quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Autocarro incendiou-se na A1.


Coluna de bombeiros que passava no local parou para ajudar.



Um autocarro que circulava com 26 passageiros incendiou-se na A1, na zona de Grijó (Gaia). Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Valeu a rápida intervenção de uma coluna de bombeiros que ia para Viana do Castelo ajudar a combater fogos florestais.



A viagem da camioneta da Auto-Viação Inácio tinha começado em Santa Maria da Feira e teria como destino a Praça da Batalha, no Porto.



No entanto, por volta das 19.40 horas, uma forte nuvem de fumo com origem na parte traseira do veículo alertou Luís Nunes, motorista há mais de 25 anos. Estava a poucos quilómetros das portagens de Grijó, ao quilómetro 286, e transportava 26 pessoas que regressavam a casa, no Porto, depois de mais um dia de trabalho.



“Quando vi o fumo a surgir na parte de trás, parei logo a camioneta e abri as portas para as pessoas saírem. Ainda peguei no extintor, mas o fumo era muito e rapidamente propagou-se a todo o veículo”, contou, ao JN, o motorista, ainda não refeito do susto. “Foi uma grande aflição”, acrescentou.



A forte intensidade das labaredas fez rebentar alguns dos vidros da camioneta e estendeu-se ao mato, à margem da auto-estrada. De acordo com fonte da Divisão de Trânsito de Santa Maria da Feira, valeu a rápida intervenção dos Voluntários da Feira e de uma coluna de bombeiros (na qual seguiam, por exemplo, as corporações de Cascais e de Oeiras), que parou para ajudar.



Nessa altura, já os 26 passageiros, entre homens e mulheres que diariamente utilizam esta carreira, estavam na berma da estrada. Mas, apesar do grande aparato e da intensa nuvem de fumo, nenhuma das pessoas sofreu qualquer ferimento.



Luís Nunes confirmou ainda, ao JN, que o grupo de passageiros seguiu viagem para o Porto “numa outra camioneta da Auto-Viação Inácio, meia hora depois do incêndio ter deflagrado”.



As causas do incêndio são desconhecidas.

Fonte: JN
Mirandela: PJ deteve rapaz de 16 anos suspeito de atear incêndio florestal


A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, anunciou hoje que deteve, terça feira, um jovem suspeito de atear um incêndio florestal na zona de Mirandela.

O detido, de 16 anos, é o presumível autor de um crime de incêndio florestal ocorrido ao fim da tarde de dia 28, refere a PJ, em comunicado enviado à Lusa.

Na sequência do fogo, as chamas consumiram "aproximadamente vinte e cinco hectares de floresta composta de pinheiros bravos, oliveiras e castanheiros".

Para além disso, o incêndio queimou "matos, linhas telefónicas e a vedação do IP4", tendo ainda "colocado em perigo uma vasta área da Serra dos Passos, nas proximidades de Mirandela, bem como algumas habitações", acrescenta o comunicado da PJ.

O rapaz vai ser presente a um primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
Incêndios: 26 fogos em curso, 10 com mais intensidade.






Estão em curso 26 incêndios em Portugal Continental, dez deles com maior intensidade. Os distritos de Braga e de Viana do Castelo são os mais afetados, de acordo com informações disponibilizadas na página online da Proteção Civil, pelas 20:00.



Em Braga, estão a decorrer três incêndios, sendo o da localidade de Formigueiros, concelho de Terras de Bouro, o que mobiliza mais meios, com 55 bombeiros e 18 veículos no local. O fogo, que deflagrou às 08:00, está com duas frentes ativas.



Em Fundões, concelho de Fafe, lavra um incêndio com uma frente ativa desde as 17:17. No local, estão 37 bombeiros e 12 veículos.



Ainda no distrito de Braga, prossegue um incêndio no concelho da Póvoa do Lanhoso, com duas frentes ativas.

No distrito de Viana do Castelo continuam a lavrar três incêndios, sendo que o da localidade de Rio de Moinhos (Arcos de Valdevez) está a ser combatido por 152 homens, apoiados por 25 veículos.



Ainda em Viana do Castelo estão a decorrer outros dois incêndios: um na Fonte Coberta (Ponte da Barca), que tem duas frentes ativas, e outro em Vila Franca (concelho de Viana do Castelo), também com duas frentes ativas.

Benvindo ao blog dos B. V. Torre D. Chama

Este blog encontra-se em remodelação. Voltamos em breve...
Obrigado.
A administração,