiães, quando o tractor que conduzia capotou. A mulher, de 64 anos, conseguiu escapar com vida.
O acidente ocorreu cerca do meio-dia, numa zona de terrenos agrícolas, próxima da localidade, conhecida por fontelheiro.
Elementos do posto da GNR de Carrazeda de Ansiães foram os primeiros a chegar ao local e o tenente Micael Lopes, do destacamento de Mirandela, descreve o cenário com que se depararam:
“Era um tractor tombado num terreno agrícola, com um morto, o condutor, e um ferido leve que deveria ser a esposa do condutor. As causas do acidente ainda não estão apuradas.”
A mulher da vítima mortal seguia na caixa traseira do tractor e por isso teve melhor sorte. A este facto não terá sido alheio o regato de água que ali corre, cujo desnível propiciou um vão que terá sido suficiente para que a mulher escapasse com vida.
Segundo a vizinha e prima do falecido, Mabília Moutinho, terá sido este facto permitiu à sexagenária pedir socorro.
“Ela conseguiu sair debaixo da caixa do tractor. Arrastou-se à rodeira e pediu socorro. A minha nora ligou-me e também lá fui. Já a estavam a tirar para a maca e ele estava lá debaixo do tractor.”
A sexagenária foi transportada para o hospital de Mirandela para receber tratamento, enquanto o marido foi levado para o gabinete de medicina legal daquela unidade de saúde para ser autopsiado.
Micael Lopes, tenente do destacamento da GNR de Mirandela, renova um velho alerta deixado já várias vezes aos condutores de tractores agrícolas:
“Há necessidade de os condutores terem noção da mudança de condução dos pisos de alcatrão para a terra. Deviam andar com o arco de Santo António, que evita o esmagamento do condutor. Neste caso, estava para baixo.
Ontem foi um dia negro para os agricultores do distrito porque um outro acidente com um tractor deixou um homem de 88 anos gravemente ferido, em Murçós, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
A máquina capotou quando seguia num caminho, junto às antigas minas de volfrâmio, deixando o condutor e único ocupante da viatura preso debaixo da máquina.
Apresentava várias fracturas na grelha costal e nos membros.
O homem foi assistido pelos bombeiros de Macedo de Cavaleiros e transportado ao hospital de Bragança pelo helicóptero do INEM em estado grave.
Foi operado a vários traumatismos e está com prognóstico muito reservado.


Fonte: Brigantia

terça-feira, 5 de abril de 2011

Bombeiros de Bragança são os únicos do distrito a receber desfribilhador


A corporação de bombeiros de Bragança recebeu ontem um dos 100 desfibrilhadores que o INEM entregou.
É a única no distrito a ter este dispositivo automático externo.
O equipamento vai estar disponível na ambulância do INEM, mas só dentro de uma semana.
“Esse dispositivo é para equipar a ambulância do INEM e para ser operado por bombeiros de Bragança que já tiveram formação. A partir da próxima semana deverá estar operacional”, explica o comandante.
José Fernandes, o comandante dos bombeiros de Bragança, fala ainda das mais-valias deste equipamento e das circunstâncias em que ele vai ser utilizado.
“Cada socorrista avaliará a situação e se entender que o deve utilizar, pois, fá-lo-á. É um meio muito importante para salvar vidas”, garante.
É mais um meio ao serviço das equipas de socorro que, neste caso, pode salvar vidas em caso de paragem cardíaca.


Fonte: Brigantia

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Motociclista ferido em passeio TT



Um motociclista que participava na 'Aventura ao Barroso', um passeio de todo-o-terreno em Boticas, sofreu ferimentos na sequência de uma queda num local sem acessos terrestres, tendo sido transportado de helicóptero para o Hospital de Chaves.
De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, o acidente terá ocorrido pelas 13h50 quando o motociclista caiu "numa zona de difícil acesso", tendo sido accionado o meio aéreo para transportar o motociclista que tem "uma perna partida e uma fractura exposta" para o Hospital Distrital de Chaves.
De acordo com o cartaz da prova, o 6.º Passeio TT, em motos e moto 4, inclui trilhos de montanha e "rampas da morte".


Fonte: CM

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Acidente rodoviário


Ocorreu esta noite, por volta das 22:00 horas, um acidente de viação na estrada que liga Torre de Dona Chama a Macedo de Cavaleiros. O carro foi parar numa ravina situada a mais de 100 metros da estrada. Do  acidente resultou um ferido ligeiro que foi evacuado para o hospital de Bragança. Para o local  foram mobilizadas duas viaturas com 5 homens.



Fotos: Pedro Santos