terça-feira, 30 de novembro de 2010

Alunos sem transporte em Bragança e Vila Real



As escolas do concelho da Guarda mantêm-se hoje, terça-feira, fechadas devido à queda de neve. Nos distritos de Bragança e Vila Real há aulas, mas esta manhã não havia condições para fazer o transporte dos alunos que residem nas aldeias.
Segundo Eduardo Matas, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, foi decidido manter as aulas suspensas esta terça-feira porque "de momento ainda não se encontram reunidas todas as condições de segurança, nomeadamente as relacionadas com a circulação rodoviária".
Na cidade deixou de nevar pela 1 hora da madrugada e os acessos "estavam todos limpos", mas "às 5 horas recomeçou a nevar".
A Protecção Civil refere que, de momento, "não há restrições rodoviárias", mas alertou que "no centro da cidade é obrigatório o uso de correntes" nos pneus dos carros.
"As ruas mais íngremes continuam fechadas ao trânsito", indicou Eduardo Matas, que aconselha os habitantes a prevenirem-se face à previsão de continuação da queda de neve. "As pessoas devem evitar sair de casa e quando o fizerem, que tragam calçado e roupa apropriados", disse.

Alunos das aldeias sem transporte

Os estudantes do meio rural de Bragança não têm transporte público para a cidade esta manhã devido à neve, embora as escolas estejam abertas, disse à Agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Nunes.
"Ainda não saiu nenhum autocarro para o meio rural, enquanto não houver condições de segurança para fazer o transporte dos alunos", disse o autarca, perto das 8 horas.
Jorge Nunes garantiu ainda que, apesar de continuar a nevar, "se circula dentro da cidade, embora haja um ponto ou outro mais crítico".
O mesmo cenário repete-se em relação ao transporte escolar dos alunos das zonais mais rurais e altas do concelho de Vila Real.
Álvaro Ribeiro, responsável pela protecção civil municipal de Vila Real, disse à Lusa que, por "precaução" devido à neve e gelo acumulados nas estradas, foi decidido que o transporte escolar não vai circular esta manhã nas zonas da Campeã, Lamas de Olo, Samardã e São Tomé do Castelo.
No entanto, acrescentou, se a tendência for um desagravamento das condições meteorológicas, os alunos irão às aulas ao início da tarde.
A protecção civil municipal possui três veículos a fazer a distribuição de sal pelas estradas do concelho, dois tractores, uma máquina de rastos e duas viaturas quatro por quatro para dar apoio aos automobilistas.


Fonte: JN

Dívidas a bombeiros cancelam aniversário

Este ano, os bombeiros de Vidago não vão festejar o aniversário da corporação. É a primeira vez que tal acontece em 43 anos.
O motivo é simples: falta de dinheiro em tempo de crise.
"Isto está mau. Os hospitais não nos pagam, o INEM, igual, as instituições não nos dão os subsídios e, assim, é impossível termos alguma folga financeira para fazer festas."
A justificação é do comandante dos Bombeiros Voluntários de Vidago, Fernando Cadete, para explicar o facto de no próximo dia 8 de Dezembro não se cumprir o tradicional dia de festejos.
Desde 1967 que esta é a maior e pior crise financeira, de sempre, que estamos a atravessar", admitiu ao Correio da Manhã o comandante dos Voluntários de Vidago. "É com alguma tristeza que esta associação se vê impedida de comemorar o seu aniversário.
Todos os anos realizávamos uma festa comemorativa, que incluía um almoço pago pela direcção", desabafou o responsável pela liderança de 102 bombeiros.
"O dinheiro que deveria ser gasto no almoço da festa será usado para comprar bens essenciais, prioritários e indispensáveis para o funcionamento do corpo de bombeiros", garantiu ainda Fernando Cadete, confrontado com o cenário das dificuldades financeiras da associação.
"Em tempo de crise, é preciso esquecer as festas e dar segurança e condições a quem trabalha nos bombeiros."
O presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Vila Real, Alfredo Almeida, embora reconhecendo que é um acto de gestão interna, "lamenta que os bombeiros sejam vítimas da falta de pagamentos de vários organismos estatais". A situação é, no entanto, extensiva a outras associações do distrito de Vila Real.
Ainda assim, Alfredo Almeida assegura: "Continuo a acreditar que o INEM cumpra o que prometeu e pague aos bombeiros até final deste mês", que termina hoje. Até ontem, as dívidas não tinham sido pagas.


Fonte: CM

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Queda de neve obriga a precauções redobradas nas estradas de Vila Real



A neve que está hoje a cair com alguma intensidade em alguns pontos do distrito de Vila Real obriga a precauções redobradas na circulação pelas principais estradas do distrito, disse à Lusa fonte da Protecção Civil.
Durante a manhã a neve começou a pintar de branco alguns dos pontos mais altos do distrito de Vila Real, como a Serra do Marão, Alvão ou Padrela, atingindo ainda a capital de distrito, onde neva com alguma intensidade.
O comandante distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, Carlos Silva, disse à Agência Lusa que as estradas estão todas transitáveis, mas aconselhou os automobilistas a cuidados redobrados na circulação pelas principais estradas deste território, como o Itinerário Principal 4 (IP4) e as autoestradas 24 e 07.


Fonte: Agência Lusa

Um parto feito com ajuda do telemóvel


Um telemóvel em alta-voz serviu de médico obstetra enquanto três bombeiros de Arrifana (Feira) efectuaram o seu primeiro parto improvisado no sofá de uma sala, na madrugada de ontem. A mãe, de 25 anos, e a bebé (ainda sem nome) estão bem de saúde.
Joana Correia, de 23 anos, Ana Cardoso, de 21, e Nuno Leça, de 39, foram os três bombeiros que, na madrugada de ontem, efectuaram o parto. E, apesar de estreantes, valeram-se dos conhecimentos teóricos e de uma ajuda especializada, que chegou por telemóvel.
"Quando chegámos a casa [também em Arrifana] já não havia tempo para transportar a mãe ao hospital. As águas rebentaram e tivemos que fazer o parto ali mesmo", recordaram.
Apesar de tecnicamente preparados para efectuar o parto, decidiram jogar pelo seguro. De imediato foi accionada para o local uma equipa médica foi feita uma ligação com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, onde um profissional especializado foi validando os passos e dando conselhos.
"Foi tudo muito rápido. Já nem me lembro se coloquei o telemóvel em alta-voz sobre a barriga da mãe ou na mesa da sala. Mas deram-nos indicações que fomos efectuando", contou Joana Correia.
"Começámos por ver a cabeça e, quando a senhora fez força, a bebé nasceu de imediato. Foi tudo muito rápido", referiu.
Na sala, o marido e uma outra filha do casal assistiam parto, obrigando Ana Cardoso a intervir. "O pai estava muito ansioso e tive que lhe pedir, também, para tirar a criança daquele local", lembrou.
Já depois do cordão umbilical cortado, a voz que chegava pelo telemóvel aconselhou as bombeiras a pegarem na criança. "A noite estava tão fria que tínhamos as mãos geladas e estávamos com receio. Quando lhe tocámos a bebé chorou, mas foi uma alegria, porque era sinal de que estava tudo bem", congratularam-se.
Mas o trabalho prosseguiu. O transporte da mãe do andar superior onde se encontrava acabou por revelar-se uma tarefa árdua, dado o pouco espaço das escadas. Juntaram-se as preocupações com uma noite muito fria. Quando a equipa médica chegou, só foi preciso levar a mãe e a bebé para o Hospital S. Sebastião.


Fonte: JN

domingo, 28 de novembro de 2010

Bombeiros recebem formação para reanimar pessoas com choques eléctricos



As 30 corporações de bombeiros mais solicitadas em Portugal estão a receber formação do INEM para reanimar pessoas com choques eléctricos.

Em Janeiro recebem os desfibrilhadores.

Esta é a primeira fase de um programa que visa dotar as ambulâncias de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) e dar formação a cerca de 250 bombeiros para que saibam utilizar o aparelho de forma segura e eficaz, explicou Miguel Soares de Oliveira, presidente do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), acrescentando que esta estará concluída no final de Dezembro.
Isto significa que não só as ambulâncias do INEM afectas aos bombeiros terão um DAE, como haverá em cada corporação pelo menos seis operacionais preparados para usá-los, de forma a cobrir as 24 horas do dia.
O programa implica ainda a instalação de um dispositivo electrónico que grava e monitoriza todos os procedimentos, dando assim cumprimento à legislação, que prevê o acompanhamento por parte de um médico, disse Miguel Soares de Oliveira, explicando que seria difícil que cada corporação tivesse um médico.


Fonte: Público

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Neve pode chegar mais cedo este ano ao Nordeste Transmontano

A partir de hoje, o Nordeste Transmontano vai ser afectado por uma vaga de frio, que se deve manter até ao início da próxima semana. Mas Dionísio Gonçalves, climatologista no Instituto Politécnico de Bragança, estranha que esta frente fria apareça tão cedo.
“Não é muito normal haver vagas de frio tão precoces. Mas vão acontecendo. Lembro-me de há três anos ter havido uma vaga de frio no mês de Novembro que destruiu as oliveiras da Terra Quente”, recorda.
Já esta madrugada registaram-se cinco graus negativos, em Bragança.
Segundo este especialista, as baixas temperaturas que se vão sentir poderão formar geada e, até, provocar a queda de neve.
“O que se prevê é a descida de temperatura, arrefecimento nocturno, geadas e queda de neve”, sublinha. “A Escandinávia está muito fria e essas massas de ar deslocam-se para sul e estacionam na Península Ibérica. É de esperar, principalmente nas zonas do interior, um arrefecimento.”
Por isso, Dionísio Gonçalves alerta para alguns perigos.
“Os cuidados normais, sobretudo com as braseiras. As pessoas idosas muitas vezes esquecem-se de as desligar. E manter uma boa ventilação desses espaços. E também cuidados redobrados na estrada, sobretudo em locais com mais sombra onde se forma muito gelo.”
As previsões apontam para temperaturas máximas mais baixas pelo menos 4 a 5º C em relação à média para esta altura do ano. O que dará origem a queda de neve no interior, a cotas médias baixas e em locais que habitualmente estão abrigados da neve.

Fonte: Brigantia

Construção do Centro Municipal de Operações de Socorro novamente adjudicada

A Câmara Municipal de Seia voltou a adjudicar a construção do Centro Municipal de Operações de Socorro.
O edifício vai ser construído nos terrenos contíguos ao Aeródromo Municipal.
Alvo de constantes atrasos, o projecto do Centro Municipal de Operações de Socorro, foi agora reformulado tendo sido submetido à abertura de um novo concurso público e à alteração da candidatura ao QREN.
Com a alteração do projecto foi também necessária a recolha de parecer da Autoridade Nacional de Protecção Civil. O financiamento está garantido sendo o próximo passo a construção do edifício.
A obra, orçada em 800 mil euros, foi adjudicada à empresa senense EQUIPAV  Engenharia e Construção, pelo valor de 694.883,71 euros sendo financiada em cerca de 300 mil euros.

Fonte: Dão TV

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

QREN: Entrega de viaturas começa no final deste mês

Foto: Jornal Bombeiros de Portugal


Depois de um processo bastante atribulado, com sucessivos adiamentos, o Ministério da Administração Interna (MAI) vai iniciar a entrega das 95 viaturas financiadas pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) aos bombeiros portugueses.
Segundo informações prestadas pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, o primeiro lote tem entrega marcada para o próximo dia 26 de Novembro. Nessa data serão atribuídos três veículos florestais de combate a incêndios (VFCI), um veículo urbano de combate a incêndios (VUCI), um veículo de socorro e assistência táctico (VSAT) e a única viatura de desencarceramento (VSAE) que integra a lista.
Depois, no dia 10 de Dezembro, prossegue a entrega, com mais três VFCI, um VUCI e um VSAT. Ainda durante o mês de Dezembro, e em data a afixar, serão entregues mais cinco viaturas com as características técnicas descritas anteriormente. O MAI conta ter finalizada a entrega das restantes até o final de Janeiro de 2011. A necessidade operacional é o critério principal definido pela tutela para a escolha dos corpos de bombeiros a serem contemplados nas primeiras entregas.
Refira-se que, no passado dia 27 de Outubro, foram apresentados e validados em termos técnicos os protótipos das viaturas que serão comparticipadas pelas verbas do QREN, material que começou já a ser produzido e que os bombeiros aguardam há mais de três anos. Das 95 viaturas previstas, apenas 17 não foram adquiridas, tendo o MAI lançado já novo concurso público para a sua compra.


Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal

Naufrágio fictício de embarcação no Alqueva treina Força Especial de Bombeiros

Oito pessoas "vítimas" de um naufrágio fictício de uma embarcação na albufeira do Alqueva foram hoje "salvas" durante um exercício de treino da capacidade da Força Especial de Bombeiros (FEB) para responder a um salvamento aquático.
O exercício "AlquevaRescue2010" permitiu também testar a articulação entre os vários agentes de Proteção Civil e os sistemas de apoio à decisão no quadro de uma intervenção integrada num acidente aquático, que resulte no naufrágio de uma embarcação de transporte de passageiros com várias vítimas.
O "AlquevaRescue2010" correu "bem, o objetivo foi cumprindo e conseguimos testar várias valências de socorro", aos níveis aquático, terrestre e aéreo, disse aos jornalistas o secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, que acompanhou o exercício.
Segundo o governante, o uso do espelho de água da albufeira de Alqueva "vai ser cada vez mais crescente" e, por isso, é "importante" treinar todas as entidades que têm de participar num acidente como o simulado hoje e "ter a articulação entre todos os operadores na área do socorro".
O exercício de hoje envolveu 65 operacionais e 23 veículos, aquáticos, terrestres e um aéreo, da FEB da Autoridade Nacional de Proteção Civil, bombeiros de Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz, GNR, EDP e das empresas do Alqueva e Gescruzeiros.
Durante o exercício, uma embarcação, que estava junto ao paredão da barragem do Alqueva com dez pessoas a bordo, naufragou, depois da explosão do motor.
Após o acidente, três tripulantes que estavam junto ao motor da embarcação ficaram com ferimentos graves, cinco ficaram levemente feridos e à deriva e dois desapareceram na albufeira do Alqueva.
O alerta de socorro foi dado às 15:00 e a operação de resgate e salvamento dos oito feridos durou cerca de uma hora e a busca e o resgate dos cadáveres dos desaparecidos cerca de meia hora.
Os cinco feridos leves foram resgatados por equipas de salvamento aquático e de recuperadores salvadores, que também participaram no resgate dos três feridos graves.
Destes, um foi resgatado da água por uma equipa de salvamento em grande ângulo e os outros dois por um helicóptero de socorro kamov, que está estacionado na Base Permanente de Loulé.
Após a operação de resgate e salvamento dos oito feridos, uma equipa de mergulhadores efetuou buscas na albufeira do Alqueva até que encontrou os corpos dos desaparecidos já sem vida.


Fonte: Agência Lusa

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Corporações de bombeiros não vão poder criar mais EIP´s



"As EIP's [Equipas de Intervenção Permanente] que não foram criadas até agora, em 2011 não teremos a possibilidade de criar novas EIP's", adiantou ontem o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, que esteve reunido com os comandantes dos bombeiros do distrito no Governo Civil de Viseu.
Apesar de sublinhar que acredita neste modelo, encarando o como "uma resposta necessária para as dificuldades crescentes de recrutar voluntários", Vasco Franco disse aos comandantes que "a constituição de novas EIP's" nos bombeiros terá de ser "suspensa em 2011" e retomada "logo que possível".
"A verdade é que estamos neste momento confrontados com esta necessidade de contenção da despesa pública", justificou o governante, referindo que está em estudo a renovação das Equipas existentes.
Além da renovação das EIP's, a questão dos contratos também irá ser analisada, uma vez que, segundo Vasco Franco, há "uma contradição": "O modelo que foi criado há três anos apontava no sentido de esta ser uma resposta de continuidade, não era uma resposta para durar três anos.
Mas há uma contradição que temos que analisar, é que os contratos são só de três anos". Em Março do próximo ano, o problema será analisado e, até lá, o Governo já terá tomado uma decisão.

Optimizar recursos

Depois de se reunir com autarcas (há algum tempo) e com os comandantes dos corpos de bombeiros do distrito, Vasco Franco concluiu que "há muita coisa que se pode fazer optimizando os recursos".
E exemplificou: "O comandante distrital pro pôs-nos, e é uma medida importante, que se pense de uma forma integrada a Serra de Montemuro, que abrange vários municípios e onde há extensas áreas ardidas.
Há aqui trabalho que é feito com técnicos que já existem e que pode ser realizado de maneira a podermos trabalhar com os mesmos meios".
Para o secretário de Estado, é importante que haja sensibilização das pessoas para a questão dos incêndios florestais e que se reforce a vigilância no sentido de a dirigir para os "sítios mais sensíveis".

Graves carências de viaturas

Admitiu ainda a necessidade"absoluta de reequipar os corpos de bombeiros". "Há aqui graves carências em matéria de viaturas de combate a incêndios florestais no distrito de Viseu, para além daquelas que vão começar a ser entregues nos próximos dias num concurso realizado pelo Ministério e pela Autoridade Nacional de Protecção Civil".
As Comissões de Coordenação Regional vão também abrir candidaturas de "montantes avultados" para que os corpos de bombeiros possam, com recursos a fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional, adquirir novas viaturas.
Estas afirmações vêm no seguimento da apresentação do balanço do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2010, dado ontem a conhecer aos operacionais do distrito.
"Recordo que 2010 foi o segundo Verão mais seco e quente dos últimos 80 anos, desde 1931, e que nessas circunstâncias tão difíceis, o dispositivo respondeu francamente bem", afirmou Vasco Franco.
Comparativamente com os dois piores anos da década - 2003 e 2005 - houve menos área ardida este ano: "cerca de um quarto a menos em relação a 2003 e pouco mais de um terço em relação a 2005".
Na opinião do governante, a estratégia de montar um dispositivo de meios aéreos e terrestres para resolver a maioria dos incêndios nos primeiros 90 minutos "funcionou bastante bem".
Contudo, nos dias mais difíceis, em que houve 300, 400 ou 500 incêndios num dia, "é que as coisas acabaram por atingir proporções difíceis como tivemos no distrito, especial mente no grande incêndio de São Pedro do Sul".
Vasco Franco elogiou o trabalho e o "enorme esforço" de todos os bombeiros, dos sapadores, dos Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR e da força especial dos bombeiros nos outros distrito.


Fonte: Diário de Viseu

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Caçador baleado por outro está com prognóstico reservado

O caçador que no domingo foi baleado na zona torácica/abdominal por um outro na zona de Fornos, em Freixo de Espada à Cinta, continua com "prognóstico reservado" nos cuidados intensivos dos Hospitais Universitários de Coimbra.
"O homem foi sujeito a uma cirurgia delicada e encontram-se com prognóstico reservado nos serviços de cuidados intensivos", disse à agência Lusa fonte hospitalar.
O acidente aconteceu cerca das 13 horas de domingo, quando a vitima, de 38 anos, estava arrumar as armas para ir almoçar e o seu companheiro, um septuagenário, o baleou na zona torácica /abdominal, disse à Lusa o porta voz do comando distrital da GNR de Bragança, Rui Pousa.
Elementos da GNR, INEM e os bombeiros de Freixo de Espada à Cinta foram chamados ao local, tendo a vítima sido helitransportada para os Hospitais de Coimbra em estado grave, referiram.
Apesar de o disparo ter sido considerado "acidental", a GNR já tomou conta da ocorrência e o processo vai seguir para o Ministério Público.


Fonte: JN

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bombeiros inauguraram a Unidade Local de Formação

Os bombeiros voluntários da Guarda inauguraram no passado Sábado, a Unidade Local de Formação, ou seja, um Pólo de Formação da Escola Nacional de Bombeiros.
A estrutura já está a funcionar há mais de um mês, e tem como objectivo descentralizar a Escola Nacional, possibilitando a formação dos voluntários nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros da Guarda.
A inauguração contou com a presença do presidente da direcção da Escola Nacional de Bombeiros.
José Augusto Carvalho, aproveitou para dar conta da intensão de arrancar com um plano de formação para os trabalhadores municipais de protecção civil.
Já o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros da Guarda, Álvaro Guerreiro, manifestou o orgulho por ver concretizado um objectivo de muitos anos, ou seja, ver nas instalações dos bombeiros, a Unidade Local de Formação.
Álvaro Guerreiro admitiu ainda que a instalação, exigiu um grande esforço financeiro, "cerca de 49 mil euros a nível de equipamento".


Fonte: Rádio F

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

1º Seminário de Protecção Civil do Distrito de Bragança




A Juvebombeiro é uma estrutura criada no seio da Liga dos Bombeiros Portugueses, para congregar os jovens integrados nos quadros de pessoal, dos corpos de bombeiros voluntários ou mistos de todo o país. A Juvebombeiro exerce a sua actividade no plano nacional, como estrutura anexa à Liga dos Bombeiros Portugueses e tem a sua sede nas instalações da Confederação.
Neste sentido, a Juvebombeiro do Distrito de Bragança, em colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança, pretende levar a cabo um Seminário Distrital de Protecção Civil. Achamos esta temática é complexa e pouco divulgada a nível distrital, e por isso pretendemos dar a conhecer aos Bombeiros e população em geral do distrito de Bragança a importância de uma cultura de segurança e prevenção de alguns riscos existentes no distrito.
É neste sentido que vimos por este meio informar da realização de um Seminário de Protecção Civil, o primeiro no distrito de Bragança, no proximo dia 04 de Dezembro de 2010, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.
Este seminário é direccionado a todos os agentes intervenientes em Protecção Civil, e população em geral.
As inscrições são gratuitas e serão oficializadas através do site : www.bombeiros.pt/prociv . Para aceder basta clicar no link.
Para mais informações contactar pelo 934981460 - 910229903 - tali_0402@hotmail.com - cbbraganca.blogspot@gmail.com . ou acompanhar em www.cbbraganca.blogspot.com

Agradece-mos a sua participação a ajuda na divulgação!

Com os melhores cumprimentos;

Paulo Ferro
Del. Dist. Juvebombeiro de Bragança

Meios para a neve reforçados em Bragança para fazer face aos nevões



O distrito de Bragança vai ter este ano mais meios para responder aos nevões de Inverno. Só no concelho de Bragança houve um investimento de 100 mil euros.
São mais limpa-neves e espalhadores de sal nas estradas que este ano vão estar ao serviço das estradas no distrito de Bragança.
De acordo com Carlos Alves, o comandante distrital de Protecção Civil, alguns municípios não entregaram ainda os seus planos de emergência em nevões. Mas sublinha que nas vias principais, como no IP4, haverá um reforço dos pontos de sal.
Este ano há um reforço a nível de pontos de fornecimento de sal, que a Autoestradas XXI incrementou os seus meios. Vão distribuir também novos produtos, como o sal moura, quando antes usavam sal seco, que não é tão eficaz.
A Estradas de Portugal mantém dois limpa-neves, enquanto a concessionária do IP4, a Autoestradas XXI, tem três limpa-neves, um deles a operar nos distritos de Bragança e Vila Real.
Para além disso, o município de Bragança foi quem mais apostou em mais e melhores meios para fazer face aos nevões.
É uma das solicitações climatéricas mais duras aqui na nossa zona e os meios colocados à Protecção Civil não eram suficientes. Decidimos equipar vários veículos para responder de forma mais rápida, num concelho que é extenso e que tem mais de 600 kms de estradas para limpar e diversos arruamentos na cidade.
O presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes, sublinha que com mais meios, será possível poupar na mão-de-obra necessária para espalhar sal nas estradas.
Temos um espalhador de sal, um tractor e um camião equipado com limpa-neves, dois tractores com limpadores de sal e espalhadores de sal na via pública, para não desperdiçar sal.
O investimento no novo equipamento ronda os cem mil euros.
Mas também o plano de intervenção em situações de emergência já está definido.
A hierarquização de intervenção está definida. Na cidade a estrutura principal que dá acesso aos centros de saúde, hospital, às escolas. Na parte rural os pontos mais altos e as vias principais de acesso à cidade.
Ao todo, estarão ao serviço da protecção civil municipal três veículos com limpa neves e seis com espalhadores de sal, para além de duas motoniveladoreras, 12 viaturas de apoio, 23 motoristas e 17 pessoas de apoio. Em stock estão já 81500 quilos de sal.
Estes meios juntam-se ao limpa-neves adaptado dos bombeiros voluntários de Bragança.


Fonte: Rádio Brigantia

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Homem morre em acidente com tractor agrícola

Um homem de 52 anos morreu esta quinta-feira depois de ter tido um acidente com um tractor agrícola, na localidade de Cortiço, concelho de Montalegre,
afirmou fonte da GNR de Chaves.
O tractor agrícola terá capotado e o homem ficado debaixo da máquina, disse a mesma fonte á agência Lusa, acrescentando que este a sua mulher estavam a lavrar um terreno, com alguma inclinação, na hora do acidente.
Apesar da tentativa de reanimação, por parte dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, a vítima terá sofrido morte imediata, avançou fonte da corporação.
O corpo do homem foi transportado para a morgue do Hospital de Chaves para ser submetido a autópsia.


Fonte: CM

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MAI garante que crise não travará esforço de investimento na protecção civil


O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, afirmou hoje, em Coimbra, que a situação de crise do país não travará o esforço de investimento na protecção civil, que ascenderá a 200 milhões de euros até 2013.
Ao participar hoje na sessão inaugural da 6ª Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais, o ministro sublinhou que esse investimento será possível em conjugação com os apoios financeiros da União Europeia.
Este esforço não vai ser abandonado. Temos em desenvolvimento um projecto à custa de capitais comunitários e do esforço de associações portuguesas e autarquias, que é o QREN, que implica um investimento de 200 milhões de euros no sector, explicou.
Rui Pereira referiu que desse investimento, até 2013, cerca de 100 milhões de euros estão já comprometidos com quartéis de bombeiros, com equipamentos, com um esforço global orientado para a modernização do sector. Adiantou ainda que esse esforço de investimento irá ser alargado aos fundos regionais para a aquisição de carros de bombeiros.
O Ministro da Administração Interna recordou que desde 2006 tem-se assistido a uma revolução tranquila no domínio da protecção civil, através de uma reforma profunda que melhorou muito a capacidade de resposta. Como atributos dessa mudança citou, nomeadamente, uma boa planificação, o desenvolvimento de uma doutrina e a pré-ordenação de meios. A floresta portuguesa é um bem económico da maior importância, mas também um bem ambiental e comunitário da maior importância, sustentou, frisando que o esforço de investimento do Estado na floresta é da maior racionalidade.
Rui Pereira referiu que até 2005 eram despendidos com a defesa da floresta entre 60 e 70 milhões de euros por ano e, desde então, ficou estabilizado nos 100 milhões de euros por ano. Mesmo que encarássemos esse esforço numa perspectiva estritamente económica, esquecendo que a floresta é um bem ambiental e comunitário, esse esforço rende, o ganho é muito superior ao investimento, acentuou.
Na sua perspectiva é um esforço que tem de continuar pela importância do que está em causa. O direito à segurança faz-se da manutenção da ordem pública, da prevenção e repressão da criminalidade, mas também da protecção civil, realçou o ministro, manifestando-se convicto de que o sistema melhorou muito desde 2005, e que dentro de quatro ou cinco anos estará ainda melhor.
Domingos Xavier Viegas, docente da Universidade de Coimbra, e presidente da comissão organizadora da conferência, frisou que a abordagem destas temáticas é da maior importância num país com as características de Portugal.
Nesse sentido, defendeu como uma prioridade para Portugal o desenvolvimento de um programa estratégico de investigação científica em torno da problemática dos fogos florestais. A conferência, que hoje teve início em Coimbra, prolonga-se até quinta-feira e reúne cerca de 250 participantes oriundos de 38 países.



Fonte: Público

domingo, 14 de novembro de 2010

Chefe dos Sapadores do Porto morre atingido por derrocada após incêndio

foto Leonel de Castro/global imagens

Um chefe dos Sapadores do Porto morreu, ontem à noite, atingido pelo desabamento parcial de um prédio onde deflagrou um incêndio, na Rua dos Caldeireiros, no Centro Histórico do Porto. Outro bombeiro sofreu ferimentos ligeiros e teve de ser assistido.
O chefe Correia, de 52 anos, foi atingido por uma derrocada e não resistiu aos graves ferimentos que sofreu. Segundo fonte policial contou ao JN, a vítima terá morrido no pátio interior do prédio, sob escombros de um alpendre de um prédio contíguo, que ruiu. Apesar dos esforços das equipas médicas, o chefe dos Sapadores faleceu ainda no local.
Em declarações aos jornalistas, o chefe Mota dos Bombeiros Sapadores do Porto explicou que "dois bombeiros foram apanhados pela queda parcial da fachada, um deles morreu e o outro não chegou a sofrer ferimentos".
O chefe Mota adiantou que ainda foi tentada a reanimação do bombeiro, que estava há 28 anos na corporação, mas já não foi possível salvá-lo.
O fogo deflagrou num prédio devoluto e que, de acordo com moradores e do presidente da Junta de Freguesia da Vitória, António Oliveira, seria "ocupado clandestinamente" por toxicodependentes. O fogo obrigou a evacuar os edifícios contíguos, gerando o pânico entre a vizinhança.
Quando o incêndio deflagrou, ainda havia pessoas no interior do edifício, que foram retiradas com a ajuda de moradores daquela zona. Fonte dos Sapadores referiu que os bombeiros retiraram, pelo menos, um adulto e uma criança do interior do prédio.
"Eu ia a passar quando vi muito fumo. A primeira coisa em que pensei foi chamar a Polícia e entrar para tirar alguém que lá estivesse. Aquilo é um verdadeiro fogareiro", contou, ao JN, um morador.

Imóvel sem luz nem água

"Cerca das 22 horas fui alertado para o incêndio neste edifício, que está clandestinamente ocupado por toxicodependentes e por pessoas que traficam estupefacientes. O imóvel já não tem água nem luz, mas há sempre quem consiga fazer habilidades, como ligações directas, que podem acabar em situações destas", afirmou, indignado, António Oliveira. O autarca garante que a Junta já tinha alertado diversas vezes a proprietária para a situação de risco do prédio.
Ao JN, moradores reforçaram que chegaram a ser feitos abaixo--assinados na zona exigindo uma solução para o problema.
O fogo lançou a confusão entre a vizinhança. Os bombeiros enfrentaram grandes dificuldades para aceder ao local do incêndio com os veículos de maior porte, devido aos veículos estacionados num dos lados da Rua dos Caldeireiros, que estreitaram, ainda mais, aquela via da Zona Histórica do Porto. Nesse contexto, e apesar da chuva intensa que caía ontem à noite, as operações de combate às chamas prolongaram-se durante algum tempo.
No local, os moradores não escondiam a revolta perante uma situação para a qual vinham alertando há muito tempo. António Oliveira garantiu que a Junta de Freguesia da Vitória continuará a insistir para que o provlema seja resolvido.

Fonte: Jn


 

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Viatura dos bombeiros arde na A24

Uma viatura todo o terreno dos bombeiros voluntários de Salvação Pública de Chaves ardeu esta quinta-feira na A24, que liga Vila Real a Chaves, adiantou à Lusa o comandante da corporação, José Carlos Silva.
Segundo o comandante, na viatura seguiam três bombeiros que vinham de prestar um serviço em Vila Real e "no caminho de regresso a Chaves, na A24, a viatura incendiou-se".
Apercebendo-se da situação, os três homens "conseguiram sair a tempo da viatura e ilesos do incidente", referiu José Carlos Silva. Por isso, acrescentou, "não necessitaram de receber assistência médica porque não sofreram qualquer ferimento".
As causas do incidente ainda não são conhecidas, assim como os prejuízos causados na viatura. No local estiveram os bombeiros voluntários da Cruz Verde de Vila Real e, segundo o comandante da corporação, Miguel Fonseca, este incidente "não causou qualquer constrangimento no trânsito".

Fonte: CM

Dois acidentes de moto fazem dois mortos


Dois homens morreram, ontem à tarde, em acidentes de viação que envolveram motorizadas.
Em Vila Verde, cerca das 16.30 horas, na estrada que liga Lage a Vila Verde, um septuagenário que seguia num triciclo (motorizada com três rodas, adaptada para deficientes), despistou-se, saiu de estrada e embateu, frontalmente, num esteio que segura uma vinha. O homem, de 73 anos, natural e residente em Moure, Vila Verde, foi embater na faixa contrária àquela em que seguia.
O alerta foi dado para o quartel dos bombeiros de Vila Verde, por um particular que passava no local. Quando os bombeiros chegaram ao local, a vítima ainda apresentava sinais vitais. A VMER de Barcelos também foi deslocada para o local. Apesar das manobras de socorro prestadas, o septuagenário viria a falecer no local, sendo posteriormente transportado para a morgue do hospital de Braga.
Entretanto, em Amares, um indivíduo de 26 anos morreu, após despiste de moto, cerca das 15.40 horas, na rua Passos. Segundo os relatos, o jovem circulava numa mota de cross, com pneus próprios para andar em monte, o que terá estado na origem do acidente, pois a estrada estava molhada. O jovem terá perdido o controlo da moto e despistou-se, embatendo num poste de electricidade.
A viatura da Cruz Vermelha deslocou-se ao local e transportou a vítima, ainda com vida, ao hospital de Braga, onde acabou por falecer, devido aos diversos traumatismos sofridos.


Fonte: JN

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

INEM já pagou 5,7 milhões de euros aos bombeiros


Fonte do INEM diz que foi paga uma parte dos 20 milhões que entidades de saúde devem às corporações de bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa pelos serviços de transporte
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garante já ter liquidado, este mês, um total de 5,7 milhões de euros às corporações de bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), relativos a serviços de transporte de doentes efectuados este ano. A regularização das dívidas às instituições que colaboram para o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica foi eleita como "prioridade", explicou ontem ao DN fonte daquele organismo.
Assim, segundo o INEM, "nas duas últimas semanas" foram liquidados aos bombeiros e CVP os prémios de saída - montante que o INEM paga a cada corporação de bombeiros cada vez que são chamados a efectuar um serviço de emergência médica pré-hospitalar -, regularizando a situação até ao mês de Julho, inclusive.
A isto o INEM acresce os "subsídios trimestrais", cujo montante é pago por trimestre às corporações que têm uma ambulância daquele organismo. "Neste caso, os subsídios trimestrais foram já pagos até final do ano, apesar de estarmos ainda a meio do quarto trimestre", explicou a mesma fonte.
Números "demonstrativos do esforço e da vontade que o INEM está a fazer", sublinhou, para "ter as contas em dia relativamente aos seus parceiros, precisamente porque a sua colaboração é necessária e valorizada no âmbito do funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica".
Isto numa altura em que, como o DN revelou há dias, os bombeiros admitem que o serviço de transporte de doentes em ambulância pode parar em Janeiro, com corporações a entrarem em insolvência, face aos 20 milhões de euros de dívida por parte de entidades estatais, como hospitais ou administrações regionais de saúde.
Um cenário colocado pela Liga de Bombeiros Portugueses, que fala em "asfixia financeira" das corporações face ao "alargado prazo de pagamento" por parte das instituições de saúde, que no caso dos hospitais chega a mais de um ano.
Para monitorizar o montante em dívida, e "evitar que outras verbas se acumulem sem pagar", a partir de dia 18 este processo será monitorizado por uma equipa mista, criada pelo secretário de Estado da Saúde, e que visa "uniformizar para todo o País" a aplicação do Acordo para Transporte de Doentes.
É constituída por três elementos da Liga de Bombeiros e três da Direcção-Geral de Saúde. "É uma situação generalizada em todo o País. Se este trabalho de monitorizar os pagamentos falhar, em Janeiro estaremos a falar da progressiva falência das associações, o que seria gravíssimo", disse ao DN Rui Rama da Silva, que representa a Liga.
O INEM afirmou também ontem que vai pagar os vencimentos em atraso dos enfermeiros dos CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) de Lisboa e Coimbra, relativos a Janeiro a Junho - 63 mil euros. Para os enfermeiros a decisão "peca por tardia".
"Após ter sido efectuado o levantamento das situações que aguardam regularização, o conselho directivo autorizou o pagamento aos enfermeiros que prestaram serviço nos CODU de Lisboa e Coimbra", concluiu.

Fonte: DN

"Drama difícil de ultrapassar" nos Bombeiros de Lourosa

Três meses depois da morte da bombeira Josefa Santos, a combater um incêndio em Monte Meda, Gondomar, Diamantino Teixeira Sá, outro bombeiro ferido grave no mesmo incêndio, mantém-se em coma. O chefe da equipa ainda recebe apoio psicológico.
É com custo que Carlos Alberto Castanheira fala do dia em que Josefa Santos, 21 anos, bombeira voluntária de Lourosa, Santa Maria da Feira, morreu carbonizada num incêndio em Monte Meda, Gondomar, no passado dia 10 de Agosto.
Era ele o chefe da equipa de combate e um dos quatro bombeiros que escaparam, com vida, ao fogo que teve, ao que tudo indica, mão criminosa.
O chefe Castanheira continua a ter apoio psicológico ("uma grande ajuda para ultrapassar esta fase") e espera, "com ansiedade", pelo momento em que poderá voltar a falar com Diamantino Teixeira de Sá, 53 anos, outro bombeiro ferido gravemente no incêndio e ainda em coma.
"Tenho que saber o que ele me tem para dizer", referiu, lembrando que não vai conseguir ultrapassar o drama "de um dia para o outro".
Teixeira, como é conhecido, sofreu queimaduras em 70% do corpo. Internado no Hospital da Prelada, está em coma induzido, mas estável, permitindo várias cirurgias necessárias. De acordo com o comandante, José Oliveira, há esperança de que possa vir a recuperar.
"Mas dizem-me que continua a ser um doente de alto risco e que se encontra em situação crítica. Vão retirá-lo do coma e ver como reage", ressalvou.
No quartel dos Bombeiros Voluntários de Lourosa, Santa Maria da Feira, ainda está muito viva a tragédia que, em a 10 de Agosto, roubou a vida a Josefa. Os rostos continuma fechados no luto e poucos são os que aceitam falar do caso. Só a recuperação do Teixeira poderá trazer algum ânimo.
Ontem, circulou uma mensagem enviada por correio electrónico para que os bombeiros usassem uma peça de roupa branca em homenagem à Josefa.
O regulamento dos bombeiros não permite, mas não faltou inspiração aos colegas para camuflarem a homenagem a que a maioria aderiu.


Fonte: JN

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Retomadas buscas para encontrar homem desaparecido no mar

As buscas para encontrar o homem desaparecido na terça-feira na praia da Vagueira, em Vagos, foram retomadas hoje, quarta-feira, de manhã pela Capitania do Porto de Aveiro, que já não espera encontrar a vítima desaparecida com vida.


Philippe Mignotto (esquerda) salvou-se, mas o amigo Armado Guerra desapareceu no mar
Foto:Ricardo Estudante/Global Imagens

"Retomámos as buscas às 7.15, ao longo das praias onde previsivelmente o corpo poderá aparecer", disse à Lusa o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Coelho Gil, admitindo não existir já esperança de "encontrar alguém com vida", tendo em conta as condições meteorológicas que se fizeram sentir na terça feira, quando as ondas chegaram a atingir uma altura superior a cinco metros.
O desaparecimento de um homem na praia da Vagueira, em Vagos, ocorreu na terça feira, quando dois indivíduos estavam a passear no paredão, tendo um deles escorregado, caído ao mar e, posteriormente, sido arrastado por uma onda.
O segundo homem, por sua vez, apenas sofreu algumas escoriações, tendo sido transportado para o Hospital de Aveiro.
De acordo com o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, nas buscas que irão decorrer ao longo do dia de hoje estarão envolvidos os bombeiros de Vagos, assim como patrulhas apeadas, que irão percorrer as praias da zona da Vagueira, e algumas moto-quatro, que deverão realizar as patrulhas de forma "mais rápida".
Estes meios vão manter-se no local até cerca das 10.30, altura em que irá ocorrer a baixa-mar.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dez distritos em alerta laranja devido ao vento forte

Autoridade Nacional de Protecção Civil lançou um alerta, sobretudo para as terras altas e litoral oeste, onde ventos fortes poderão soprar a 100 quilómetros/hora.
A passagem de uma superfície frontal de actividade moderada a forte sobre o território continental irá provocar vento de oeste e noroeste forte, com rajadas que poderão atingir os 90 Km/h no litoral oeste e os 100 Km/h nas terras altas, alertou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC)em comunicado.
O vento será acompanhado de agitação marítima em alguns pontos da costa, sobretudo acima do Cabo da Roca, com as ondas a atingirem os cinco metros de altura na segunda feira e os sete metros na terça-feira.
Perante este cenário, a ANPC aconselha os cidadãos a adoptarem cuidados redobrados quando estiverem a realizar actividades relacionadas com o mar ou no estacionamento de viaturas junto à orla costeira, advertindo também para a necessidade de fixar estruturas soltas ou suspensas.
Os condutores são igualmente aconselhados a ter cautela durante a circulação, devido ao piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de detritos e materiais sólidos para a via.
Também devido ao vento forte, o Instituto de Meteorologia (IM) colocou 10 distritos do norte do país sob aviso laranja, o segundo menos grave de uma escala de três, que significa situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco são os distritos sob aviso laranja, com os locais junto ao litoral a sofrerem igualmente de agitação marítima.
Os distritos de Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo - o menos grave, que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas -, também devido ao vento forte e, no caso das zonas do litoral, a agitação marítima.
Ainda segundo o IM, as previsões para hoje, segunda-feira, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, são de céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser fortes. Acima dos 1200 a 1400 metros deverá registar-se a queda de neve, subindo a cota para os 1400 a 1600 metros.
O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 50 km/h) a partir do início da manhã, com rajadas na ordem dos 80 km/h no litoral. Nas terras altas, o vento será forte a muito forte (50 a 75 km/h), com rajadas na ordem dos 100 km/h.
A sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, o céu será muito nublado, com períodos de chuva fraca, em especial a partir da tarde.
O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir do meio da manhã, com rajadas na ordem dos 70 km/h no litoral e dos 80 km/h nas terras altas.
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando depois para os 4,5 a 5,5 metros (a norte do Cabo da Roca) e para os três a quatro metros, a sul desse ponto. A temperatura da água do mar será de 16 ou 17 graus Celsius.
Na costa sul, as ondas de sudoeste terão um a 1,5 metros de altura e a água deverá registar uma temperatura de 18º.
As máximas previstas para hoje são de 16º no Porto, 18º em Ponta Delgada e Lisboa, 19º em Faro e 23º no Funchal.


Fonte: JN

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cinco feridos em acidente de ambulância

Cinco pessoas ficaram feridas numa colisão entre uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Alenquer e um veículo ligeiro, ontem à tarde, no cruzamento entre as avenidas Gago Coutinho e Estados Unidos da América, em Lisboa.
Dois bombeiros, o paciente, de 75 anos, que estava a ser transportado para o Hospital de S. José, a mulher deste e ainda o condutor do outro veículo ficaram feridos e tiveram de receber tratamento hospitalar. Ao final da noite, continuavam em observação, três deles no Hospital de Santa Maria e outros dois no de S. José, mas o seu estado de saúde não inspirava cuidados de maior.
O acidente deu-se pelas 16h00. A ambulância seguia em marcha de urgência e ambos os veículos não conseguiram travar a tempo de forma a evitar a colisão. Contactada pelo CM, a corporação de Bombeiros de Alenquer não quis prestar declarações por ainda estarem em investigação as causas do acidente. Nas operações de socorro estiveram os Sapadores de Lisboa, o INEM e a PSP.

 
Fonte: Correio da Manhã

domingo, 7 de novembro de 2010

Gil Martins Suspeito do Desvio de Verbas que Deveriam Ser Para o DECIF (continuação)

Comandante sob suspeita


O comandante operacional do Comando Nacional de Operações de Socorro, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), está a ser investigado pelo alegado desvio de 100 mil euros entre os anos de 2007 e 2008. Gil Martins foi, primeiro, alvo de um inquérito interno na ANPC, que levou a um processo disciplinar na Inspecção-Geral da Administração Interna, desde Maio.
O objectivo é apurar internamente responsabilidades no alegado desvio de dinheiro, mas, tratando-se de crime público, o DIAP de Lisboa deverá avançar para uma investigação. Gil Martins adiantou apenas, ao ‘Expresso’, que ainda não foi ouvido. Tudo se passou durante os meses de Verão, altura em que é empenhado maior número de meios humanos e materiais devido aos fogos florestais. Nesse período, as escalas e os mapas mensais de pessoal apresentavam os nomes de mais elementos do que aqueles que, na prática, se apresentavam ao serviço.
Apesar do excesso de nomes nos documentos, que acabavam por não trabalhar na sala do Comando Nacional da Protecção Civil, estes acabavam por ser entregues no departamento financeiro da Protecção Civil. O valor pago relativamente aos operacionais excedentários não era entregue directamente ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndio Florestais, mas sim a uma associação de bombeiros em Barcarena, através de protocolo. Gil Martins receberia outra parte.



MOTORISTA RECEBIA DINHEIRO


Segundo a investigação interna, a verba que era paga a mais pela contabilidade passava, em parte, devido a um protocolo, pela Associação Humanitária de Bombeiros Progresso Barcarense. A outra parte ia parar à conta de um motorista do Comando Nacional, que levantaria a verba e a entregaria a Gil Martins.
Na associação de bombeiros, o dinheiro era movimentado e justificado com facturas atribuídas, ao que tudo indica, a bens de consumo pessoal: refeições, estadas em hotéis, telemóveis, computadores, televisores LCD, pneus para carros e até consolas de videojogos. Esta investigação interna terá começado depois de ter sido detectado um esquema idêntico na área de Évora.

Fonte: Correio da Manhã
Foto: Ricardo Reis

Governador civil visitou quartéis em obras no distrito de Vila Real

O governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, visitou, durante a semana passada, as obras que estão a decorrer em vários quartéis de bombeiros do distrito. De acordo com o governador civil, neste momento, estão em curso onze intervenções, num total de mais de 5 milhões de euros.
Em Chaves, onde visitou a construção, de raiz, do novo quartel dos Bombeiros de Salvação Pública, junto à Munível, Alexandre Chaves disse, ao Semanário TRANSMONTANO, que a visita é uma forma de incentivo às direcções dos bombeiros. “Estamos a ver o decurso das obras, mas queremos também saber das necessidades dos bombeiros, bem como incentivá-los para que as obras cumpram os prazos previstos”, explicou o governador civil. Não é o caso do quartel flaviense. Deveria ter ficado pronto ainda este ano, mas, ao que tudo indica, só ficará concluído em Agosto do próximo ano. De acordo com o vice-presidente dos Bombeiros, Alcino Rodrigues o atraso teve a ver com as intempéries registadas e com alguns problemas relacionados com as empresas subcontratadas pela empresa a quem a obra foi adjudicada, a Sincof.
Alexandre Chaves referiu ainda que as obras em curso vão dar “dignidade” aos quartéis, “para que os bombeiros possam responder com mais funcionalidade e mais prontidão, dando, desta forma, mais segurança às pessoas”.
Depois da visita ao quartel em obras em Chaves, Alexandre Chaves, acompanhado do coordenador do Centro Distrital de Protecção Civil de Vila Real, Carlos Silva, seguiu para Carrazedo Montenegro, onde visitou a remodelação em curso no quartel de Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Quartel dos bombeiros “de cima” continua por vender

O actual quartel dos Bombeiros de Salvação Pública (de cima) ainda não foi vendido. O concurso de venda lançado pela direcção dos bombeiros só contou com uma proposta, que acabou por ser rejeitada, por ficar abaixo do valor base de venda, 650 mil euros.
De acordo com o vice-presidente da direcção, Alcino Rodrigues, às 15h00 de sexta-feira da semana passada, hora limite para a entrega de propostas (carta fechada), só a empresa de construção civil Sincof apresentou uma oferta. No entanto, a direcção não aceitou os 450 mil euros propostos pela firma.
Alcino Rodrigues admite agora relançar o concurso. “É o que vamos fazer, caso não apareça alguém que nos dê o justo valor”, revelou.
O dinheiro arrecadado com a venda do edifício servirá, sobretudo, para a direcção dos Bombeiros pagar a sua comparticipação (30 por cento) no novo quartel, em construção junto à Munível, na zona industrial do Alto da Cocanha.






Fonte: Semanário Transmontano

sábado, 6 de novembro de 2010

Gil Martins Suspeito do Desvio de Verbas que Deveriam Ser Para o DECIF

O povo tem por habito, referir-se a algo polémico, dizendo que "estoirou a bomba".
O BPS, acrescentaria a essa máxima da sociedade uma sigla, deixando a frase resumida ao seguinte: "estoirou a bomba na ANPC"
Segundo o Semanario Expresso (e já anunciado no BPS por um leitor...), o Comandante Nacional de Operações de Socorro é suspeito de ter desviado, em 2007 e 2008, 100 mil euros que deveriam servir para pagar turnos na época de fogos florestais para outros fins, como computadores, LCD e hotéis.
Gil Martins, que está a ser investigado pela Inspecção Geral da Administração Interna, e está a ser alvo de um processo disciplinar.
O CONAC deixou o assunto para mais tarde, “ainda não fui ouvido. Quando chegar a acusação, se chegar, terei oportunidade de me defender”.
Da suspeita, á constituição de arguido em possível processo criminal, vai um passo de gigante, que a própria investigação vai ter de suprimir. De Arguido, á condenação (altura que se dá o transito em julgado) vai um passo ainda maior, mas...
... Mas, apesar disso, há ilações que temos de começar a tirar acerca desta suspeita.
Aguardemos mais desenvolvimentos.

Fonte: BPS

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Simulacro na Baixa levou ao caos no trânsito

Um caos de trânsito na Baixa e, consequentemente, automobilistas irritados e alguns olhares de estupefacção, de quem temia que fosse real.
Foi este o resultado imediato de um simulacro de incêndio realizado ontem, a meio da tarde, no Hotel Tivoli, junto à Avenida Fernão de Magalhães.
No quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra o alarme soou, passavam exactamente 42 minutos das 15h00. Falava-se de um incêndio ao nível do primeiro andar da unidade hoteleira, junto ao terraço, com vítimas.
Motivo mais do que suficiente para enviar para o local vários meios, inclusive uma auto-escada, e para obrigar a polícia a cortar os acessos àquela zona.
Os bombeiros, 23 homens, dos Sapadores e Voluntários de Coimbra, iniciaram as operações de combate ao incêndio e de busca e salvamento das vítimas – que acabaram por ser quatro – mas na zona, o trânsito, que já costuma ser intenso, foi-se adensando, provocando grande confusão de carros e alguma irritação entre automobilistas nas imediações do hotel.
Lá dentro, o incêndio fez quatro vítimas. Duas «saíram pelo próprio pé», outras duas foram transportadas para os HUC. Uma delas, inconsciente, foi encontrada no chão, num quarto, caída entre duas camas, como contou ao Diário de Coimbra o chefe Correia, que comandou as operações.
O cenário foi inventado, mas chegou a ter situações bem reais. Nomeadamente a da vítima “inconsciente” (funcionária do hotel) que entrou em pânico quando percebeu que teria de ser “salva” através da auto-escada dos bombeiros.
Houve também uma automobilista que rebentou um pneu do carro junto à auto-escada dos Bombeiros Sapadores e não ficou nada satisfeita com a situação.
Apesar da confusão, tudo acabou por correr bem. E, cerca das 16h50, os bombeiros deram por terminado o exercício que, como adiantou o chefe Correia, «é muito importante» para as corporações e também para o próprio hotel, que «assim tem mais elementos para elaborar os seus planos de emergência e de fuga em caso de incêndio». O Hotel Tivoli costuma, aliás, realizar anualmente um simulacro com este mesmo fim.
Quanto à confusão de trânsito que o exercício originou, o responsável garantiu que apenas se limitou a gerir os meios para um incêndio, depois de ter soado o alarme no quartel. No entanto, enquanto bombeiro experiente, também fez questão de recordar que os incêndios ou qualquer outra ocorrência «não escolhem horas mais convenientes» para acontecer .


Fonte: Diário de Coimbra

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Protocolo LBP-CIN: Conseguidos 250 abrigos florestais

A segunda edição da campanha realizada pela CIN e pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), através da sua gama de produtos para protecção e decoração da madeira, acaba de terminar com um balanço muito positivo, ou seja, a obtenção de 250 abrigos florestais (fire shelters) para oferecer a 50 corpos de bombeiros voluntários dos 18 distritos e regiões autónomas portuguesas. Este é o resultado final da campanha, “Ao proteger a sua madeira está a proteger a de todos”, que decorreu durante os meses de Verão e foi levada a cabo pelo segundo ano consecutivo com crescentes resultados.
Os corpos de bombeiros vencedores foram seleccionados por meio de votação online, pelos próprios consumidores, que aderiram massivamente a esta campanha, e que resultou em mais de 30 mil votações.
“A campanha deste ano foi um sucesso e superou todas as expectativas. Conseguimos abranger todos os distritos de Portugal, assistimos a uma mobilização incrível por parte das comunidades locais, das corporações e consumidores que foram incansáveis na promoção da campanha, especialmente nas redes sociais. No final, conseguimos oferecer mais 100 abrigos florestais, em comparação com o ano anterior.”, refere Reinaldo Campos, Director de Marketing, Estratégia & Business Development da CIN.
“O Abrigo Florestal é um artigo obrigatório do equipamento de protecção individual do bombeiro, mas é muito dispendioso para as corporações e não é reutilizável, o que faz com que seja uma das principais necessidades dos bombeiros, especialmente dos voluntários, que dispõem de menos verbas”, refereDuarte Caldeira, Presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros.
Entre 21 de Junho e 21 de Setembro de 2010, na compra de um litro de qualquer produto da gama CIN Woodtec, um euro revertia inteiramente a favor desta campanha.

Corporações premiadas:

Distrito de Aveiro: AHB Mealhada, AHB Aveiro (Velhos), AHB Águeda.
Distrito de Beja: AHB Moura, AHB Cuba.
Distrito de Braga: AHB Barcelinhos, AHB Guimarães, AHB Vizela.
Distrito de Bragança: AHB Moncorvo, AHB Torre de Dona Chama.
Distrito de Castelo Branco: AHB Sertã, AHB Belmonte, AHB Oleiros.
Distrito de Coimbra: AHB Condeixa-a-Nova, AHB Penela.
Distrito de Évora: AHB Évora, AHB Borba.
Distrito de Faro: AHB Portimão, AHB Aljezur, AHB Alcoutim.
Distrito da Guarda: AHB Melo, AHB Meda.
Distrito de Leiria: AHB Bombarral, AHB Óbidos, AHB Benedita.
Distrito de Lisboa: AHB Bucelas, AHB Ajuda, AHB Malveira.
Distrito de Portalegre: AHB Portalegre, AHB Nisa, AHB Avisenses.
Distrito do Porto: AHB Portuenses, AHB Areosa - Rio Tinto, AHB Crestuma.
Distrito de Santarém: AHB Benavente, AHB Alcanede, AHB Caxarias.
Distrito de Setúbal: AHB Setúbal, AHB Pinhal Novo, AHB Amora.
Distrito de Viana do Castelo: AHB Ponte de Lima, AHB Vila Praia de Âncora.
Distrito de Vila Real: AHB Vila Real (Cruz Branca), AHB/SP Flavienses.
Distrito de Viseu: AHB Armamar, AHB Nespereira.
Reg. Aut. Açores: AHB Angra do Heroísmo, AHB Praia da Vitória.
Reg. Aut. Madeira: AHB Calheta, AHB São Vicente e Porto Moniz


Fonte: jornal Bombeiros de Portugal

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aparatoso acidente em torre de Dona Chama.


Hoje, por volta das 15:31 horas, a central dos bombeiros voluntários de Torre de Dona Chama recebeu um telefonema de um popular alertando para um acidente numa das entradas da vila. Desligou o telefone e não forneceu outro tipo de informação. De imediato, a central informou o CODU e referiu, ainda, que não tinha ambulância disponível, pois estava  ocupada numa ocorrência. Mesmo assim, foi enviada uma ABTD que, ao chegar ao local, informou o CODU que existiam duas vitimas encarceradas. Após estas informações, a viatura de desencarceramento dos B.V. Torre de Dona Chama deslocou-se para o local. A segunda ambulância, a chegar ao teatro de operações, foi a ABSC-02  dos B.V. Torre de Dona Chama que, entretanto, ficou disponível. A ambulância SIV e o helicóptero do INEM  também estiveram no local assim como uma ambulância e um veículo de desencarceramento dos B.V. de Mirandela. Do acidente, resultaram duas vitimas do sexo feminino de, aproximadamente, 60 anos. As duas foram evacuadas para o hospital de Bragança, uma pelo Heli 3 do INEM e a outra pelos B.V. de Mirandela. De salientar, pela positiva, a boa coordenação entre todos os meios envolvidos. Pela negativa, destaca-se o facto de, apesar dos B.V. da Torre terem tido no local duas ambulâncias e um veículo de desencarceramento, o INEM não deu número de evento ao bombeiros da Torre.
Ao que conseguimos apurar, uma das vitímas, com traumatismos ao nivel do maxilar, será transferida ainda esta noite para o Porto. A administração agradece a todos os meios envolvidos neste acidente pela boa relação que criaram para socorrer as vitímas da melhor forma.













Fotos: Pedro Santos/ Rock

Incêndio e vandalismo no estádio do Mirandela

Uma possível brincadeira de noite das bruxas poderá ter provocado um incêndio numa antiga casa de habitação, no estádio de S.Sebastião em Mirandela, que foi totalmente consumida pelas chamas na madrugada.
O alerta de incêndio foi dado por volta da meia-noite e dez minutos. A habitação estava desocupada, albergando apenas o material de apoio ao relvado do campo de futebol, que terá ficado danificado pelo incêndio. Virgílio Gomes, presidente do Sport Clube de Mirandela, diz tratar-se de mais um dos muitos actos de vandalismo que ultimamente têm sido praticados contra equipamentos do clube.
“Há dois meses e meio vandalizaram uma das carrinhas do Sport Clube Mirandela. Dois dias antes do jogo da Taça vandalizaram a outra carrinha. São factos já comuns”, disse, dizendo ter sido alertado “que havia um incêndio, mas duas horas antes disseram-nos que havia um grupo de indivíduos no campo, que estragaram casas de banho.”
As causas do incêndio estão ainda por apurar. O comandante dos bombeiros voluntários de Mirandela, Carlos Ricardo, diz que um possível curto-circuito está posto de parte, pois a casa não tinha luz eléctrica.
“Em princípio pensaríamos que seria um curto-circuito mas depois disseram-nos que não tinha electricidade e a porta estava arrombada.”
O presidente do clube de futebol, adianta que para já não há suspeitos destes contínuos actos de vandalismo no estádio de S.Sebastião.
Este incêndio foi combatido por 6 homens e 2 viaturas dos bombeiros voluntários de Mirandela.

Escrito por CIR

terça-feira, 2 de novembro de 2010

É Oficial. Comandante demite-se.

Está consumado.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar demitiu-se. António Sarmento apresentou o pedido de demissão,alegando motivos de Saúde.
Reconheço que esta saída me entristece, pois todos estes anos da minha vida foi pautada pela dedicação e entrega a este corpo de bombeiros”, disse António Sarmento.
Na sequência da tomada de posição de António Sarmento, cerca de 20 elementos da corporação ponderam entregar os capacetes em sinal de solidariedade com o comando e indisponibilizaram-se para o serviço, o que significa que se estes elementos levaram “a peito” a ameaça, a corporação fica reduzida a cerca de metade dos seus activos, o que é considerado uma tragédia para a segurança de pessoas e bens de todo o concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Fonte: Blog Qabombeirosvpa

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bombeiros da Areosa põem quartel à venda






Com a mudança para novas instalações prevista para o final do ano, os Bombeiros da Areosa (Gondomar) colocaram o actual quartel à venda.
O imóvel está avaliado em 670 mil euros, mas a verba pode ser negociada. A receita ajudará a pagar a casa nova.
A decisão de vender o actual quartel, junto ao mercado da Areosa, foi decidida numa assembleia-geral da corporação, em Abril. Todavia, só há cerca de um mês é que uma imobiliária colocou um grande anúncio na fachada.
Por agora, ainda não apareceu "nenhum interessado", mas António Maranho, presidente da Associação Humanitária, garantiu, ao JN, que "o valor da venda poderá ser sempre negociado".
Após a conclusão do novo quartel, na Rua das Searas, o actual não terá mais utilidade para os Voluntários da Areosa. Contudo, o valor da sua venda "dará uma grande ajuda no pagamento do novo", explicou o presidente.
O edifício, mais moderno e funcional, terá um custo próximo dos 900 mil euros, dos quais 609 mil (cerca de 70%) são comparticipados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O restante, cerca de 240 mil euros, terão de ser pagos pela própria corporação.
"O quartel está avaliado em 670 mil euros. Mas o valor poderá ser conversado. O edifício poderá também ser arrendado", adiantou António Maranho, que "gostava de ver" no local "a Polícia ou uma repartição de serviços da Câmara de Gondomar".
O dirigente não tem dúvidas de que "o novo espaço dará uma maior comodidade à corporação". E lembra que, no actual, "as bombeiras são obrigadas a dormir num pequeno cubículo no andar de cima e, depois, têm de se vestir no piso de baixo".
"Já para não falar que o novo quartel ficará mais centralizado para socorrer as populações de Rio Tinto e de Baguim do Monte, assim como terá melhores acessos", acrescentou.
A obra deverá ficar pronta no final do ano, mas para isso será necessário "que o empreiteiro acelere a intervenção e que a Autarquia agilize a construção de um novo arruamento na zona", concluiu António Maranho.


Fonte: JN